Buscar

O Espiritismo no Brasil

Prévia do material em texto

Resumo O Espiritismo no Brasil 
 Exatamente no século XIX, encontramos diferente relatos sobre pessoas que, sem conter nenhum conhecimento médio especifico, indicavam receitas médicas para pessoas adoentadas. Naquele tempo e muito conhecidos como médins receitista ou médiuns curadores esses indivíduos tinham uma função diferente dos conhecimentos curadores. Também declarando contar com o auxilio de poderes entidades espirituais.
Teve a manifestação religiosa tinha grande proximidade com a obra do francês Allan Kardec. Em 1857, sistematizou claramente o conhecimento da doutrina espírita em uma das suas obras, a obra era conhecida como "O livro dos espíritos". Pouco tempo depois, já na década seguinte, os primeiros exemplares desta obra apareceram no solo brasileiro. Surgiu o primeiro grupo espiritas brasileiro tomavam formas.
Um dos primeiros e mais famosos naquela época na nova pratica religiosa foi Bezerra de Menezes, que ao converter-se a nova crença acreditava estar vivenciando o ápice da fé cristã. 
Já nos códigos de lei da época e no receituário de alguns psiquiatras, o espiritismo era considerado uma manifestação de insanidade mental. 
Primeiro centro Espirita do Brasil – Grupo Familiar de Espiritismo, instalados em 17 de setembro 1865, por Luís Olímpio Teles Menezes, na cidade de Salvador, na Bahia, a uma sessão mediúnica, onde se recebe e a primeira página psicografada e assinada por " Anjo Brasil ".
Em julho de 1869, para defender e propagar o Espiritismo, duramente atacado pelo clero e imprensa de Salvador, Luís Olímpio Teles Menezes publica " O Echo D` Além - Tumulo ", o primeiro jornal espirita do Brasil. 
Já no estado do Rio de Janeiro, foi fundada a primeira emissora de rádio espiritado do país. Foi ao ar, pela Tv Tupi, a primeira telenovela brasileira com temática central espírita isso tudo no ano de 1975.
A Federação Espirita brasileira foi criada no ano de 1884. 
Ao final do ano de 1987, teve lugar o primeiro Congresso Internacional do Espiritismo, em Brasília , de 1 a 5 de outubro de 1989.
O crescimento do espiritismo no Brasil ganhou novo fôlego, principalmente com o surgimento de uma figura emblemática na religião espiritismo: o médium Francisco Cândido Xavier. Por meio de suas obras, passou a popularizar ainda mais o espiritismo, podemos destacar o "Brasil, coração do mundo pátria do evangelho".
 Ao logo do tempo, a religião espiritismo foi ganhando maior prestigio junto a diferentes classes e instituições. Um dos itens para explicar a maior aceitação do espiritismo se da pelo sua politica assistencialista.
 Ultimamente nas ultimas décadas, o papel do Brasil frente ao rumos tomados pela doutrina espirita foi notório. Podem ser visto no fato de que pessoas de outras denominação simpatizam com o espiritismo. Talvez com isso possamos compreender o porque de o Brasil ter maior contingente de praticantes do espiritismo e de denominações apáticas a essa mesma crenças.

Continue navegando