Buscar

simulado av1 direito administrativo 1

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	O ato de remoção de servidor público, de ofício, como forma de punição do mesmo, confronta o seguinte princípio da Administração Pública:
		
	
	publicidade;
	
	razoabilidade;
	 
	finalidade;
	
	ampla defesa.
	
	legalidade;
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	.(OAB/RS) Diz o art. 94 da Constituição Federal: "Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribu¬nais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros, do Ministério Público, com mais de 10 (dez) anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de 10 (dez) anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pêlos órgãos de representação das respectivas classes. Parágrafo único: Recebidas as indicações, o tribunal forma¬rá lista tríplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos 20 (vinte) dias subsequentes, escolherá um de seus integrantes para nomeação", Considerando a norma constitucional, para compor certo Tribunal Regional Federal, dentre os nomes A, B e C, o Pre¬sidente da República nomeou o indicado C. Inconformados com tal escolha, A e B ajuizaram ação em que alegam a ina¬dequação da opção feita e a consequente nulidade do ato de nomeação de C. Nesse sentido, de acordo com doutrina e jurisprudência dominantes, é correto afirmar que:
		
	
	por se tratar de exercício de poder vinculado, este ato só é passível de controle jurisdicional quanto ao chamado mérito administrativo;
	
	todo e qualquer ato praticado pela Administração Pública é pas¬sível de amplo e irrestrito controle jurisdicional;
	 
	por se tratar de exercício de poder discricionário, o controle juris¬dicional deve se restringir aos aspectos da legalidade e verificar se a Administração não ultrapassou os limites da discricionariedade.
	
	por se tratar de exercício do poder discricionário da Administra¬ção, este ato não é passível de qualquer espécie de controle jurisdicional;
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	A responsabilidade administrativa do servidor público por falta consistente em praticar crime contra a Administração:
		
	 
	é afastada no caso de absolvição criminal em qualquer que seja a sua fundamentação, desde que não haja resíduo a ser punido administrativamente.
	
	não depende da condenação criminal em face da incomunicabilidade das instâncias;
	 
	é afastada somente quando a absolvição for fundamentada na inexistência do fato ou na hipótese de não ter sido o servidor o seu autor;
	
	é afastada somente quando a absolvição for fundamentada na inexistência do fato ou na ausência de prova de autoria;
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(OAB CESPE) Quanto aos princípios da Administração, marque a opção correta:
		
	
	Pelo princípio da indisponibilidade do interesse público, os serviços públicos não podem ser interrompidos, tendo em vista as necessidades prementes e inadiáveis da sociedade.
	 
	Uma transação que, realizada, economize anos de litígio, liberando a máquina administrativa deste encargo e talvez até evite um valor maior em sede de condenação judicial está em perfeita sintonia com o interesse público.
	
	A desapropriação de bem particular para fins de urbanização é uma clara evidência do princípio da eficiência, elevado ao jaez constitucional pela Emenda n. 19/98.
	
	Pelo princípio da legalidade, a Administração deve revogar seus atos eivados de ilegalidade e anular aqueles que se tornarem inoportunos ou inconvenientes.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(OAB) Abuso de poder significa:
		
	 
	A violação ideológica da lei.
	
	O poder expresso em lei que assegura o exercício do poder de polícia judiciária discricionário.
	
	O poder discricionário que dá base às restrições da liberdade em nome da Ordem Pública.
	
