Buscar

11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

11- Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa
1. Organização do conteúdo 
	É comum no final de um curso de graduação que os alunos tenham de apresentar oralmente a pesquisa monográfica, que pode ser uma defesa ou um seminário. Nos cursos de mestrado strictu sensu e no doutorado, a defesa oral é obrigatória. É um processo formal, público e é realizado perante uma banca de professores examinadores.
	A seleção do conteúdo deve ser criteriosa e a apresentação, executada rigorosamente no tempo preestabelecido pela instituição. 
	Sugere-se iniciar, após a apresentação do(s) autor(es), com a delimitação do tema pesquisado, seguido da problematização e justificativa da pesquisa. 
	Os objetivos da pesquisa deverão estar presentes, pois eles deverão ser “respondidos” nas considerações finais. 
	Na sequência, devem-se apresentar as principais informações dos autores que embasaram a pesquisa (referencial teórico). 
	A descrição dos procedimentos metodológicos é obrigatória, pois a metodologia irá validar os resultados obtidos. 
	O próximo elemento a ser apresentado é a análise e discussão dos resultados. É sugerido nessa etapa da apresentação o uso de tabelas, gráficos e quadros que, além de sintetizarem, organizam visualmente a informação. 
	A objetividade deve estar sempre presente, pois o excesso de informação, além de distrair a audiência, tira o foco da apresentação.
	Por fim, devem ser apresentadas as considerações finais (ou conclusão) do trabalho evitando-se citações ou informações não mencionadas durante a apresentação. É um espaço destinado a reforçar os principais resultados obtidos com a pesquisa, além das reflexões e do apontamento de sugestões para a continuidade do estudo.
2. Elaboração de slides e preparação da apresentação
	A elaboração de bons slides auxilia na apresentação e a tornam mais dinâmica. Devem-se evitar frases inteiras nos slides. Elas devem ser substituídas por tópicos ou palavras-chave, ressaltando-se a legibilidade com a recomendação de apenas sete linhas por slide. 
	O tamanho da fonte (do texto) deve ser no mínimo 20 pontos. As cores do texto e do fundo do slide precisam possuir contraste suficiente para que os tópicos fiquem bem legíveis. 
	As imagens utilizadas devem estar bem visíveis e ser autoexplicativas. Sempre que forem usados gráficos, quadros ou tabelas é necessário colocar um título que descreva esses elementos, bem como a indicação de sua fonte. 
	Quando for imprescindível a utilização de um texto, procure resumi-lo e escrever de forma simples, direta e objetiva, cuja leitura seja rápida e de fácil compreensão. Organize uma sequência lógica e didática para a apresentação do conteúdo, apresentando uma ideia (assunto), em cada slide. 
	Não restrinja a apresentação à leitura dos slides. Apenas ler os slides demonstra insegurança e deixa dúvidas aos examinadores se o aluno realmente tem conhecimento sobre o assunto que está explanando. Por isso, conhecer a fundo os assuntos que irá apresentar é fundamental, assim como é indicado treinar a apresentação em voz alta, sem leitura.
	Na defesa, lembre-se de levar todos os materiais de que necessitará (cópia impressa da monografia, pesquisa de campo etc.). 
	Certifique-se de ter cópias de segurança do arquivo da apresentação, tanto na versão atual do software quanto em versões anteriores, pois pode ser que no equipamento utilizado tenha apenas versões antigas do software. 
	Sempre inicie a apresentação agradecendo ao orientador e demais membros avaliadores da banca. Não se esqueça de inserir um slide de fechamento da apresentação (pode ser o mesmo slide inicial com o título e nomes dos autores) ou outro com alguma citação ou agradecendo a atenção dos membros da banca. 
Sugestão de slides: 
• título da pesquisa, nome do acadêmico e nome do professor orientador (e coorientador); 
• contextualizar o tema da pesquisa e apresentar a problematização; 
• explicar a relevância da pesquisa; 
• explicar os principais tópicos estudados no referencial teórico, podendo se utilizar de citações; 
• apresentar os resultados da pesquisa, argumentando com base na fundamentação teórica; 
• explicar as fases da pesquisa, definindo o método e as técnicas utilizadas, dificuldades encontradas, hipóteses confirmadas (ou não); 
• comentar que o trabalho apresentado não esgota o assunto estudado;
3. Defesa: respondendo aos questionamentos
	A apresentação oral tem o objetivo de explicar o trabalho, enfatizando as suas realizações individuais, o conhecimento, a tecnologia ou produto novo gerado, os resultados obtidos e as conclusões do trabalho. 
	A defesa geralmente inicia-se com um processo formal de apresentação dos membros da banca e do(s) aluno(s) e algumas informações adicionais, como a leitura da ata e sobre o tempo disponível para a apresentação oral e para os membros da banca fazerem a arguição. 
	É indicado que o(s) aluno(s) se apresente(m) e cumprimente(m) os membros da banca e o orientador, dando continuidade à apresentação. 
	Terminada a apresentação oral, cada membro da banca examinadora faz suas considerações sobre o trabalho apresentado e a arguição (perguntas), que deverão ser defendidas pelo(s) aluno(s). 
	A arguição é a etapa em que a banca examinadora faz perguntas, pede esclarecimentos e oferece sugestões para o trabalho. Evite interromper o avaliador enquanto ele faz suas considerações.
	É importante agradecer as considerações feitas pelo avaliador (mesmo que você não concorde) e procurar responder aos questionamentos de forma clara, segura e objetiva. 
	Caso seja apontada alguma inconsistência no trabalho, agradeça e valorize a observação e evite ficar encontrando desculpas para elas. 
	Se não entender o que está sendo questionado, seja humilde e peça que o avaliador reformule a questão. Caso seja questionado algo que não está no trabalho, não tente “enrolar”, apenas diga que a pesquisa não abrangeu tal assunto. 
	Terminada a etapa de arguição, os membros da banca reúnem-se de forma isolada para buscar um consenso sobre o resultado da apresentação e a nota. Geralmente a nota final é a média da nota da apresentação com a do trabalho escrito e ambos podem ter pesos distintos. 
	O resultado pode ser dado ao(s) aluno(s) após essa reunião, que é o procedimento mais comum, ou em outro momento, de acordo com as diretrizes estabelecidas por cada instituição.

Continue navegando