Buscar

Simulado - Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios 1
O Governo é um importante agente econômico, tem papel fundamental em vários processos ecomicos e poder de fomentar vários mecanismos. Todas as organizações estão de forma direta ou indireta sob o controle do governo, seja na esfera federal, estadual ou municipal. O governo tem o papel de intervir no sistema econômico com a finalidade de corrigir suas falhas. Além disso, concentra-se nas atividades de supervisão, regulação, oferta de bens públicos, redistribuição das riquezas. Apresenta a alternativa que não apresente uma ação que o Governo possa agir para influenciar a economia. 
Criar leis para o gerenciamento da administração pública e regular o organograma interno de um órgão público. 
Redistribuição das rendas
Supervisão, regulação e regulamentação
A oferta de bens públicos
Exercícios 2
Como princípio da lei da procura e da oferta, o preço de equilíbrio irá acontecer quando as quantidades ofertadas forem iguais: 
As quantidades procuradas
As quantidades produzidas
As quantidades trocadas
As quantidades disponibilizadas
Exercícios 3
Através das políticas macroeconômicas, o governo intervém na economia objetivando alcançar o equilíbrio das principais variáveis, como a estabilidade de preço, a distribuição de renda, o crescimento econômico e o elevado nível de emprego. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F) Fazendo uso dos mecanismos da política fiscal expansiva o governo irá “desacelerar” a economia.
(F) A política cambial e comercial diz respeito à atuação do governo na formação da taxa de juros básicos da economia.
(V) Caso seja necessário diminuir o volume de moeda em mãos dos agentes econômicos, o governo deve fazer uso de uma política monetária contracionista.
(F) Com a política de rendas o governo objetiva estimular as exportações e desestimular as importações.
Analise as sentenças e assinale a que contém a sequência correta:
F – F – V – F
F – V – V – F
F – F – V – V
V – F – V – F
Exercícios 4
A teoria marginal tem como base o poder da escolha, e no caso do princípio da utilidade marginal, devemos observar que para o consumidor, “utilidade” significa satisfação intrínseca de cada indivíduo. Assim, no princípio da utilidade marginal decrescente do consumidor, ela possui como base de análise o poder de decidir, de adicionar mais uma unidade à satisfação de consumir um produto determinado. Assinale a questão que apresenta os princípios da teoria marginalista do consumidor:
a) A utilidade de um produto pode ser percebida, a utilidade total de um produto/serviço é não-cumulativa, produtos “complementares” – a utilidade total também é não-acumulativa, a utilidade pode estar sujeita a comparações racionais, o consumidor reflete no momento de maximizar a sua satisfação.
b) A utilidade de um produto pode ou não ser percebida, a utilidade total de um produto/serviço é acumulativa, produtos “complementares” – a utilidade total também é acumulativa, a utilidade não poderá conter comparações , o consumidor costuma fazer escolhas impensadas no momento de maximizar a sua satisfação.
c) A utilidade de um produto pode ser percebida, a utilidade total de um produto/serviço é acumulativa, produtos “complementares” – a utilidade total também é acumulativa, a utilidade pode estar sujeita a comparações racionais, o consumidor reflete no momento de maximizar a sua satisfação.
d) A utilidade de um produto não pode ser percebida, a utilidade parcial de um produto/serviço é acumulativa, produtos “complementares” – a utilidade total também é acumulativa, a utilidade pode estar sujeita a comparações irracionais, o consumidor reflete no momento de maximizar a sua satisfação.
Exercícios 5
Capitalismo é um sistema que prioriza a propriedade privada dos meios de produção. Capital são os bens utilizados na fabricação de outros bens. Nas economias capitalistas ou de mercado é a oferta e demanda dos bens que determina o preço e organiza a produção. Alguns elementos que caracterizam o sistema econômico são: a presença de capital, de propriedade privada dos meios de produção, a divisão do trabalho, a moeda e o lucro. Sobre os elementos que caracterizam o sistema capitalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( V ) Dentro de uma economia, a moeda tem algumas funções básicas, sendo estas: meio de troca, reserva de valor, unidade de conta e padrão para pagamentos.
( F ) O preço está presente nas economias de mercado e expressa a relação de troca de um bem por outro bem. No capitalismo os preços são estabelecidos pelo Estado.
( V ) O lucro é a diferença entre a receita e o custo da produção. Um dos principais objetivos da empresa no capitalismo é obter lucros para seu proprietário.
( V ) O capital significa o conjunto de bens econômicos, como máquinas, equipamentos, fábricas, terras, matérias-primas, que são capazes de produzir outros bens e serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
F – V – V – V
V – V – V – F
V – V – F – V
V – F – V – V
Exercícios 6
O QUE É ECONOMIA?
A economia, ou ciência econômica, busca compreender como a sociedade e os indivíduos utilizam os seus recursos, que são escassos, na produção de determinados bens e serviços.
A publicidade, compreender como a sociedade e os indivíduos utilizam os seus recursos, que são escassos, na produção de determinados bens e serviços
Busca compreender como a empresa e os indivíduos utilizam os seus recursos, que são escassos, na produção de determinados bens e serviços
Nenhuma das alternativas
Exercícios 7
Existem algumas classificações para o tipo de inflação, estes tipos nos ajudam a entender melhor as questões econômicas de um país, e com isso planejar ações que tragam melhor estrutura para economia local, os tipos de inflação são:
Demanda, analítica, futura. 
Demanda, complexa, inicial
Demanda, custos, inercial
Demanda, probatória, inercial
Exercícios 8
Em face da necessidade de haver comércio entre pessoas e empresas de diferentes nações se faz necessário o estabelecimento de taxas de câmbio entre as diferentes moedas existentes. Essa relação pode ser regulada pelos agentes monetários. Assinale a alternativa que não corresponde corretamente a um regime cambial:
Regime de câmbio fixo é aquele em que o Banco Central do Brasil fixa antecipadamente a taxa de câmbio com a qual o mercado deve operar;
O regime de bandas cambiais é um sistema em que o Banco Central do Brasil determina um parâmetro fixo mínimo e máximo entre os quais a taxa de câmbio pode variar livremente, intervindo quando a taxa ultrapassar os extremos;
O regime de câmbio oligárquico é aquele em que um grupo de empresários notórios se reúne uma vez por mês para definir a taxa de câmbio a ser adotada no próximo exercício fiscal;
O regime de câmbio flutuante é aquele em que a taxa de câmbio é determinada pelo mercado, por meio da oferta e da demanda de moeda estrangeira.
Exercícios 9
Existem duas grandes divisões do estudo da teoria econômica, que se dividem em duas grandes áreas: a teoria microeconômica e a teoria macroeconômica. A macroeconomia estuda o comportamento do sistema econômico como um todo, enquanto a microeconomia estuda o comportamento dos agentes econômicos individuais. Sobre macroeconomia, assinale a alternativa correta:
O comportamento das empresas em relação às atividades econômicas é de responsabilidade da macroeconomia
A produção e definição dos preços praticados pelas empresas é uma tarefa realizada dentro da macroeconomia
O resultado do PIB é algo observado pela macroeconomia.
Os consumidores e suas atividades individuais são atribuições que devem ser estudadas na macroeconomia.
Exercícios 10
A variação do percentual de recolhimento compulsório dos bancos ao Banco Central é um dos instrumentos clássicos da política monetária. Um aumento do recolhimento compulsório acarreta um(a):
Redução da oferta monetária na economia
Redução da dívida pública
Aumento da demanda agregada por bens e serviços
Redução das taxas de juros na economia

Continue navegando