Buscar

Prova final Economia Objetiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637339) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20697318
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Em casos de necessidade, por parte do governo, em reduzir o índice de inflação, as ações corretas teriam como seu ponto de partida as Políticas Fiscais e Monetárias. Partindo deste referencial, analise as sentenças a seguir:
I- Seria necessário reduzir impostos e aumentar gastos públicos.
II- Seria necessário elevar impostos e reduzir gastos públicos. 
III- Seria necessário elevar impostos e aumentar a taxa de juros.
IV- Seria necessário reduzir a taxa de juros e aumentar a emissão de moeda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Através das contas nacionais é possível registrar e quantificar os principais agregados macroeconômicos de um país. Para efetuar a elaboração destas contas, alguns princípios básicos devem ser observados. Com relação a estes princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Além das transações envolvendo produtos e serviços, são contabilizadas as transações financeiras, como as transferências entre aplicadores e tomadores de empréstimo.
(    ) São contabilizadas as transações de bens e serviços finais, bem como de todos os bens e os serviços intermediários utilizados.
(    ) É contabilizada a produção do próprio período, isto é, não são medidos os valores das transações de bens e serviços de anos anteriores.
(    ) Ao se contabilizar os agregados macroeconômicos, é preciso levar em consideração um período de tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	Na economia de um país, existem problemas a serem resolvidos que são de especial preocupação da Economia, os quais se conhecem como "Problemas Econômicos Fundamentais". Sobre o exposto, associe os itens, utilizando os códigos a seguir:
I- O que e quanto produzir.
II- Como produzir.
III- Para quem produzir.
(    ) Diz respeito a quais bens e serviços serão produzidos. Qual pode ser a preferência dos bens e serviços a produzir, de primeira necessidade ou de luxo? De preferência, bens e serviços para a população ou para ou serviço militar?
(    ) Refere-se a quem serão produzidas as mercadorias e serviços. Preferencialmente para a classe média? A tendência é que as empresas produzam bens e serviços para toda a coletividade.
(    ) Procura resolver a questão de quais técnicas serão adotadas. Quanto às matérias-primas: de onde poderão ser fornecidas? Precisa-se mais de capital humano ou mais bens de capital (maquinaria e equipamentos)? 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - III - I.
	4.
	Sendo um dos pontos fundamentais da análise microeconômica, temos o conceito de Utilidade Marginal. A Teoria Marginalista foi estruturada sobre o conceito de Utilidade Marginal, ou simplesmente de "Marginalismo", tendo sua origem na obra do economista britânico William Stanley (1835-1882), intitulada de "Teoria da Política Econômica", cuja publicação se deu no ano de 1871. Sobre o princípio da Utilidade Marginal Decrescente, analise as sentenças a seguir:
I- A utilidade de um bem não pode ser medida, mesmo que de forma subjetiva.
II- A utilidade total de um bem é considerada infinita, nunca se chega a um ponto de saturação. 
III- O consumo de unidades adicionais de determinada mercadoria acrescenta montantes decrescentes de utilidade a sua utilidade total. 
IV- O consumo de unidades adicionais de determinada mercadoria acrescenta montantes cada vez maiores de utilidade a sua utilidade total.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	5.
	O mercado econômico funciona como um espaço de interação constante entre os diferentes agentes econômicos. Uma das vantagens da existência do mercado é que, quanto mais consumidores, maior será a necessidade de produtos ou serviços, e maior será a quantidade de empresas dispostas a oferecê-los. De outro lado, uma das desvantagens é que:
	 a)
	Os consumidores e as empresas nem sempre concordam com os bens e os serviços que a sociedade precisa, assim as empresas sempre produzem bens com menor custo.
	 b)
	A sociedade não é feita somente de consumidores com renda disponível para satisfazer as suas necessidades; logo, quem não tiver renda disponível não terá sua necessidade atendida.
	 c)
	A sociedade é feita de consumidores prestes a satisfazer suas necessidades, porém as empresas nunca procuram satisfazer as necessidades dos consumidores.
	 d)
	As empresas estão sempre prestes para satisfazer as necessidades das pessoas, mas as pessoas preferem poupar.
	6.
	A economia é uma ciência social, portanto, constituída por pessoas, que estão envolvidas em muitas atividades, como compra, venda, produção, trabalho etc. O fluxo circular de renda, composto pelo fluxo real e pelo fluxo monetário, oferece uma forma simples de organizar todas as transações econômicas que ocorrem em torno das famílias e das empresas no mercado. Analise as sentenças a seguir:
I- No Fluxo Real apresentam-se os recursos produtivos oriundos das empresas destinados às famílias.
II- A economia do mercado relativa ao Fluxo Monetário refere-se aos recursos financeiros que as famílias obtêm através dos trabalhos executados no interior das empresas.
III- O Mercado de Recursos de Produção é o "lugar" no qual as famílias concedem seus recursos disponíveis e as empresas os captam.
IV- No Mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm função de venda ou oferta; as famílias, por sua vez, de demanda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	O desenvolvimento das economias de mercado evoluíram para diferentes formas ao longo de seu processo de maturação. Houve momentos mais prósperos e outros de depressão econômica - como aquele durante a grande crise de 1929. Com relação ao contexto em que se organiza o capitalismo no mundo, analise as sentenças a seguir:
I- O período anterior ao neoliberalismo da década de 1990 é caracterizado como "capitalismo organizado", uma vez que buscou conciliar crescimento econômico com democracia.
