Buscar

estrategias de leitura1

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Tania Marcia Batista da Silva (1229347)
	
	Disciplina:
	Estratégias de Leitura (LEE27)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512288) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17596555
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Acerca da relação entre leitor e texto, leia o excerto a seguir:
"A partir do pressuposto de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos, Kleiman (2009) interpreta que a atividade de leitura corresponde a uma interação a distância entre leitor e autor via texto. Ao autor, cabe a tarefa de apresentar, da melhor maneira possível, os melhores argumentos, a evidência mais convincente, organizando e deixando no texto pistas formais, a fim de atingir o seu objetivo. A partir daí, o leitor constrói um significado global para o texto,
utilizando-se, sempre que possível, da experiência de vida que antecede o encontro com o texto" (BRUM; BARIN, 2012).
Com base no excerto apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRUM, L. S.; BARIN, N. T. R. Leitura: questões de interação em sala de aula. 2012. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/inletras2012/Trabalhos/4466.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2016.
	 a)
	O texto, por ser escrito, não dá ao leitor a possibilidade de dupla interpretação, mesmo que ele não tenha nenhum conhecimento prévio acerca do conteúdo.
	 b)
	A leitura exige a ativação dos conhecimentos prévios do leitor. Estes conhecimentos prévios devem estar em consonância com o que está dito no texto.
	 c)
	A leitura sempre será interpretada pelo leitor exatamente da maneira como o autor quis escrever.
	 d)
	A leitura, quando seu objetivo é a obtenção de informações, não precisa ser aprofundada, pois o leitor não precisa construir significados a partir da leitura.
	2.
	O ato de leitura é algo aprendido, o que é feito geralmente na escola. Todavia, em muitos momentos, a leitura passou a ser objeto de muitos estudos e reflexões longe do ambiente da escola, transformando-se até em assuntos de pesquisa. Paulo Freire, numa de suas conferências, refere-se à leitura como algo que merece criticidade, pois ela "[...] envolve uma compreensão crítica que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo" (1988, p. 11). Por isso, o ato de ler tem de estar ligado ao mundo dos livros e ao mundo físico. Nesse sentido, é importante que o leitor estabeleça relações entre o que lê e o que vive. Sobre o ato de leitura, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Autores associados/Cortêz, 1988.
	 a)
	O leitor é alguém que é passivo no processo de leitura, pois ele somente tem o papel de decifrar as palavras.
	 b)
	Ao ler, o indivíduo distancia-se do texto, inexistindo interação entre autor, leitor e texto.
	 c)
	Ao ler, o indivíduo decodifica palavras, não havendo necessidade de extrair algum significado.
	 d)
	O leitor, ao ler, extrai e constrói significado, sendo, por isso, um indivíduo ativo nesse processo.
	3.
	De acordo com Humberto Eco (1986), embora para cada texto se espere um leitor modelo, que é aquele que imaginamos durante a produção do texto, compreendemos que o leitor se faz produzindo suas próprias estratégias de leitura e compreensão, o que pode ou não atender às expectativas do autor quando escreve. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Com base no texto, podemos inferir que o leitor, ao ler, constrói significados e dialoga com o autor do texto.
II- A leitura é um processo passivo, no qual não ocorre a interação do eu com o outro, pois esta interação só é proporcionada face a face.
III- O leitor, ao ler um texto, compreende e aceita completamente o que foi proposto pelo autor, sendo que a rejeição de hipóteses só ocorre na oralidade.
IV- De acordo com Bakhtin, o mecanismo de interação no processo de comunicação ocorre pela ação recíproca entre os interlocutores que se constituem no texto e no leitor.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1986.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	O leitor é um importante agente na constituição da interação entre o texto e o autor. Se o leitor dispuser de informações acerca do que lerá, estas poderão abrir múltiplas direções, estabelecendo conexões com o mundo que facilitará o processo de uma leitura eficaz. Sobre o papel do leitor perante a leitura, analise as seguintes afirmativas:
I- Quanto maior a experiência cultural do leitor, melhor será o entendimento e aproveitamento da leitura. 
II- A experiência cultural do leitor se dá através das atividades discursivas e às práticas sociais vivenciadas. 
