Buscar

3 - Demanda e oferta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Demanda e oferta
	Os mecanismos fundamentais de um mercado são a oferta e a demanda, que são estudados na microeconomia.
3.1 A demanda
	A demanda é definida como as várias quantidades de determinado bem que o consumidor está disposto e apto a adquirir, em função dos vários níveis de preços possíveis, em determinado período de tempo.
3.1.1 Fatores que afetam a demanda
	 Vamos analisar agora os fatores que afetam a demanda por um determinado bem. Esses fatores variam para cada produto analisado, mas, na ótica econômica, podemos agrupar e simplificá-los em:
• preço do próprio bem; 
• renda do consumidor; 
• preço de bens de consumo complementar; 
• preço de bens de consumo substituto; 
• gostos, hábitos e moda.
3.1.2 Demanda individual e preço do bem 
 (
Preço Do Bem
)	Qual o preço que o consumidor está disposto a pagar por determinada quantidade de um bem? Quantas unidades de um bem o consumidor está disposto a consumir em determinado nível de preço?
3.1.3 Demanda e renda 
	Quando há um aumento de renda, a demanda por bens considerados normais ou superiores aumenta. Se a renda diminui, a demanda por esses bens também diminui. Por exemplo, se a renda aumenta, aumentará a demanda por carros, roupas e doces.
RENDA DO CONSUMIDOR
 Bens normais ou superiores: roupas, carros.
 Bens inferiores: carne de segunda.
 Bens de consumo saciado: medicamentos.
3.1.4 Demanda e preço de bens de consumo complementar 
	Bens complementares são aqueles consumidos conjuntamente, por exemplo: caderno e caneta, lápis e borracha, computador e internet, dispositivos eletrônicos e energia elétrica, terno e gravata, entre outros.
3.1.5 Demanda e preço de bens de consumo substituto 
	Os bens de consumo substituto são aqueles que satisfazem a mesma necessidade, ou seja, o consumo é concorrente. Podemos mencionar como bens substitutos manteiga e margarina, álcool e gasolina, suco e refrigerante, notebook e desktop, entre outros.
3.1.6 Demanda e hábitos, gosto e moda 
	Esse é um fator não econômico cujo efeito é imprevisível. Há eventos que alteram os gostos e hábitos do consumidor, aumentando ou diminuindo a demanda pelo bem. Por exemplo, se a preocupação com a saúde e obesidade aumenta em uma sociedade, as pessoas passarão a se alimentar de maneira mais saudável. Isso significa que a demanda por comidas fast food diminui.
3.2 A oferta 
	A oferta pode ser vista como um plano de vendas dos produtos com base em uma lista de preços. Ou seja, é a intenção de venda em um determinado período de tempo: hora, dia, semana, mês, ano, entre outros. 
3.2.1 Fatores que afetam a oferta 
De modo geral, os principais fatores que influenciam a oferta de determinado bem são: 
• preço do próprio bem; 
• custos de produção; 
• preço de bens de produção substituta; 
• número de participantes no mercado; 
• tecnologia de produção; 
• condições climáticas.
3.2.2 Oferta individual e preço do bem 
	Para o produtor, quanto maior o preço do bem, maior sua disposição de oferecê-lo no mercado.
3.2.3 Oferta e custos de produção 
	O que acontece se o custo de produção aumenta? Nesse caso, para cada quantidade que o produtor pretende ofertar, o preço deve ser maior, pois o produtor repassa os custos aos produtos. Podemos usar como exemplos aumento dos salários, da matéria-prima, entre outros.
 Aumento de salários, matéria-prima.
 O preço aumenta para cada quantidade.
 A disposição do produtor em colocar mais produto no mercado diminui.
3.2.4 Oferta e preço de bens de produção substituta 
	Bens de produção substituta são aqueles que utilizam os mesmos recursos produtivos e podem ser alternados na linha de produção de uma empresa.
 Utilizam os mesmos fatores de produção
 Exemplo: agricultura.
3.2.5 Oferta e tecnologia de produção 
	Novas tecnologias de produção possibilitam a expansão da oferta, pois o produtor consegue produzir mais com os mesmos recursos e por um preço menor. Essa tecnologia, porém, está relacionada à forma de produção que resulta em aumento da oferta, ou seja, não significa o lançamento de novos produtos no mercado.
 Métodos de produção.
 Aumentam produtividade.
 Mais produtos no mercado com menor custo.
 Maior capacidade de produção.
3.2.6 Oferta e condições climáticas 
	As condições climáticas afetam geralmente produções que dependem de clima ou estão sujeitas às intempéries. Uma mudança climática pode afetar positiva ou negativamente a oferta, mas geralmente afeta de modo negativo.
 Geadas, estiagem, chuvas excessivas, enchentes.
 Perda da produção agrícola.
3.2.7 Oferta e número de produtores no mercado 
	Quando em determinado mercado o número de produtores aumenta, então temos uma ampliação da oferta de mercado. Por outro lado, se o número de produtores no mercado diminui, então temos uma redução da oferta de mercado.
 Mais produtores = mais produtos = maior oferta.
 Saída de produtores no mercado = redução de oferta.
3.3 Equilíbrio de mercado 
	Se a demanda é um desejo de compra e a oferta é um plano de vendas, como é definida a quantidade efetivamente negociada no mercado? Pelo equilíbrio de mercado. Graficamente, o equilíbrio de mercado é alcançado no ponto de intersecção entre as curvas de oferta e demanda. Podemos definir o equilíbrio de mercado como o preço que os consumidores e produtores desejam consumir e oferecer na mesma quantidade, respectivamente.
 
	A tendência do mercado é sempre alcançar o equilíbrio e os preços são sinalizadores de tendência. Se o preço estiver acima do equilíbrio, então os produtores reduzirão suas quantidades ofertadas e o preço praticado para incentivar o aumento da quantidade demandada e estabelecer o preço de equilíbrio. Se o preço estiver abaixo do equilíbrio, o excesso de demanda verificado estimulará o aumento das quantidades ofertadas pelo produtor e o aumento dos preços, até se alcançar o equilíbrio.
3.4 Deslocamentos da demanda e mudanças no equilíbrio de mercado 
	Uma curva de demanda representa uma situação em um determinado período, com todos os demais fatores constantes. Porém, sempre há mudanças dos elementos que afetam a demanda e, portanto, há deslocamentos da demanda. Vamos observar, então, os efeitos desses eventos sobre o equilíbrio de mercado.
3.4.1 Expansões da demanda 
	Qualquer um dos fatores relacionados que resultem em expansão da demanda alteram o equilíbrio de mercado. Vamos supor que a renda aumentou e deslocou positivamente a demanda por chocolate.
	Observe que houve deslocamento de expansão apenas da demanda, uma vez que o evento analisado não está relacionado com a oferta. Observe que para todos os níveis de preço os consumidores pretendem comprar mais chocolate.
3.4.2 Reduções da demanda 
	Vamos considerar os efeitos da redução da renda sobre a demanda de achocolatado.
3.5 Deslocamentos da oferta e mudanças no equilíbrio de mercado 
	Assim como na demanda, mudanças em qualquer um dos fatores que afetam a oferta têm como resultado um deslocamento da curva de oferta. Esse deslocamento pode ser de redução ou de expansão.
	
Observe que o deslocamento de expansão da curva de oferta provocou uma redução do preço e aumento da quantidade de equilíbrio.
3.5.1 Reduções da oferta
Vamos analisar graficamente o efeito de uma redução da oferta de bolsas devido ao aumento do custo de produção, como os salários das costureiras.

Continue navegando