Buscar

Direito constitucional - avaliação 3

Prévia do material em texto

FADERGS
GESTÃO PÚBLICA
DIREITO CONSTITUCIONAL
ATIVIDADE 3
DILTON RODRIGUES DE MARTINS
Questão Dissertativa: Ação direta de inconstitucionalidade
 
A ação direta de inconstitucionalidade é a ação mais utilizada do sistema de controle concentrado de constitucionalidade. Trata-se da ação judicial utilizada com exclusividade pelos legitimados constitucionais, para obter a declaração do poder Judiciário de que alguma lei ou ato normativo contraria a Constituição Federal, do ponto de vista formal ou material.
Imagine a seguinte situação: João, estudante, depara-se com uma discussão na sala de aula, na qual seus amigos não conseguem chegar a um consenso comum sobre algumas dúvidas da matéria estudada. Neste momento, João se levanta e responde às perguntas abaixo:
Item da discussão base: como funciona Ação direta de inconstitucionalidade na prática: 1- Quem são os legitimados à propositura da ação direta? Descreva. 2- A ação direta de inconstitucionalidade pode ser ajuizada em relação a leis ou atos normativos federais ou estaduais? Sim ou não? Explique. 3- Quando alguma lei ou ato normativo municipal contrariar a Constituição do respectivo Estado, é possível o ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade? Sim ou não? Explique.
Coloque-se na posição de João e responda às perguntas acima.
Caros colegas, conforme previstos no artigo 103 da nossa Constituição Federal de 1988, os legitimados que tem a prerrogativa para propor a Ação Direta de Inconstitucionalidade, assim como Ação Declaratória de Constitucionalidade são, o Presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados, a Mesa da Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, O Governador do Estado ou do Distrito Federal, o Procurador-Geral da República, O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Partido Político com Representação no Congresso Nacional e Confederação Sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.
Sim, sempre que uma alguma lei ou ato normativo federal ou estadual violar a Constituição Federal, a Ação Direta de Inconstitucionalidade poderá ser ajuizada, nesse caso perante o STF, o Supremo Tribunal Federal.
Sim, é possível o ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade quando uma lei ou ato normativo municipal violar a Constituição do Estado, que deverá ser levado ao Tribunal de Justiça local.

Continue navegando