Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Universidade do Estado de Minas Gerais
Departamento de Ciências do Movimento Humano
Disciplina: Educação Física, teorias pedagógicas, construção curricular 	1º semestre de 2020
Curso: Educação Física – Licenciatura
A V A L I A Ç Ã O
(30 pontos)
Para as afirmações abaixo, considere os textos de Bracht (1996) e de Vago (2009). Assinale V para as verdadeiras ou F para as falsas. Explique sua resposta citando algum fragmento do texto de Bracht (1996) ou de Vago (2009) que melhor justifica sua opção (citação direta com informação de página) argumentando, em seguida, com suas próprias palavras.
Exemplo:
( V ) Para organizar o ensino de Educação Física na escola é imprescindível reconhecer as especificidades desse lugar institucional.
De acordo com Vago (2009, p. 26), “Escola não é clube. Escola não é academia de ginástica. Escola não é centro de treinamento esportivo. A escola não é a rua, ou a praça do bairro. Escola não é tempo nem ‘equipamento’ de lazer. Embora possa estabelecer relações com todos esses lugares, a escola é um tempo e um lugar singular, que não pode ser nem confundido com (nem substituído por) nenhum desses. Fundamental pensar então o que é este lugar, a escola”.
Para que a Educação Física se realize na escola é preciso ter atenção àquilo que é próprio dessa instituição. Nesse sentido, há um pressuposto para seu ensino: o pertencimento da Educação Física à esfera da educação, um direito de todos. Como disciplina, a Educação Física é um dos componentes da escola. Tal pertencimento confere a ela uma identidade como prática da escola – a partir de sua responsabilidade e expectativa social –, organizada por professores da escola, para a formação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhos em seu percurso escolar. Considerar essa premissa é essencial para organizar sua intervenção nesse espaço e tempo singular, portanto, ação fundamental para pensar os sentidos da educação, os sujeitos envolvidos nos processos de escolarização e os saberes da Educação Física como área do conhecimento escolar.
Agora é com vocês 
1. ( ) O corpo humano e seus movimentos são compreendidos em sua totalidade pelo estudo das ciências biológicas e psicológicas.
2. ( ) A prioridade do ensino dos esportes em aulas de Educação Física precisa ser exaltada, uma vez que a prática esportiva melhora a aptidão física dos alunos.
3. ( ) Na perspectiva da cultura corporal de movimento, a Educação Física centra-se nos discursos sobre o movimento e minimiza as experiências corporais de suas práticas pedagógicas.
4. ( ) Ao organizar o ensino do esporte para as aulas de Educação Física na escola, a referência fundamental para os professores deve ser a reprodução de aspectos do esporte profissional. 
5. ( ) As expressões ‘exercício físico’, ‘atividade motora’, ‘prática corporal’ podem ser usadas sem maiores distinções para a compreensão da Educação Física escolar, porque todas dizem do movimento humano.

Mais conteúdos dessa disciplina