Buscar

Tópicos Especiais Prova 3

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Amanda Nunes Gonzaga (1377056)
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:648687) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22498450
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As ONGs são organizações não governamentais que não apresentam fins lucrativos e recebem doações de empresas e pessoas físicas. Fazem parte do terceiro setor como uma alternativa em meio ao setor estatal (primeiro setor) e o setor privado segundo setor, no sentido de intermediar, gerenciar e prestar serviços de interesse público. Sobre as ONGs no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Exercendo o papel de pressionar governantes, as ONGs tratam de temas relativos a grupos e questões não trabalhadas sistematicamente.
(    ) Temas relativos a grupos minoritários no país, como indígenas e moradores de rua, não podem ser sistematicamente trabalhados pelas ONGs. 
(    ) As ONGs possuem na realidade brasileira contemporânea uma atuação política real.
(    ) Quando as populações apoiadas pelas ONGs passam a depender de sua atuação, pode haver desestímulo à prática da cidadania e à busca dos direitos por si mesmo, gerando dependência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	Em tempos de internacionalização das indústrias, as estratégias competitivas e as competências essenciais de cada companhia são testadas ao limite extremo. Cada vez mais, o coletivo se torna mais importante que o individual, e a competitividade é, e será cada vez mais, relacionada ao desempenho de redes interorganizacionais e não de empresas isoladas. Com relação às tendências organizacionais do nosso tempo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/12/19/efici%C3%AAncia-coletiva/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	As comunidades virtuais são constituídas por especialistas na área de informática e comunicação, o que garante o sucesso de uma empresa do ramo da educação.
	 b)
	O investimento em tecnologias de comunicação de ponta é o caminho mais indicado para melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas e empresas privadas, pois o custo é acessível para todo o país.
	 c)
	Uma empresa moderna aproveita o conhecimento diversificado de seus colaboradores e promove o trabalho em rede, configurando assim um exemplo de cibercultura.
	 d)
	A cibercultura visa à interconexão para a interatividade, com o objetivo comum de buscar a inteligência coletiva, exclusivamente para o governo.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	3.
	A insegurança no emprego é vivida, nos dias atuais, por muitas pessoas. Esta insegurança também está atrelada ao desenvolvimento de novas tecnologias, o que, por sua vez, tornou-se mais evidente nos últimos anos. Sobre os efeitos nocivos da insegurança no emprego, analise as sentenças a seguir:
I- Produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.
II- O maior aumento da insegurança no trabalho ocorreu em meados dos anos de 1990, entre os trabalhadores que exercem atividades manuais.
III- Trata-se de um fenômeno recente causado por profundas alterações no contexto do mercado de trabalho.
IV- Os estudos apontam que a insegurança no emprego é restrita ao ambiente de trabalho, não afetando a saúde e a vida pessoal dos empregados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	4.
	A vida em sociedade está ligada à política e não há ação social sem ação política. O termo política possui várias definições, as quais denotam a organização e o estudo das ações a serem realizadas para o bem-estar da população. A política é complexa, mas se bem administrada ou exercida, pode ter efeitos positivos junto à população. Com relação aos organismos políticos e às entidades civis, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a entidade responsável pelas políticas públicas:
	 a)
	Terceiro Setor.
	 b)
	Estado.
	 c)
	Setor Privado.
	 d)
	Sociedade.
	5.
	A saúde pública no Brasil é operacionalizada pelo Sistema Único de Saúde - SUS - e atender a essa demanda é um enorme desafio, devido às dimensões e à complexidade do país. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Sistema Único de Saúde - SUS - precisa estar em constante evolução, sendo um processo contínuo de construção.
(    ) O SUS é um dos maiores programas de saúde do mundo.
(    ) A Constituição Federal estabelece que o SUS não deve ser estatal, ou seja, deve ser assegurado pela iniciativa privada.
(    ) A Estratégia de Saúde da Família - ESF - é considerada a porta de entrada no sistema SUS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Com o surgimento da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) nas mais diversas áreas da humanidade, é possível perceber o quanto o ser humano evoluiu com essa nova ferramenta. Com a TIC foi possível otimizar pesquisas, além de facilitar a comunicação com pessoas nos pontos mais distantes. Sem essa tecnologia seria quase impossível realizar a educação a distância como temos hoje. Com relação às consequências do surgimento da TIC, analise as sentenças a seguir:
I- A chegada da TIC possibilitou a revolução da informação e da comunicação.
II- Com a TIC, iniciaram as grandes mudanças econômicas.
III- A TIC teve pouca interferência no que diz respeito ao desenvolvimento da sociedade.
IV- Com a revolução na área de comunicação e tecnologia, diminuíram os movimentos sociais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	7.
	Ao estudarmos ecologia, nos deparamos com vários conceitos e definições acerca dos estudos que envolvem as relações dos seres vivos entre si ou com o meio orgânico e inorgânico no qual vivem, entre eles temos a biosfera. Sobre a biosfera, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Biosfera é a região de transição entre duas ou mais comunidades/ecossistemas.
	 b)
	Biosfera é qualquer unidade que inclui todos os organismos (comunidade biótica), em uma dada área, interagindo com o meio físico.
	 c)
	Biosfera é o lugar preciso onde uma espécie vive, com hábito alimentar específico.
	 d)
	Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, de todas as formas de vida, que inclui a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera.
	8.
	Quando se fala em ética, sempre nos referimos aos políticos, mas os empresários também deveriam ter, pois, depois das operações da Polícia Federal, a ?Lava Jato" e o "Petrolão?, ocorrido em 2015, mostraram que ambas as partes não possuem o compromisso com a população, a ganância por mais dinheiro atropela toda as expectativas da ética e da moral. As escolhas entre o correto e o errado dependem de nós mesmos, cabe escolher o caminho a seguir. Representando as nossas escolhas entre o correto e o incorreto ou o que se pode dizer entre a ética e a corrupção, observe a charge sobre as ideias que podem representar esse perfil de pessoas, o que ela transmite com relação aos dias atuais, e analise as afirmativas a seguir:
I- Considera-se a ética como um recurso de induzir as pessoas a fazer as coisas erradas.
II- Pode-se considerar que a ética estuda a moral através de nossas escolhas, valores, desejos, atitudes e sentimentos.
III- As crenças sobre a ética se destacam apenas nas escolhas do tipo de religião sobre a sociedade.IV- A ética tem a função de apresentar formas para melhorar o comportamento de cada indivíduo ou grupo social. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://blogueirodobem.zip.net/images/ilustaetica.gif>. Acesso em: 10 ago. 2015.
(Bem = Ética) x (Mau = Corrupção)
	
