Buscar

Adg1 - Geografia da População

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Adg1 - Geografia da População
1) O mundo e a sociedade mudaram muito durante o século XX. Podemos dizer que é um século verdadeiramente revolucionário. Sobretudo na segunda metade do século XX foi possível perceber inúmeras alterações na sociedade mundial.
No período logo após a II Guerra Mundial as populações passaram por diversas mudanças. Entre elas podemos apontar
Alternativas:
· a) o aumento da população economicamente ativa – PEA.
· b) a diminuição do crescimento da população mundial.
· c) a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. Alternativa assinalada
· d)a queda da expectativa de vida.
· e) a diminuição das taxas de fecundidade.
2)Observando a densidade demográfica pode-se verificar que a população mundial está desigualmente distribuída e concentrada em alguns continentes em detrimento a outros. Algumas áreas apresentam elevada concentração humana, enquanto outras, como se pode observar, constituem verdadeiros vazios demográficos, ou seja, territórios que apresentam baixíssima ocupação humana. As maiores concentrações populacionais do planeta se localizam no sudeste da Ásia e no continente europeu. As planícies férteis são áreas de destaque nessas concentrações populacionais. Por outro lado, os territórios desfavoráveis à ocupação humana apresentam densidades demográficas muito baixas.
 
Como sabemos a distribuição da população apresenta diversos fatores que a condicionam. Analise as asserções abaixo avaliado os fatores envolvidos nessa distribuição espacial.
 
I. Fatores físicos ou naturais.
II. Fatores históricos e socioeconômicos.
III. Fatores familiares e tecnológicos
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a) Apenas as afirmações I e II estão corretas. Alternativa assinalada
· b) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
· c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
· d) As afirmações I, II e III estão corretas.
· e) Apenas a afirmação II está correta.
3)As economias de exploração no período colonial se iniciam pelo litoral do Nordeste brasileiro, respectivamente a extração de pau-brasil e a produção de cana-de-açúcar. Tal processo promoveu a densa ocupação da faixa litorânea nessa região. Mais tarde, quando a economia açucareira entra em declínio, somado a descoberta das jazidas auríferas em Minas Gerais, é a região Sudeste que receberá um grande contingente migratório e assistirá ao seu adensamento populacional. Desde então essa região do país passou a ser a mais importante economicamente e, por conseguinte, a mais densamente ocupada em termos territoriais, visto que subsequente à economia aurífera, virá a economia cafeeira e, em seguida, o país ingressará em seu processo de industrialização ao longo do século XX.A população brasileira apresenta nítida concentração da população brasileira em sua área costeira
A respeito dos fator principal que provocou essa concentração, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a) A pobreza e a miséria do interior motivaram esta concentração da população no litoral.
· b)O clima litorâneo e mais agradável, menos frio no inverno e um pouco mais fresco no verão, o que explica a atração de população para esta região.
· c) A melhor infraestrutura de serviços e turística da região atrai uma população que pode pagar por melhores condições de vida.
· d) O interior do país é muito seco, mas a região costeira apresenta melhor umidade. Este fato proporciona mais facilidade na agricultura e no sustento das famílias.
· e) As características históricas e sócio econômicas de nosso país justificam essa desigualdade na distribuição populacional. Alternativa assinalada
4) Dentro dos estudos populacionais a classificação e a utilização de conceitos são fundamentais para a interpretação do comportamento demográfico. Isto porque a cada década, ou a cada geração, podem nascer mais crianças enquanto que em outra podem morrer mais, ou, ainda, década após década as pessoas podem viver mais, e tais situações variam entre os diferentes continentes, países, regiões e até municípios. Por vezes as alterações nesse comportamento podem estar associadas a algum evento facilmente identificável, como doenças que atingem um grande contingente populacional (ebola, AIDS, malária, entre outras), ou até mesmo guerras ou conflitos regionais.Realmente nos estudos populacionais os conceitos são essenciais. Dois entre os principais conceitos são a taxa de natalidade e taxa de fecundidade. Apesar de alguns acharem que eles são iguais, cada um deles designa uma realidade diferente.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente esses conceitos.
Alternativas:
· a) Natalidade é o número absoluto de crianças nascidas vivas, e fecundidade inclui o número de natimortos juntamente com a natalidade.
· b) Enquanto a fecundidade está focada nas mulheres grávidas, a natalidade pretende explicitar o número de nascimentos de bebês.
· c) Os números são semelhantes pois a natalidade é próxima do número de mulheres fecundadas. As diferenças estão no número de abortos e natimortos.
· d) Taxa de natalidade é o número absoluto de bebês nascidos e taxa de fecundidade é a relação entre o número de bebês e o total da população.
· e) A natalidade é à relação entre nascimentos vivos e o total da população. A fecundidade é a relação dos nascidos vivos de mulheres em idade reprodutiva. Alternativa assinalada

Outros materiais