Buscar

Resumo sobre Transporte Ativo e Passivo na Membrana Plasmática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo sobre Transporte Ativo e Passivo na Membrana Plasmática
Transporte Passivo
A difusão através da membrana é dividida em dois tipos, a simples e a facilitada. A difusão simples significa que o movimento cinético das moléculas ou dos íons acontece por meio de uma abertura na membrana ou pelos espaços intermoleculares, sem que ocorra qualquer interação com as proteínas transportadoras da membrana. A intensidade da difusão é determinada pela quantidade de substância disponível, pela numero e tamanhos das aberturas, das quais as moléculas de íons podem se mover e pela velocidade do movimento cinético. Pode ocorrer por meio de duas vias: 
· Pelos interstícios da bicamada lipídica, caso a substancia seja lipossolúvel.
Um fator importante que ajuda a determinar a velocidade de difusão de uma substancia pela membrana, é a lipossolubilidade das moléculas, como por exemplo a do oxigênio, do nitrogênio, do dióxido de carbono dentre outras, são altas. Assim, todas elas podem se difundir através da membrana pela bicamada. A velocidade da difusão das substancias é diretamente proporcional a sua lipossolubilidade, como o oxigênio que pode ser levado para o interior da célula quase como se não houvesse membrana.
· Pelos canais aquosos que penetram por toda espessura da membrana, por meio de alguma das grandes proteínas.
Do mesmo modo que as lipossolúveis, o processo acontece com as hidrossolúveis nas soluções aquosas. Ainda que a água seja insolúvel nos lipídios, ela passa com facilidade através da membrana pelos canais das moléculas de proteína ou por toda espessura da membrana. Outras moléculas insolúveis em lipídios podem passar pelos canais dos poros das proteínas do mesmo modo que as moléculas de H2O, sendo elas suficientemente pequenas e hidrossolúveis. Por exemplo, o diâmetro da molécula de ureia é 20% maior que a de água e sua difusão através da membrana é 1000x menor. Levando em conta a velocidade que a água consegue atravessar, a intensidade de penetração da ureia ainda permite o transporte rápido em poucos minutos.
As proteínas canais são caracterizadas por duas diferenças importantes: 1. Elas são seletivamente permeáveis a substancias especificas e 2. Muitos dos canais são como comportas, podem ser abertos e fechados.
Permeabilidade seletiva é o transporte de moléculas especificas pelos canais de proteína variando sua seletividade pelas características como forma, a natureza elétrica da molécula, como também ligações químicas, dentre outras, um exemplo conhecido é o canal de sódio (Na+), onde a superfície interna do canal possui uma carga fortemente negativa. Essas cargas puxam os íons de sódio desidratado que, uma vez dentro do canal, se dispersam em qualquer direção seguindo as leis de difusão (da maior concentração para a menor). 
A difusão facilitada requer a participação de uma proteína transportadora, que ajuda na passagem de íons ou moléculas pela membrana por meio de ligações químicas, identificando a molécula e os transportando de fora para dentro, ou vice e versa, através da membrana. Essa difusão diferente, de modo importante, da difusão simples da seguinte forma: Apesar da velocidade da difusão simples aumentar em proporção direta a concentração da substancia difusora, na difusão facilitada a velocidade da difusão tende ao máximo à medida que a concentração da substancia difusora aumenta.
 
Transporte Ativo 
As vezes é necessário que concentrações do liquido intracelular seja maior que a extracelular, no caso do potássio, de outro modo é necessário uma alta concentração extracelular quanto a concentração intracelular no caso do sódio. Nenhum dos dois exemplos pode sofrer difusão simples porque, ao passar do tempo, as concentrações seriam iguais no produto final. Dessa forma, é necessário que alguma fonte de energia realize o deslocamento de potássio para o interior da célula e de sódio para o exterior da célula. Quando a membrana transporta moléculas ou íons para o interior (ou exterior) contra um gradiente de concentração, o processo é chamado de transporte ativo.
Esse tipo de processo é dividido em dois tipos, de acordo com o tipo de energia utilizado por eles; transporte ativo primário e transporte ativo secundário
· Transporte Ativo Primário 
As moléculas que são transportadas por esse meio, estão o sódio, potássio, o cálcio, o hidrogênio, o cloreto e alguns íons. 
O mecanismo de transporte ativo mais conhecido é a bomba de sódio-potássio, processo que bombeia íons de sódio para fora da célula, enquanto, ao mesmo tempo, também bombeia íons de potássio para dentro da célula. É responsável pela manutenção das diferentes concentrações entre o sódio e potássio através da membrana, bem como pelo estabelecimento da voltagem elétrica negativa dentro das células. A proteína transportadora é uma bomba composta por duas proteínas globulares separadas: A maior chamada de subunidade α e a menor chamada de subunidade β. Não se conhece ao certo a função da proteína menor, já a proteína maior possui três características especificas importante para o funcionamento da bomba: 
1. Ela contém três locais receptores para ligação de íons de sódio na parte da porteira que fica dentro da célula.
2. Possui dois locais receptores de potássio na porção exterior da célula
3. A porção interna dessa proteína, perto do local de ligação do sódio, tem atividade ATPase. 
Quando dois íons de potássio se ligam na parte exterior e três íons de sódio se ligam na parte interna da proteína transportadora, a função da ATPase se ativa, clivando uma molécula de ATP(Adenosina trifosfato), gerando um ADP(Adenosina Difosfato) e um fosfato inorgânico(Pi) de alta energia cinética. Acredita-se que a energia liberada altere a química e a conformidade da molécula da proteína transportadora fazendo com que a bombeie os íons de K+ e Na+ nas conformes direções. 
· Transporte Ativo Secundário
Ocorre quando o transporte endergônico de um soluto está acoplado a um fluxo exergônico de um soluto diferente que era originalmente bombeado para cima pelo transporte ativo primário. Para o Na+ levar com ele outras substancias, é preciso um mecanismo de ligação, que é feita por outra proteína transportadora na membrana. O transportador atua como local de ligação para o íon sódio e para a outra molécula ser Co transportada. Quando ligados, o gradiente de energia do íon sódio faz com que o ambas sejam transportadas para o interior da célula.

Continue navegando