Buscar

Ferramentas Dashboard

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caro estudante, 
 
No decorrer da unidade 1 foram apresentados os aspectos gerais que devem ser levados em conta para a elaboração de uma visualização de dados útil e correta. 
Destacamos que nem toda visualização de dados é útil para determinado fim.  
Conforme Mackinlay (1986), podemos considerar dois aspectos para a visualização que nos auxiliam definir a sua utilidade, a saber, a expressividade e a efetividade. 
Da mesma forma, na construção de um dashboard devemos considerar todos os aspectos mencionados anteriormente a fim de que possamos construir um sistema confiável e com qualidade.
 
Com base nisso:
 
- Escreva um texto dissertativo que analise as principais características de um dashboard com base nos aspectos citados anteriormente e apresente a importância no cenário atual no que diz respeito organizações. 
Seu texto deve ter de 5 a 10 linhas.
 
Referência:
MACKINLAY, J. Automating the design of graphical presentations of relational information. ACM Transactions on Graphics, New York, v. 5, n. 2, 1986, p. 110–141. Disponível em: https://research.tableau.com/sites/default/files/p110-mackinlay.pdf. Acesso em: 23 ago. 2019
Uma visualização pode ser considerada expressiva ou não, se ela é
capaz de mostrar todos os dados de interesse do usuário e nada mais que isso. 
Já a efetividade está relacionada com a facilidade de se compreender os dados apresentados. Para ser efetiva, uma visualização deve ser de rápida percepção e deve induzir à uma quantidade menor de erros de interpretação do que outras formas de se visualizar os mesmos dados. Efetividade e expressividade são aspectos importantes, porque sem essas características, uma visualização pode não ser capaz de enfatizar padrões relevantes nos dados, não trazendo, assim, quaisquer informações novas além daquilo que já é trivialmente conhecido. Além disso, uma visualização também pode ser de difícil entendimento ou, até mesmo, sugerir padrões que na verdade não existem, o que pode levar a uma interpretação errônea dos dados.
Uma visualização é avaliada como expressiva caso seja capaz de apresentar todos os dados de interesse ao usuário e nada mais. Já a efetividade está condicionada em mostrar os dados de forma compreensível, ou seja, para uma visualização alcançar efetividade, ela precisa ser naturalmente perceptível e ocasionar um menor número de erros de interpretação ao usuário. Esses dois aspectos são relevantes, pois uma visualização pode não ser apta em enfatizar padrões valiosos nos dados, consequentemente, não proporcionará novas informações além daquilo que é usualmente conhecido. A visualização pode ser de árduo entendimento ou ocasionar interpretações falsas, que em geral desdizem com o verdadeiro sentido dos dados.

Continue navegando