Buscar

Efeitos da Radiação em Humanos

Prévia do material em texto

BIOFÍSICA
PROFESSOR: ROGERIO TERRA FÍSICO ESP.
RESPOSTA HUMANA À RADIAÇÃO
O efeito dos raios X em humanos resulta de interações em nível atômico. Essas interações atômicas assumem a forma de ionização ou excitação de elétrons orbitais e
resultam na deposição de energia no tecido.
A energia depositada pode produzir uma mudança molecular, cujas consequências podem ser mensuráveis se a molécula envolvida é crítica. A Figura abaixo resume a sequência de eventos entre a exposição à radiação e os danos resultantes nos humanos.
Quando um átomo é ionizado, as propriedades das suas ligações químicas se modificam. Se o átomo é um constituinte de uma grande molécula, a ionização pode resultar na quebrada molécula ou na realocação do átomo dentro da molécula. A molécula anormal pode passar a funcionar inapropriadamente ou deixar de funcionar, o que pode resultar em sérios desajustes funcionais ou na morte da célula.
Quando um átomo é ionizado, as propriedades das suas ligações químicas se modificam. Se o átomo é um constituinte de uma grande molécula, a ionização pode resultar na quebra da molécula ou na realocação do átomo dentro da molécula. A molécula anormal pode passar a funcionar inapropriadamente ou deixar de funcionar, o que pode resultar em sérios desajustes funcionais ou na morte da célula.
Este processo é reversível. Átomos ionizados podem se tornar neutros novamente atraindo um elétron livre. Moléculas danificadas podem ser reparadas por uma enzima de reparo. Células e tecidos podem ser recuperados de danos provocados pela radiação e regenerar.
Se a resposta à radiação ocorre após alguns minutos ou dias depois da exposição à radiação, ela é classificada como efeito imediato da radiação. Por sua vez, se o dano humano não é observado durante meses ou anos, ele é denominado efeito tardio da radiação.
A Tabela abaixo lista alguns grupos de populações humanas nos quais muitas destas respostas à radiação têm sido observadas.
A sensibilidade da célula à radiação é determinada, de alguma forma, pelo seu estado de maturidade e pela sua função. Na Tabela abaixo são listados diferentes tipos de células segundo o grau de radiossensibilidade.
Coluna vertebral / Transsecção
Os efeitos imediatos de radiação de dose alta podem incluir danos observáveis em órgãos. Os vários órgãos do corpo exibem uma ampla faixa de sensibilidade à radiação. Esta radiossensibilidade é determinada pela função associada ao órgão, pela velocidade segundo a qual as células amadurecem no interior do órgão e pela radiossensibilidade inerente ao tipo de célula em consideração.
O conhecimento preciso da radiossensibilidade dos vários órgãos é desnecessário;
entretanto o conhecimento dos níveis gerais de radiossensibilidade é útil para a
compreensão dos efeitos da exposição do corpo como um todo à radiação, particularmente no caso da síndrome aguda da radiação.
Uma solução é um líquido que contém substâncias nele dissolvidas. Uma mistura de fluidos, como água e álcool, também é uma solução. Quando macromoléculas são irradiadas em solução in vitro, três efeitos principais ocorrem: cisão da cadeia principal, ligação cruzada e lesões pontuais

Continue navegando