Buscar

Atividade Extra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUÍMICA AMBIENTAL – Atividade Extra
1) O que acontece com a razão nitrogênio/carbono quando a matéria orgânica do solo é degradada?
Esta razão aumenta, há a formação de CO2 durante a degradação e o nitrogênio orgânico é produto da biodegradação de plantas e animais mortos. Ele é eventualmente hidrolisado à NH4+(nitrogênio inorgânico), o qual pode ser oxidado à NO3- (nitrogênio inorgânico) pela ação das bactérias presentes no solo.
2) O que significa solução do solo?
A solução solo é a porção aquosa do solo que contém materiais dissolvidos provenientes dos processos químicos e bioquímicos do solo e provenientes da troca com a hidrosfera e biosfera. Este meio transporta espécies químicas para as partículas do solo, mantendo um contato íntimo entre os solutos e as partículas do solo. Além de fornecer água para crescimento de planta, é um meio essencial para a troca de nutrientes da planta entre as raízes e terra sólida.
3) De quantos horizontes é composto o solo?
O solo possui 5 horizontes bem definidos:
· Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura;
· Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros;
· Horizonte E (ou B): Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas;
· Horizonte C: Camada mineral pouco ou parcialmente alterada;
· Horizonte R: Rocha não alterada que deu origem ao solo.
4) Sob quais condições ocorrem estas reações no solo:
MnO2 + 4H+ + 2e- ====> Mn2+ + 2H2O
Fe2O3 + 6H+ + 2e- ====> 2Fe2+ + 3H2O
Isto ocorre pela presença de água no solo. Um dos efeitos químicos mais marcantes do encharcamento é a redução do potencial de oxidação (pE) pela ação de agentes redutores orgânicos que agem através de bactérias catalisadoras. Assim, a condição de oxiredução do solo torna-se muito mais redutora, e o pE do solo pode diminuir o pH da água em equilíbrio com o ar (pE= +13.6 a pH 7) para 1 ou menos.
Um dos resultados mais significativos desta mudança é a transformação de ferro e manganês em ferro solúvel (II) e manganês (II) por redução dos seus óxidos insolúveis com maiores graus de oxidação.
5) Quais os quatro efeitos importantes da matéria orgânica no solo?
· Fonte de alimento para microrganismos através de reações químicas, influenciando nas propriedades físicas do solo;
· Desgaste de matéria mineral, o processo pelo qual o solo é formado;
· Fonte de fosfato para a planta.
· Fornece nitrogênio para fertilidade do solo.
6) O que significa agricultura sustentável?
A agricultura sustentável é um conceito usado para definir a relação entre as práticas da agricultura e as de sustentabilidade. Dessa forma, a atividade econômica da agricultura permite respeitar o meio ambiente, ao mesmo tempo, em que garante sua viabilidade financeira, obtendo maior equilíbrio entre ambas as partes.
Para que a agricultura sustentável seja uma realidade, é preciso adotar algumas práticas na terra para diminuir o impacto causado ao meio ambiente e desenvolver soluções que possam ajudar nesse processo.
Dentre elas, está diminuir o uso de adubos químicos, fertilizantes e pesticidas nos alimentos, criar formas de reuso da água da chuva para alimentar o sistema de irrigação da fazenda, usar fontes de energia limpa, dentre outras.
7) Quais os principais defensivos agrícolas e para que são usados?
· Herbicidas - usados para matar ervas daninhas;
· Fungicidas - utilizados no combate de fungos parasitas;
· Inseticidas - usados contra insetos, e
· Nematócidos - que controlam nematódios parasitas.
8) Como são definidas as substâncias tóxicas persistentes?
são substâncias altamente tóxicas, formadas por compostos químicos orgânicos semelhantes aos dos seres vivos. Suas principais características são alta hidrofobicidade, baixa reatividade no meio ambiente e grande tendência para se acumular nos tecidos dos organismos vivos, principalmente tecidos gordurosos. As STP se destinam para o ar, água, solo, sedimento e biota, através de dissolução, volatilização, adsorção, partição de solvente e bioconcentração (onde se concentram nos organismos vivos e assim se magnificam na cadeia alimentar, a biomagnificação).
9) Qual a diferença de resíduos inertes, perigosos e não-inertes?
Resíduos perigosos - são aqueles que tem características que podem colocar em risco as pessoas que os manipulam ou que tem contato com o resíduo perigoso.
Resíduos não-inertes - são resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química. Contudo, não se pode dizer que esses resíduos não trazem perigos aos seres humanos ou ao meio ambiente. Os materiais desta classe podem oferecer outras propriedades, sendo biodegradáveis, comburentes ou solúveis em água.
Resíduos inertes – São resíduos que não tem nenhuma das características dos resíduos de perigosos. Porém, se mostram indiferentes ao contato com a água destilada ou desionizada, quando expostos à temperatura média dos espaços exteriores dos locais onde foram produzidos.
10) Qual a diferença em termos de danos para o meio ambiente de um aterro sanitário e um lixão?
Os lixões são vazadouros a céu aberto, que não fornecem nenhum tratamento adequado para o lixo. Isso significa que nos lixões os resíduos vindos de diversos lugares, como de residências, indústrias, hospitais e feiras, são simplesmente jogados, amontoados em grandes depósitos a céu aberto que geralmente ficam longe dos centros urbanos, apresentando-se como uma falsa solução à população. Inclusive muitos lixões são clandestinos.
Nos aterros sanitários, por outro lado, o lixo residencial e industrial é depositado em solos que receberam tratamento para tal, ou seja, que foram impermeabilizados, o que inclui uma preparação com o nivelamento de terra e com a selagem da base com argila e mantas de PVC. Os aterros sanitários também possuem sistema de drenagem para o chorume (líquido preto e tóxico que resulta da decomposição do lixo), que é levado para tratamento, sendo depois devolvido ao meio ambiente sem risco de contaminação, além de captação dos gases liberados, como metano, seguida da sua queima.
11) No Brasil, onde pode ser encontrado o processo de desertificação?
No Brasil, esse processo ocorre, majoritariamente, nas regiões Nordeste e Sul (porém, nessa última, o fenômeno é chamado de arenização, como veremos mais adiante). Ele atinge uma área total de 1,3 milhão de km², cerca de 15% do território, e envolve localidades já desertificadas e áreas com elevado risco e suscetibilidade.
Além de fenômenos naturais, a ação humana é decisiva para provocar ou acelerar a desertificação. Entre as ações danosas, destacam-se as queimadas e os desmatamentos, bem como a prática da monocultura (sem a rotação de culturas nos solos), entre outros fatores.
Na região Nordeste do Brasil, estima-se que cerca de 230 mil km² já estejam desertificados, uma área superior à do estado do Ceará, para se ter uma ideia. Essas áreas encontram-se, portanto, fortemente degradadas e inférteis, tornando o plantio impossível. Dentre os estados nordestinos que mais sofrem com a desertificação, destaca-se o Piauí, que já possui 71% do seu espaço agrário tomado pela infertilidade de seus solos.
Na região Sul, esse processo também é grave, porém, como ocorre em uma região de clima úmido, com precipitações anuais em torno de 1400mm, dá-se o nome de Arenização. Isso porque, sobretudo na região da campanha gaúcha, localizada no Rio Grande do Sul, os solos são extremamente arenosos, naturalmente pobres em nutrientes e com partículas com baixa coesão. Apesar dessas características desfavoráveis, esses solos foram muito utilizados por uma agricultura intensiva durante praticamente todo o século XX, o que contribuiu para ampliar as áreas improdutivas.

Outros materiais