Buscar

atividade 1 de cardiorrespiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nesse sentido, em relação às estruturas que compõem o sistema respiratório, escreva a diferença entre a faringe e a laringe e cite exemplos de algumas estruturas que as compõem. 
 
Faringe e laringe são duas estruturas encontradas na região do pescoço dos vertebrados. A principal diferença entre faringe e laringe é que faringe é uma parte de um canal alimentar, que se estende desde a cavidade nasal e boca até a laringe e o esôfago, enquanto a laringe é a porção superior da traqueia. Tanto o ar quanto a comida passam pela faringe. O ar entra na laringe e a comida entra no esôfago. A parede da laringe é composta de cartilagem. A laringe também é chamada de caixa vocal, pois contém cordas vocais. O ar que passa pela laringe produz som. 
Estruturas da Faringe. 
A faringe é um órgão tubular com a forma de um funil, com cerca de 12 a 14 cm de comprimento e uma amplitude de cerca de 35 mm no seu segmento superior e cerca de 15 mm no inferior. Estende-se frente da coluna vertebral e mantém estreitas ligações com quatro órgãos: as fossas nasais, a cavidade bucal, a laringe e o esófago. 
Tendo em conta estas ligações, é possível distinguir três segmentos diferentes: A faringe superior, igualmente denominada nasofaringe ou rinofaringe, a parte mais larga do órgão, estende-se desde a base do crânio até a parte posterior do palato mole. Ligada pela sua face anterior as fossas nasais, forma uma espécie de passagem sem saída que se dirige para baixo, estabelecendo a ligação direta com a faringe média. 
Nesta zona da faringe, existem umas estruturas específicas: na parte superior, no teto da nasofaringe, existe uma formação de tecido linfoide, a amígdala faríngea, enquanto que nas paredes laterais, em ambos os lados, desaguam uns pequenos canais provenientes do ouvido médio as trompas de Eustáquio (em honra de um médico italiano do século XVI). 
 Estruturas da laringe. 
A laringe possui estrutura semirrígida, conceitualmente, a laringe é um arcabouço esqueleto membranoso com as funções de respiração, fonação e proteção das vias aéreas. 
Durante a puberdade no homem, a laringe cresce rapidamente em tamanho e as pregas vocais tornam-se cerca de 1 cm mais longas, fazendo com que o limite inferior o tom de voz caia uma oitava. Nas mulheres, estas alterações, inclusive no tom de voz, são mais acentuadas. A laringe é palpável anteriormente, sendo importante referencial em anatomia de superfície. Relaciona-se posteriormente com a laringofaringe (CARDOSO e RUBINSTEIN, 2004). 
A laringe é um tubo de formato irregular, sustentado por peças cartilaginosas irregulares articulados que une a faringe à traqueia. A cartilagem é a responsável pela manutenção da abertura da luz da laringe, garantindo sempre a livre passagem do ar. Este órgão consiste em uma série de cartilagens, sendo que as maiores, a tireoide, cricóide é a maior parte das aritenóides, são do tipo hialino, enquanto as demais, são do tipo elástico. 
 
 
http://depto.icb.ufmg.br/dmor/anatmed/laringe.htm. Acesso em: 12 set. 2020. https://www.portalsaofrancisco.com.br/corpo-humano/faringe. Acesso em: 12 set. 2020. 
https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/6335/...?sequence=1. Acesso em: 12 set. 2020. https://www.todamateria.com.br/laringe/. Acesso em: 12 set. 2020.

Continue navegando