III- As informações que o leitor tem não influenciam na assimilação de diferentes hipóteses. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	5.
	O letramento desenvolve na criança habilidades de leitura e de escrita de diferentes gêneros textuais, em diferentes suportes, contextos e até circunstâncias (SOARES, 2004). A escola, no trabalho da escrita, pode auxiliar de várias maneiras. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escola pode estimular a produção textual através dos gêneros que circulam socialmente.
(    ) A produção de textos, que estimula a escrita, deve ser gradativa.
(    ) A maturidade dos alunos não implica as suas habilidades linguísticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	6.
	A polissemia é uma característica que muito aparece nas produções discursivas e que, de certa maneira, enfatiza as reflexões acerca do sentido das palavras na leitura. Assim, a polissemia se refere aos múltiplos sentidos que as palavras ou locuções podem ter no texto. Sobre a polissemia, analise as afirmativas a seguir:
I- A polissemia pode, muitas vezes, equivocar a compreensão de sentidos expostos no texto.
II- O oposto da polissemia é a monossemia, em que uma palavra assume só um significado.
III- A polissemia e a homonímia são sinônimos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	7.
	A Estética da Recepção é a teoria formulada por Hans Robert Jauss, no final da década de 1960, que retoma a problemática da história da literatura. Aguiar (1993, p. 83) postula que a recepção é "como uma concretização pertinente à estrutura da obra, tanto no momento de sua produção como de sua leitura, que pode ser estudada esteticamente". Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Estética da Recepção pondera a dimensão do efeito e da leitura.
(    ) O foco de investigação da teoria da recepção é o leitor.
(    ) Para Jauss (1994), a interação entre o texto e o leitor desconsidera a dimensão do efeito da leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - V - F.
	8.
	O ser humano busca suas leituras a partir de suas principaisafinidades. No entanto, algumas leituras são impostas, independentemente da afinidade ou não com o tema. É necessário compreender que mesmo a leitura por prazer traz inúmeros benefícios à formação humana, inclusive o conhecimento. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A experiência é construída a partir da troca de significados, possibilita ao leitor a ampliação de seus horizontes, a reflexão e o questionamento. O prazer da leitura passa, então, a ser equiparado com a formação humana.
	 b)
	Não é necessário esforço para dotar o leitor da capacidade de se apropriar da leitura. O prazer de ler não precisa ser ensinado, portanto o leitor, ao aprender a ler, já conhece quais serão seus gostos literários.
	 c)
	A experiência literária não se caracteriza pelo contato efetivo com o texto. Uma pessoa pode experimentar a sensação de estranhamento com o texto literário a partir do momento em que ela ouve histórias, por exemplo.
	 d)
	O uso incomum da linguagem dos textos consegue produzir no leitor o estranhamento&#894; portanto, para que o leitor construa sua própria visão de mundo, é necessário que o texto seja diferente dos gêneros que ele já conhece.
	9.
	A diferença entre sentido literal e figurado é, em amplas linhas, que o primeiro pode ser compreendido sem o auxílio do contexto, e o segundo, por sua vez, precisa ater-se ao significado que as palavras têm naquela situação de uso. Desta maneira, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o exemplo melhor de sentido figurado:
	 a)
	O Sol ilumina e aquece a terra.
	 b)
	Tu és o sol da minha vida.
	 c)
	O leão está faminto.
	 d)
	Todos gostaram daquela propaganda.
	10.
	O leitor desenvolve a criticidade quando interage efetivamente com textos que circulam nas diversas esferas sociais. Assim, a ação pedagógica deve privilegiar práticas produtivas de leitura considerando, de maneira simultânea e articulada, os processos de alfabetização e letramento, conforme salienta Magda Soares (2001). Sobre a alfabetização e o letramento, analise as sentenças a seguir:
I- A alfabetização e o letramento são distintos, mas indissociáveis e interdependentes. 
II- Entende-se a alfabetização como um processo de aquisição do código linguístico e o letramento como um exercício efetivo e competente da escrita e da leitura nas práticas sociais.
III- O letramento pressupõe um processo que ultrapassa o domínio sistemático do código linguístico.
IV- A alfabetização implica o desenvolvimento da atividade de escrita e o letramento implica o desenvolvimento da atividade de leitura.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário
Acadêmico:
 
