A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
avaliacao II DEMONSTRATIVO CONTABIL NAT

Pré-visualização | Página 1 de 1

Acadêmico:
	Natália dos Reis da Silva (1158249)
	Disciplina:
	Análise das Demonstrações Contábeis (CON32)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637303) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	20359426
Parte superior do formulário
	1.
	Tem por finalidade demonstrar os percentuais do patrimônio líquido, que estão aplicados e lançados no Ativo Não Circulante. Quanto maior for o investimento, menores serão os recursos próprios aplicados no ativo circulante e maior será a busca por capitais de terceiros para financiar o ativo circulante. A que situação se refere?
	
	a) Imobilização do Patrimônio Líquido.
	
	b) Imobilização dos Recursos Não Correntes.
	
	c) Imobilização do Passivo Circulante.
	
	d) Imobilização do Endividamento.
	 
	 
	2.
	Giro do ativo, também conhecido como turnover asset, é um dos principais indicadores da atividade da empresa. Através dele, o gestor analisa o resultado obtido da relação entre as vendas do período e os investimentos totais realizados pela empresa, representados pelo ativo total médio. Sobre o giro do ativo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É calculado a partir da relação entre a receita operacional líquida (ROL) e o ativo total (AT).
(    ) Também é conhecido como turnover asset.
(    ) O índice indica o nível de deficiência dos recursos aplicados na empresa.
(    ) Considera-se um bom resultado quando for maior que 1,00.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	3.
	Com base nas demonstrações contábeis elaboradas pelas empresas, pode-se retirar alguns dados para proceder com os cálculos de diversos índices. Tais índices servem para estabelecer parâmetros para realizar análises mais completas do que somente considerando os montantes das contas contábeis. Sobre os índices de Estrutura de Capital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Participação de Capitais de Terceiros representa o percentual de capital de terceiros com relação ao valor do patrimônio líquido, demonstrando a dependência da empresa com relação aos recursos oriundos dos terceiros.
(    ) O Endividamento indica a relação de dependência da empresa com relação ao capital próprio, gerado pela própria empresa através das vendas ou prestação de serviços.
(    ) A Imobilização do Patrimônio Líquido tem por finalidade demonstrar que percentuais do patrimônio líquido estão aplicados no Imobilizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V.
	
	b) V - F - F.
	
	c) F - V - V.
	
	d) V - V - F.
	 
	 
	4.
	O capital de terceiros em relação ao capital próprio (investido pelos sócios) resulta numa dependência muito grande para a empresa. Isto pode resultar em falência, pelo alto grau de endividamento com relação ao valor do patrimônio líquido, e é decorrente da necessidade de renovação do ativo. Este índice mostra sua importância e a dependência com relação ao capital de terceiros. É determinado através do índice de:
	
	a) Liquidez Seca.
	
	b) Liquidez Geral.
	
	c) Endividamento.
	
	d) Liquidez Corrente.
	 
	 
	5.
	Matarazzo (2010) afirma que o índice de liquidez indica quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada $ 1,00 que a empresa possui no Passivo Circulante. A Cia. Misteriosa, em 31/12/2010, apresentou um índice de Liquidez Corrente de 1,80; um índice de Liquidez Geral de 1,60; o valor do seu Ativo Circulante de $ 360.000,00 e seu Passivo Não Circulante no valor de $ 300.000,00. Com base nessas informações, qual será o valor do passivo circulante da Cia. Misteriosa?
FONTE: MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	
	a) $ 360.000,00.
	
	b) $ 180.000,00.
	
	c) $ 300.000,00.
	
	d) $ 200.000,00.
	 
	 
	6.
	Para fins de análise, os indicadores de liquidez mostram a situação financeira de uma empresa e não a sua capacidade de pagamento, que está relacionado ao fluxo de caixa. Quando queremos saber a liquidez seca, um item é fundamental. Que item é este?
	
	a) É o saldo de caixa, excluído do disponível.
	
	b) É o estoque, excluído do ativo circulante.
	
	c) É o imobilizado, adicionado ao disponível.
	
	d) É a conta bancos, excluído do ativo circulante.
	 
	 
	7.
	Este índice representa qual a capacidade que a empresa tem de pagar suas dívidas, na hipótese extrema de a empresa sofrer uma paralisação de suas vendas, ou se o seu estoque se tornar obsoleto. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Liquidez seca.
	
	b) Liquidez dinâmica.
	
	c) Liquidez total.
	
	d) Liquidez imediata.
	 
	 
	8.
	A lucratividade é um instrumento útil para interpretação do desempenho econômico da empresa. Assim, ela pode ser analisada e avaliada sob vários ângulos, dependendo da profundidade da análise que se busca. Com isso, são utilizados alguns Índices de Lucratividade diferentes, cada um buscando analisar um foco específico. Sobre esses índices, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lucratividade Bruta.
II- Lucratividade Operacional.
III- Lucratividade Líquida do Exercício.
(    ) É calculada através do quociente entre o lucro operacional líquido (LOL) e a receita operacional líquida (ROL).
(    ) É obtida pelo quociente entre lucro operacional bruto (LOB) e a receita operacional líquida (ROL).
(    ) É calculada após a dedução da provisão para imposto de renda (PIR) do lucro líquido antes dos impostos (LAI) sobre a receita operacional líquida (ROL).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - III - I.
	
	b) I - II - III.
	
	c) III - II - I.
	
	d) II - I - III.
	 
	 
	9.
	A rentabilidade é o resultado das operações da empresa em um determinado período com relação aos investimentos realizados. Ela envolve todos os elementos econômicos, operacionais e financeiros do empreendimento. Como a rentabilidade está diretamente relacionada ao resultado da empresa, inicia-se apurando as margens (lucratividade) obtidas com a realização das atividades da empresa. Sobre a rentabilidade, analise as seguintes sentenças:
I- Os índices deste grupo mostram qual a rentabilidade dos capitais investidos, isto é, quanto renderam os investimentos e qual o grau de êxito econômico da empresa.
II- Os indicadores de rentabilidade abrangem os aspectos financeiros na análise empresarial, o potencial de vendas e por final, a evolução dos investimentos. 
III- A atenção do gestor deverá estar concentrada na habilidade da empresa de gerar resultados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença III está correta.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	10.
	A Taxa de Retorno sobre Investimentos - TRI - é um índice que mostra quanto a empresa obteve de lucro líquido em relação ao valor aplicado. É uma medida de capacidade que a empresa possui para gerar lucro líquido. Referente a esse índice, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O lucro líquido é apurado através da DRE, que é a receita menos os custos e as despesas, é o lucro dos acionistas.
(    ) Para decidir-se por um investimento, primeiro se analisa seu tempo de investimento.
(    ) A Taxa de Retorno sobre investimentos - TRI - resulta no método chamado de pay-back, em que se pode apurar a quantidade de anos para o retorno do investimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V.
	
	b) V - V - F.
	
	c) V - F - V.
	
	d) F - V - V.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.