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	9.
	Em 1990, foi promulgada a Lei Orgânica do SUS, com as Leis nº 8.080 e nº 8.142, que têm como base de sustentação os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde brasileiro. Sobre esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Princípio da Universalidade Parcial: estabelece a todos os indivíduos de baixa renda, de forma prioritária, o direito de atendimento pelo Sistema Único de Saúde.
(    ) Princípio da Integralidade: relaciona dois aspectos do SUS, o primeiro refere-se à compreensão do ser humano biopsicossocial que requer um atendimento em sua integralidade; e o segundo aspecto integra as ações do Sistema Único de Saúde para o atendimento integral entre os diferentes níveis de complexidade de atenção à saúde.
(    ) Princípio da Igualdade: possibilita as mesmas condições de acesso ao Sistema Único de Saúde, onde ninguém pode solicitar um atendimento diferenciado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm>. Acesso em: 28 maio 2018.
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - V.
	10.
	A cultura é entendida como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. A cultura pode ser estudada a partir das seguintes concepções: erudita, popular e de massa. Sobre a cultura erudita, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É proveniente de estudos, pesquisas e que geralmente está associada às instituições acadêmicas.
	 b)
	Tem relação com o consumismo e a obesidade e está relacionada aos costumes mais comuns em uma roda de conversa.
	 c)
	Surge com as novas tecnologias e com os meios de comunicação, como: jornais, televisão, rádio, cinema, música e internet.
	 d)
	Está relacionada ao que pertence à maioria do povo e que não é ensinada necessariamente em espaços formais de educação, como o folclore e a dança.
	11.
	(ENADE, 2016) Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), instrumento que garante mais direitos às pessoas com deficiência e prevê punições para atos de discriminação. A Lei destaca a importância de estratégias de inclusão e de superação de barreiras oriundas de deficiência. Um exemplo de superação e inclusão é a atuação do atleta paralímpico Daniel Dias. O nadador, que nasceu no dia 24 de maio de 1988, sem partes de alguns membros, conquistou, aos 28 anos de idade, sua 24ª medalha, das quais 14 de ouro, sendo nove conquistadas nas Paralímpiadas do Rio de Janeiro. Orgulho para os brasileiros. Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas à inclusão de pessoas com deficiência: 
I- O esporte, para ser inclusivo, requer prática orientada para cada tipo de deficiência.
II- Na prática esportiva orientada, metas e objetivos são estabelecidos como ferramentas motivacionais, a fim de promover ganhos motores e cognitivos à pessoa com deficiência. 
III- A LBI foi fundamental para a inclusão de Daniel Dias, que se tornou o melhor nadador paralímpico da história.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	I e II, apenas.
	 b)
	III, apenas.
	 c)
	I e III, apenas.
	 d)
	II, apenas.
	12.
	(ENADE, 2010) Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo "Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas", divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Segundo o trabalho embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividade econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os rendimentos recebidos por homens e mulheres. Pelo contrário, a diferença acentua-se. No caso do comércio, por exemplo, a diferença de rendimento para profissionais com escolaridade de onze anos ou mais de estudo é de R$ 616,80 a mais para os homens. Quando a comparação é feita para o nível superior, a diferença é de R$ 1.653,70 para eles. Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações seguintes:
I- Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gêneros, maior será a possibilidade de identificação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho e da busca por uma política igualitária capaz de superar os desafios das representações de gênero.
II- Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho e na vida cotidiana, é suficiente para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III- No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não está apenas circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-cultural.
IV- Desde a aprovação da Constituição de 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2010/03/08>. Acesso em: 19 out. 2010 (com adaptações).
	 a)
	II e IV.
	 b)
	I, III e IV.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	I e II.
Parte inferior do formulário

Continue navegando