Buscar

Laboratório Ensaio IX - Slump Test

Prévia do material em texto

Vaguiton Tolentino Aguiar
Thyago Neto do Prado 
Gustavo Machado Almeida 
RELATORIO SOBRE SLAMP TEST
Palmas
2015
Ensaio de determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone –Slump test (NBR NM 67/1998), Moldagem e cura de corpos-de-prova (NBR5738/2003)
Relatório apresentado como requisito parcial da disciplina Introdução a Engenharia Civil do curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA, orientado pelo professor Fabrício Bassani.
Palmas - TO, 30 de maio de 2015
SUMÁRIO
1 - Introdução........................................................................................pág4
2 - NORMAS TÉCNICAS..............................................................................pág4
3 - MATERIAL BÁSICO.................................................................................pág4
4 - EQUIPAMENTOS UTILIZADOS..............................................................pág5
5 - PROCEDIMENTOS UTILIZADOS (Ensaio) ............................................pág5
5.1 - DETERMINAÇÃO DO TESTE DE RESISTÊNCIA DA CURA COM TRÊS DIAS....................................................................................................pág6
5.2 - DETERMINAÇÃO DO TESTE DE RESISTÊNCIA DA CURA COM SETE DIAS ........................................................................................................pág6
5.3 - DETERMINAÇÃO DO TESTE DE RESISTÊNCIA DA CURA COM QUATORZE DIAS .............................................................................................pág7
6 - CÁLCULOS..............................................................................................pág7
7 - DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.........................................................pág8
8 -CONCLUSÕES........................................................................................pág8
9 - Referência bibliográfica.............................................................pág9
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por objetivo mostrar a importância do Slamp Test. Este é o nono ensaio da disciplina de Tecnologia do Concreto do curso de Engenharia Civil da turma 0501/2015.
Este ensaio foi aplicado no dia 26 de maio de 2015 no laboratório de Materiais e Estruturas do CEULP/Ulbra. 
A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto, sendo que esta última depende também de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto. A trabalhabilidade é uma propriedade do concreto recém-misturado que determina a facilidade e a homogeneidade com a qual o material pode ser utilizado.
A consistência do concreto está relacionada com suas próprias características, com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. Modificando a proporção de água adicionada ou empregando aditivos, sua plasticidade é alterada,variando a deformação do concreto perante esforços.
O ensaio do abatimento do concreto, também conhecido como SlumpTest, é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estadoplástico, buscando medir sua consistência e avaliar se está adequado para o uso a que se destina. foram montados também corpos-de-prova porem não foi realizado o ensaio de compressão de corpos-de-prova jáexistentes. O conhecimento obtido possibilitará um maior controle do concreto, trazendo assim, mais segurança e confiança à obra.
O método é aplicável aosconcretosplásticos e coesivos que apresentem um assentamento igual ou superior a 10 mm, como resultado do ensaio realizado de acordo com esta Norma. O método não se aplica a concreto cujo agregado graúdo apresente dimensão nominal máxima superior a 37,5 mm.
Quando a dimensão nominal máxima do agregado for superior a 37,5 mm, o ensaio deve ser realizado sobre a fração do concreto que passa pela peneira de 37,5 mm, obtida de acordo com a NM 36.
2. NORMAS TÉCNICAS
- Documentos básicos:
	NM 67/1998;
	NM 5738
3. MATERIAL BÁSICO
- Cimento Portland CP II F32.
- Areia grossa;
- Seixo Britado;
- Água.
4. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
- Betoneira.
- Tronco de Cone SlumpTest;
- Espátula metálica;
- Haste metálica;
- Colher de pedreiro;
- Desempoladeira;
- Régua metálica;
- Molde tronco.
5. PROCEDIMENTOS UTILIZADOS (Ensaio)
Foi misturado um traço em massa volume contendo as proporções de 1:1,91:3,30:0,57, na betoneira e enchidos os seis cilindros para o teste de resistência.
Com a adição de 10,0 kg de cimento, ficou assim distribuídos:
- 10,0 kg de cimento;
- 19,10 dm3 de areia grossa;
- 33,0 dm3Seixo britado;
- 5,70 dm3de água.
Umedecer o molde e a placa de base e colocar o molde sobre a placa de base. Durante o preenchimento do molde com o concreto de ensaio, o operador deve se posicionar com os pés sobre suas aletas, de forma a mantê-lo estável. Encher rapidamente o molde com o concreto coletado, em três camadas, cada uma com aproximadamente um terço da altura do molde compactado.
NOTA - A placa de base deve ser colocada sobre uma superfície rígida, plana, horizontal e livre de vibrações.Compactar cada camada com25 golpes da haste de socamento.Distribuir uniformemente os golpes sobre a seção de cada camada.
Para a compactação da camada inferior, é necessário inclinar levemente a haste e efetuar cerca de metade dos golpes em forma de espiral até o centro. Compactar a camada inferior em toda a sua espessura. Compactar a segunda camada e a camada superior, cada uma através de toda sua espessura e de forma que os golpes apenas penetrem na camada anterior. No preenchimento e na compactação da camada superior, acumular o concreto sobre o molde, antes de iniciar o adensamento.
Se, durante a operação de compactação, a superfície do concreto ficar abaixo da borda do molde, adicionar mais concreto para manter um excesso sobre a superfície do molde durante toda a operação da camada superior, rasar a superfície do concreto com uma desempenadeira e com movimentos rolantes da haste de compactação.
Limpar a placa de base e retirar o molde do concreto, levantando-o cuidadosamente na direção vertical. A operação de retirar o molde deve ser realizada em 5 s a 10 s, com um movimento constante para cima, sem submeter o concreto a movimentos de torção lateral.
A operação completa, desde o início de preenchimento do molde com concreto até sua retirada, deve ser realizada sem interrupções e completar-se em um intervalo de 150 s.
NOTA - A duração total do ensaio deve ser de no máximo 5 min, desde a coleta da amostra até o desmolde (final do ensaio).
Imediatamente após a retirada do molde, medir o abatimento do concreto, determinando a diferença entre a altura do molde e a altura do eixo do corpo-de-prova, que corresponde à altura média do corpo-de-prova desmoldado (figura 1), aproximando aos 30 mm mais próximos.
Caso ocorra um desmoronamento ou deslizamento da massa de concreto ao realizar o desmolde e esse desmoronamento impeça a medição do assentamento, o ensaio deve ser desconsiderado e deve ser realizada nova determinação sobre outra porção de concreto da amostra.
O abatimento do corpo-de-prova durante o ensaio deve ser expresso em milímetros, arredondando aos 5 mm mais próximos.
Figura 01 - SlumpTest
6. CÁLCULOS
A proposta da resistência do traço é para desenvolver uma peça de concreto com uma resistência de Fck=20 Mpapara uma responsabilidade cujo fator de correção é (Sn= 5,0).
Fck = 20 + 1,65x5,0
Fc28 = 28,25 Mpa
Tab.03:
34 = 0,48
28,25 = ?
28 = 0,57
34 - 28/28,25 - 28 = 0,48 - 0.57/X - 0,57
X = 0,57
a/c = 0,57
Cálculo da quantidade de cimento utilizado.
	10,0kg;
	10x1:10x1,91:10x33,0:10x0,57
	10:19,1:33,0:5,7
		
