Buscar

Laboratório de Gestão Empreendedorismo Social A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Laboratório de Gestão – Empreendedorismo Social – A3
Alexander Osterwalder e Yves Pigneur desenvolveram um modelo de negócios que incentivou a inovação, a prototipação e a co-criação (criação coloborativa), chamado Canvas. Utilizando-se de conceitos de design thinking, esse modelo partiu de um simples gráfico para um quadro com nove blocos, com o objetivo de representar como a organização pretende operar e gerar valor agregado aos clientes. Este quadro foi responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas pensavam em novos negócios ou produtos.
Uma característica deste quadro é a utilização de papéis autocolantes em cada bloco permitindo a visualização e discussão até se chegar à ideia final. Os nove blocos são: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento, receitas, recursos, atividades, parcerias e estrutura de custos.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre cada um dos nove blocos e como sua utilização pode ser útil na concepção de novos negócios ou produtos.
Resposta: O modelo de negócio Canvas tem como objetivo apresentar como a organização pretende operar e gerar valor agregado ao cliente. 
1º Bloco: Proposta de Valor; definição de oferta de valor que a organização entregará para os clientes. Nesse bloco a organização deverá resumir sua proposta em uma única frase, onde irá informar a qual público deseja e parcela que ficará de fora.
2º Bloco: Seguimento de clientes; define quais clientes ou fatia de mercado deseja alcançar. Após determinar valor, é possível definir com mais clareza os seguimentos de clientes, de forma a garantir o público alvo desejado.
3º Bloco: Canais; caminhos de comunicação que a organização pretende utilizar para chegar ao seu público alvo. É possível identificar o canal apropriado para que a publicidade alcance o público alvo, investindo em canais onde 100% de seu público tem acesso.
4º Bloco: Relacionamento; definição da estratégia de relacionamento e fidelização de clientes. Após o sucesso do bloco 3, fica mais fácil adequar as estratégias de fidelização de clientes.
5º Bloco: Fontes de renda (ou receita); aqui é estabelecido a forma como os clientes irão pagar. Deverá estar alinhado com o 1º bloco, porém também deverá ser alcançado após o atendimento completo do 4º bloco, pois dependerá do valor total que o cliente estará disposto a pagar e a representatividade da fidelidade de seus clientes. 
6º Bloco: Recursos; o que a empresa ou negócio precisa para funcionar? Quais os recursos primordiais? Neste bloco, deverá listar tudo de essencial para o funcionamento do negócio; desde maquinários, ferramentas até profissionais. Alinhado com o bloco 1.
7º Bloco: Atividade; este bloco é complementar ao Recurso, pois aqui, aparecerão as atividades vitais para o funcionamento da empresa, o que fazer para que o negócio não pare, são atividades que envolvam a manutenção de maquinários e softwares, produção de bens, gestão, desenvolvimentos de produtos, resolução de problemas, de forma a garantir a operação otimizada da organização, resultado final dos blocos 1 e 6.  
8º Bloco: Parcerias; ainda focado na parte operacional da empresa, entende-se por “parcerias” os fornecedores do negócio. E, vale ressaltar que fornecedores ofertam não somente matéria-prima e/ou produtos, mas também serviços., todas as possíveis ações que podem dar suporte ao funcionamento da organização. 
9º Bloco: Estrutura de custos; aqui serão listados os principais custos, advindos da operação, que afetam diretamente o financeiro. Deverá ser listado todos os gastos fixos e aqueles que são importantes para manter a empresa funcionando. Despesas e perdas podem ser minimizadas com gestão estratégicas de redução de despesa, seja por aprimoramento do controle interno ou investimento em tecnologia para aumento de produção com gasto reduzido.

Outros materiais