Buscar

APS - Tratamento de Águas e Efluentes

Prévia do material em texto

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Tratamento de Águas e Efluentes
APS – Atividade Prática Supervisionada
 Eficiente, baseada na leitura de textos em português
Alunos:
Ana Carolina Timbo – 20695170
Julio Cesar Procopio Caumo – 20993971
Paulo Henrique Santos – 20717391 
Ralf Souza – 21046744 
Luana Santos Alves – 21031461
Sandra Alves da Silva – 20703812
Maio / 2019
Realizar leitura do artigo “Proposal of a raw water quality index influent to conventional water treatment plants” e responder os seguintes questionamentos:
1. A cerca da metodologia Delphi utilizada no estudo, explique detalhadamente no que consiste e porque essa metodologia foi escolhida pelos autores?
R:. A metodologia Delphi utilizada no estudo atua como ferramenta para a obtenção de um consenso e, é geralmente empregada em temas polêmicos onde existem diversas opiniões de especialistas acerca de um mesmo assunto. O método garante o anonimato do usuário, permite que os participantes revisem suas decisões por meio de diversas rodadas e, apresenta os resultados por meio de estatísticas.
Tendo em vista que o uso de especialistas como formadores de opinião é muito importante, os autores optaram pelo método de Delphi pois ele se mostra mais assertivo e direcionado quando levamos em conta temas adversos. 
2. Porque os parâmetros utilizados na determinação do IQA se diferem do IQAB proposto em Estações Convencionais de Tratamento? Justifique sua resposta.
R.: O Índice de Qualidade da Água (IQA) foi desenvolvido no início da década de 70 e é utilizado para avaliar os efeitos da poluição nos cursos d'água já o Índice de Qualidade da Água Bruta (IQAB) tem como prioridade a verificação das características das águas superficiais encontradas em afluentes a uma Estação de Tratamento de Água, visto que os dois indicadores apresentam apenas o PH e turbidez como parâmetros comuns de análise. 
3. Dentre os parâmetros escolhidos pelos especialistas convidados, qual foi aquele parâmetro com 100% de inserção? E porque este parâmetro é tão importante determinação em ETA convencionais?
R.: Dentre os parâmetros escolhidos pelos especialistas, o que foi com 100% de inserção foi o parâmetro de turbidez, pois o mesmo pode interferir na etapa de desinfecção da água, uma vez que as partículas em suspensão também podem carregar consigo microrganismos e acabam por dificultar a ação do agente aplicado no processo.

Continue navegando