	O uso discricionário do poder.
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(OAB/CESPE) Sobre regulamentos, assinale qual a certa:
		
	
	os regulamentos podem ser formalizados através de quaisquer atos administrativos.
	
	todas as leis precisam de regulamentos para se tornar aplicáveis;
	 
	o Poder Regulamentar é típico do chefe do Poder Executivo;
	
	o Presidente da República está autorizado a editar decretos ape¬nas para o fiel cumprimento da lei;
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(Adaptação OAB/FGV) Suponha que a Administração do Distrito Federal (DF) determinou que feirantes, ocupantes de área pública, deveriam ser transferidos para outro local que lhes fora destinado. A Administração fixou prazo para que se procedesse à transferência. Expirados todos os prazos fixados, foi dada ordem para que a Polícia Militar providenciasse a desocupação da área pública. Os ocupantes, em número de quinze, resistiram, usando paus e pedras, às tentativas de desocupação. A polícia, com um efetivo de 30 homens, usou de força para cumprir as ordens recebidas. Terminado o confronto, dois feirantes foram mortos e vários sofreram lesões corporais graves provocadas por tiros disparados pela polícia. Em face dessa atuação hipotética, assinale a opção correta:
		
	
	somente à polícia judicial é lícito o uso da força.
	
	a atitude da polícia seria considerada lícita apenas se estivessem os policiais dando cumprimento a ordem judicial;
	 
	a coercibilidade é característica do poder de polícia.
	
	o uso da força pela polícia será sempre considerado como violador de direitos e garantias individuais;
	
	a atitude da polícia deve ser considerada lícita. A coercibilidade é uma das características do poder de polícia;
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(Adaptação OAB/FGV)) Assinale a opção correta, relativamente ao princípio da legalidade.
		
	
	A inobservância ao princípio da legalidade, uma vez verificada, cria para o administrador o dever e não a simples faculdade - de revogar o ato.
	 
	Tal princípio não autoriza o gestor público a, nessa qualidade, praticar todos os atos que não estejam proibidos em lei.
	
	O princípio da legalidade é característico da atividade administrativa, não se estendendo à atividade legislativa, pois esta tem como característica primordial a criação de leis, e não sua execução.
	
	Não se pode dizer que todos os servidores públicos estejam sujeitos ao princípio da legalidade, na medida em que, para alguns, sua conduta profissional é regida precipuamente por regulamentos, editados pelo Poder Executivo.
	
	Tal princípio é de observância obrigatória apenas para a Administração direta, em vista do caráter eminentemente privatístico das atividades desenvolvidas pela Administração indireta.
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Após tomar ciência de irregularidades praticadas pela Assembléia Legislativa de seu Estado, o cidadão José da Silva diligenciou junto ao referido órgão, oportunidade em que lhe foi negado o direito de obter certidões que esclarecessem tal fato. Com essa recusa foi desrespeitado o princípio da:
		
	
	motivação;
	
	impessoalidade;
	
	tipicidade;
	
	eficiência;
	 
	publicidade.
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(Adaptação/OAB) Prescreve o caput do artigo 37 da Constituição Federal que a Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos poderes da União, dos listados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A respeito dos princípios da Administração Pública, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	A Constituição Federal de 1988 no artigo 37, § l, dispõe sobre a forma de como deve ser feita a publicidade dos atos estatais estabelecendo que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
	
	O princípio da eficiênciafoi inserido positivamente na Constituição Federal via emenda constitucional.
	
	O princípio da legalidade significa estar a Administração Pública, em toda a sua atividade, adstrita aos mandamentos da lei, deles não podendo se afastar, sob pena de invalidação do ato. Assim, se a lei nada dispuser, não poderá a Administração agir, salvo em situações excepcionais. Ainda que se trate de ato discricionário, há de se observar o referido princípio.
	
	O STF reiteradamente tem proclamado o dever de submissão da Administração Pública ao principio da moralidade. Corno exemplo, cita-se o julgado em que o Pretório Excelso entendeu pela vedação ao nepotismo na Administração, não se exigindo edição de lei formal a esse respeito, por decorrer diretamente de princípios constitucionais estabelecidos, sobretudo o da moralidade da Administração.
	 
	Segundo a doutrina majoritária e decisão hodierna do STF, o rol de princípios pre¬vistos no artigo 37, caput. do texto constitucional é taxativo, ou seja, a Administração Pública, em razão da legalidade e taxatividade não poderá nortear-se por outros princípios que não os previamente estabelecidos no referido dispositivo.

Continue navegando