Massa (Kg):
		10 kg de cimento.
Volume (dm3 ou litros)
		19,10 dmde areia;
		33,0 dm3 de seixo britado;
		5,7 dm3 de água.
7. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Como o abatimento no SlampTest ficou em 30mm, o traço serve para vários tipos de construção, uma vez que o mínimo é 25mm e máximo 75mm.
Ficou faltando 100ml de água no traço, o que fez com que o abatimento tornou-se menor, si tivesse colocadoos 100ml que faltou o valor do SlampTest com certeza seria maior, com mais trabalhabilidade e resistência à peça.
8. CONCLUSÕES
Com os ensaios dos corpos de provas para Determinação do slamp teste, foi possível determinar qual a porcentagem de abatimento no teste.
Podemos verificar em cada teste a sua capacidade de abatimento total nos testes de 3 dias, sete dias. Foi possível analisar nestes testes que o corpo de prova foi o mais resistente de todos chegando a 20mpa ao 7 dia. 
É de grande importância realizar ensaios para uma boa elaboração da obra, pois mesmo que as porcentagens de problemas sejam pequenas em relação as quantidades analisadas, causando erros e adquirindo um material de baixa qualidade, prejudicando alguma parte da obra.
9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BAUER, L. A. Falcão. Materiais de Construção. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2000. 471p.
VAN VLACK, Lawrence Hall. Princípios de ciência dos materiais. São Paulo. Editora Edgar Blucher LTDA, 1970.
MEHTA, Povindar K.; MONTEIRO, Paulo J. M. Concreto: estrutura, propriedades e materiais. 1. ed. São Paulo: Pini, 1994. 573p.
1

Continue navegando