Tania Marcia Batista da Silva (1229347)
 
 
Disciplina:
 
Estratégias de Leitura (LEE27)
 
Avaliação:
 
Avaliação I 
-
 
Individual FLEX ( Cod.:512288) ( peso.:1,50)
 
Prova:
 
17596555
 
Nota da Prova:
 
9,00
 
 
 
Legenda:
 
 
Resposta Certa
 
 
Sua Resposta Errada
 
 
1.
 
Acerca da relação entre leitor e texto, leia o excerto a seguir:
 
 
"A partir do pressuposto de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os 
quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos, Kleiman (2009) 
interpreta que a atividad
e de leitura corresponde a uma interação a distância entre 
leitor e autor via texto. Ao autor, cabe a tarefa de apresentar, da melhor maneira 
possível, os melhores argumentos, a evidência mais convincente, organizando e 
deixando no texto pistas formais, a 
fim de atingir o seu objetivo. A partir daí, o leitor 
constrói um significado global para o texto,
 
utilizando
-
se, sempre que possível, da experiência de vida que antecede o encontro 
com o texto" (BRUM; BARIN, 2012).
 
 
Com base no excerto apresentado, assina
le a alternativa CORRETA:
 
 
FONTE: BRUM, L. S.; BARIN, N. T. R. Leitura: questões de interação em sala de 
aula. 2012. Disponível em: 
<http://www.unifra.br/eventos/inletras2012/Trabalhos/4466.pdf>. Acesso em: 22 
ago. 2016.
 
 
a)
 
O texto, por ser escrito, não dá ao
 
leitor a possibilidade de dupla interpretação, 
mesmo que ele não tenha nenhum conhecimento prévio acerca do conteúdo.
 
 
b)
 
A leitura exige a ativação dos conhecimentos prévios do leitor. Estes 
conhecimentos prévios devem estar em consonância com o que está dito no texto.
 
 
c)
 
A leitura sempre será interpretada pelo leitor exatamente da maneira como o autor 
quis escrever.
 
 
d)
 
A leitura, quando seu objetivo é a obtenção de informações, não precisa ser 
aprofundada, pois o leitor não precisa constru
ir significados a partir da leitura.
 
 
2.
 
O ato de leitura é algo aprendido, o que é feito geralmente na escola. Todavia, em 
muitos momentos, a leitura passou a ser objeto de muitos estudos e reflexões longe 
do ambiente da escola, transformando
-
se até em assuntos de pesquisa. Paulo Freire, 
numa
 
de suas conferências, refere
-
se à leitura como algo que merece criticidade, pois 
ela "[...] envolve uma compreensão crítica que não se esgota na decodificação pura 
da palavra escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo" (1988, 
p. 11)
. Por isso, o ato de ler tem de estar ligado ao mundo dos livros e ao mundo 
físico. Nesse sentido, é importante que o leitor estabeleça relações entre o que lê e o 
que vive. Sobre o ato de leitura, assinale a alternativa CORRETA:
 
 
FONTE: FREIRE, Paulo. A i
mportância do ato de ler em três artigos que se 
completam. São Paulo: Autores associados/Cortêz, 1988.
 
 
a)
 
O leitor é alguém que é passivo no processo de leitura, pois ele somente tem o

Continue navegando