II- No Brasil, a necessidade de uma nova forma de organizar o desenvolvimento do capitalismo após a década de 1970 ocorreu, principalmente, devido à desaceleração econômica e aos altos índices de inflação.
III- Uma das propostas concretas do neoliberalismo é o fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores com vistas à diminuição do desemprego e ao aumento da regulamentação no mercado de trabalho.
IV- O projeto neoliberal promoveu um crescimento sustentado da economia mundial, gerando redução da desigualdade tanto nos países centrais quanto nos periféricos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 7 foi Cancelada.
	8.
	A política econômica é um conjunto de ações do governo, visando atingir fins econômicos de curto ou longo prazo. Dentre elas, podemos citar as políticas: Fiscal, Monetária, Cambial, Comercial e de Rendas. Sobre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Política Fiscal compreende a política decontrole dos gastos públicos e a política de arrecadação de impostos.
(    ) A Política Monetária serve para o controle da inflação e o desemprego, através da quantidade de dinheiro em circulação.
(    ) A Política Cambial visa estabelecer o valor da moeda nacional em relação às estrangeiras.
(    ) A Política de Rendas visa interferir nos preços e salários praticados no mercado, tendo como objetivo atender aos interesses sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	9.
	A elasticidade-preço da procura apura o grau de sensibilidade das quantidades procuradas em função da variação no preço das quantidades. Matematicamente, esta análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da procura. Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da procura: Procura Elástica, Elasticidade Unitária e Procura Inelástica. Com relação a esses grupos, analise as sentenças a seguir: 
I- Na procura elástica, a variação relativa das quantidades procuradas é menos do que o proporcional à variação relativa dos preços.  
II- Na procura inelástica, um aumento nas quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços.         
III- Na elasticidade unitária, a variação relativa das quantidades procuradas é exatamente proporcional à variação relativa dos preços. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo. Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.
	 b)
	Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço.
	 c)
	O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços.
	 d)
	No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis.
	11.
	(ENADE, 2015) Ao refletir sobre a origem e a dinâmica da ascensão chinesa, Giovanni Arrigui levantou questões e promoveu algumas reflexões sobre a temática. Nas palavras do autor:
"Mas como a China se tornou tão importante? A que a combinação de ações e de circunstâncias podemos atribuir essa transformação econômica extraordinária, provavelmente a mais [...] notável da história, segundo Stiglitz? [...] Na busca de respostas a estas perguntas começaremos descartando o mito de que é possível atribuir a ascensão chinesa a sua suposta adesão ao credo neoliberal". 
Para descartar a alternativa de adesão ao credo neoliberal pela China, Giovanni Arrigui defende que os resultados chineses são devidos:
I- À desregulamentação plena, de moda que a produção é equilibrada pela lei da oferta e demanda, e a liberdade de atuação no mercado interno sem concorrência.
II- Às privatizações de empresas estatais chinesas e aos investimentos realizados em educação e em projetos de infraestrutura.
III- À ruptura com a dependência do capital chinês ultramarino, de Hong Kong especialmente, e à abertura, sem restrições, aos capitais japoneses, norte-americanos e europeus. 
IV- Ao gradualismo das reformas, que contrariam as terapias de choque defendidas pelo Consenso de Washington, e à desregulamentação seletiva, sem redução do controle do Estado sobre a economia.
V- À reserva de mão de obra barata e baixa qualificação, que tencionou os níveis de desemprego, e à aliança entre governos, com ênfase na suspensão de direitos trabalhistas. 
Está correto o que se afirma em:
FONTE: ARRIGHI, G. Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do século XXI. São Paulo. Boitempo. 2008.
	 a)
	I, apenas.
	 b)
	II, apenas.
	 c)
	III e V, apenas.
	 d)
	IV, apenas.
	12.
	(ENADE, 2012) O Brasil produz e distribui cerca de 44 milhões de metros cúbicos de água por dia. Destes, 15 milhões são coletados através de redes gerais, mas apenas 5 milhões de metros cúbicos são retornados ao meio ambiente com tratamento adequado. Cerca de 39 milhões de metros cúbicos de água não são retornados com tratamento, sendo, em grande parte, despejados in natura no solo ou em cursos d'água. O volume de água que, a cada mês, é distribuído para consumo e que não retorna ao ciclo natural com o tratamento adequado equivale à metade do volume de água contido na Baía da Guanabara. A cada ano, esse volume tem a ordem de grandeza equivalente a seis baías da Guanabara. As consequências mais conhecidas da falta de redes de água e de esgoto manifestam-se na forma de uma proliferação de doenças gastrointestinais que sobrecarregam o serviço de saúde pública. Essas doenças e a mortalidade infantil diminuem o capital humano dos indivíduos mais pobres. Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As consequências a que se referem os autores no texto podem ser denominadas como externalidades e constituem falhas de mercado.
PORQUE
II- O uso de mecanismos de regulação é recomendado como forma de eliminar falhas de mercado. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TUROLLA, F. A.; OHIRA, T. H. Disponível em: http://www.sober.org.br. Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando