Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO AULA 3

Prévia do material em texto

1.
		Sabemos que a Revolução Francesa e a Revolução Industrial forma marcos Políticos econômicos de referência para transformações sociais e por isso, a sociologia surge nesse momento para por em questão os termos da relação do homem com a natureza e o próprio homem. Quais seriam as contribuições dessas Revoluções para o surgimento da Sociologia?
	
	
	
	A Revolução Industrial e a Revolução Francesa não tiveram nenhuma contribuição para o pensamento e formação da sociologia pois ciência e tecnologia não teria relações com a sociologia.
	
	
	A Revolução Industrial e a Revolução Francesa não contribuíram para a sociologia pois a formação sócio econômica desse período foi igual e combinado pelos sistema capitalista no sentido de ser atingir direitos civis e humanos.
	
	
	O fim do pensamento Religioso doutrinado do sistema Feudal em crise e uma reforma religiosa foi o marco decisivo para o surgimento da sociologia.
	
	
	Todas as questões estão incorretas.
	
	
	A Revolução Industrial foi o marco da consolidação do sistema capitalista e gerou desigualdades sócias e a Revolução Francesa no sentido de proclamar valores como a liberdade e igualde.
	
Explicação: O ano de 1.789 marca a primeira vitória na luta pelo reconhecimento dos Direitos Humanos, com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, conquista da Revolução Francesa cujo lema era: liberdade, igualdade, fraternidade. O século seguinte pode ser definido como o século da liberdade. Ainda que a história da luta pela liberdade seja contígua à própria história da humanidade, será durante o século XIX que o ideal de liberdade se consolida.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		É correto afirmar sobre Durkheim: I - defendia a ideia de que os fatos sociais deveriam ser tra¬tados como ¿coisas¿, no sentido de serem individualizados e observáveis. II- afirmou que os fatos exercem uma força sobre os indivídu¬os, levando-os a confrontarem-se com as regras da sociedade em que vivem, tanto que os indivíduos sofrem sanções ou punições quando se rebelam contra essas regras. III ¿ diz que os fatos sociais dependem das vontades individuais ou da adesão consciente a eles. As regras sociais de conduta, as leis e os costumes só passam a existir quando o sujeito nasce e são impostos a ele pela educação. São corretos os ítens:
	
	
	
	Apenas I.
	
	
	Apenas II e III.
	
	
	I, II e III.
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas II.
	
Explicação:
É correto afirmar que o grande sociólogo francês Émile Durkheim defendia a ideia de que os fatos sociais deveriam ser tratados como coisas concretas, no sentido de serem individualizados e observáveis e pesquisados de forma científica. abandonando o senso comum, o achismo e os preconceitos normais aos indivíduos que não são pesquisadores das ciências sociais. Durkheim afirmou que os fatos sociais exercem uma força externa sobre os indivíduos, levando-os a confrontarem-se com as regras da sociedade em que vivem, tanto que os indivíduos sofrem sanções ou punições quando se rebelam contra essas regras. ele afirma que os fatos sociais não dependem das vontades individuais ou da adesão consciente a eles. As regras sociais de conduta, as leis e os costumes existem antes do sujeito nascer e são impostos a ele pelas diferentes formas de socialização.
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O sistema escolar fundamental brasileiro surgiu no início do Século XX, este ensino pode ser caracterizado como:
	
	
	
	Um ensino voltado principalmente para os descendentes de escravos libertos que teria como função preparar estes indivíduos para a crescente indústria cafeeira.
	
	
	Um ensino marcado por pequeno acesso das classes trabalhadoras que preferiam os ensinamentos praticados no interior das igrejas e das fábricas.
	
	
	Um ensino público , gratuito e de qualidade para todos os indivíduos independente de cor, classe social ou posição na escala social.
	
	
	Um ensino que visava atender ás necessidades dos filhos das classes dominantes e médias, configurando - se como desigual na sua essência.
	
	
	Um ensino plural marcado pela igualdade de acesso tanto dos filhos das classes dominantes quanto daqueles que estavam em patamar mais baixo da sociedade.
	
Explicação:
Um ensino que visava atender ás necessidades dos filhos das classes dominantes e médias, configurando - se como desigual na sua essência.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Sociologia tem seu surgimento relacionado a acontecimentos importantes ocorridos no século XVIII. São considerados fatores determinantes, entre outros:
	
	
	
	A revolução Francesa
	
	
	As revoluções Industrial e Inglesa
	
	
	As revoluções Industrial e francesa
	
	
	A revolução inglesa
	
	
	A revolução russa
	
Explicação: O surgimento da Sociologia está diretamente relacionado às mudanças provocadas pelas mudanças do papel do indivíduo na sociedade francesa e dos novos ideais surgidos com a Revolução Francesa. No que se refere à Revolução Industrial, as mudanças causadas, principalmente, no modo e nas relações de produção, que provocaram profundas mudanças conjunturais que deveriam ser compreendidas de forma científica.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?
	
	
	
	O comunismo.
	
	
	Marxismo.
	
	
	Capitalismo.
	
	
	Somente o indivíduo.
	
	
	Fatos sociais.
	
Explicação:
Para o autor, o que deve ser estudado na sociedade é o fato social.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para Émile Durkheim, o conceito de anomia pode ser identificado nas relações sociais, sempre que. I) Produzir conflito ao invés de solidariedade II) O individualismo ameaçar a preservação da consciência coletiva III) Deixar de existir correspondência entre regras jurídicas e morais estabelecidas. IV) As condições geradas pelas transformações das relações sociais, presentes em determinada sociedade entrarem em conflito.
	
	
	
	Somente II e III são corretas
	
	
	Somente I e IV são corretas
	
	
	Todas as alternativas são corretas
	
	
	Somente I ,II e III são corretas
	
	
	Somente III e IV são corretas
	
Explicação:
Para Émile Durkheim, o conceito de anomia pode ser identificado nas relações sociais, sempre que. I) Produzir conflito ao invés de solidariedade II) O individualismo ameaçar a preservação da consciência coletiva III) Deixar de existir correspondência entre regras jurídicas e morais estabelecidas. IV) As condições geradas pelas transformações das relações sociais, presentes em determinada sociedade entrarem em conflito.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como conseqüencia, a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
	
	
	
	Eurocentrismo
	
	
	etnocentrismo
	
	
	egocentrismo
	
	
	heliocentrismo
	
	
	heterocentrismo
	
Explicação:
Justificativa: Etnocentrismo é uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os grupos são pensados e sentidos através de nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Segundo Émile Durkheim os fatos sociais devem ser tratados como "coisas", devem ser observados com distanciamento, objetividade. Na concepção do autor isto se deve:
	
	
	
	ao sentido intuitivo da pesquisa sociológica, para equipará-la ao patamar das ciências naturais e exatas.
	
	
	às características metodológicas da Sociologia que precisa se apresentar como uma ciência engajada, visando mudanças sociais radicais.
	
	
	à necessidade do cientista social não se envolver com o objeto de estudo, mantendo a objetividade e a neutralidade científica.
	
	
	às características dos fatos sociais, que devem ser percebidos como subjetivos conforme as pesquisas da Física e da Química.
	
	
	ao cuidado de evitar a manipulação teórica e o plágio, nos resultados obtidos nas diferentes formas de pesquisa de campo.

Continue navegando