Buscar

prova 3 Contabilidade Comercial

Prévia do material em texto

1.
	Antes de constituir uma empresa, é necessário que se faça um cuidadoso planejamento, bem como seja definida uma série de aspectos pelo futuro empresário. Análise de mercado, definição de metas, expectativa de custos, delimitação do capital social, montante de investimentos, entre outros, são pontos primordiais que devem ser analisados no início de qualquer atividade empresarial. Uma das decisões mais importantes é a escolha do formato jurídico da empresa. Para esses empreendedores, a legislação brasileira coloca à disposição várias formas para organizar sua atividade, seja sozinho ou com sócios. De acordo com o Código Civil de 26 de dezembro de 2002, artigo 1052, existe a responsabilidade limitada e ilimitada dos sócios. Disserte sobre o que envolve a responsabilidade limitada e ilimitada dos sócios.
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10629.htm. Acesso em: 10 jul. 2019.
	Resposta Esperada:
A Sociedade Empresária Limitada é regida pelo Código Civil brasileiro, em seus artigos 1052 a 1087. É constituída por duas ou mais pessoas, sendo a responsabilidade de cada sócio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. Não existe a exigência de um capital social mínimo, tampouco que este esteja totalmente integralizado no momento da sua constituição. Além disso, as relações dos sócios devem observar o Contrato Social redigido para abertura da empresa. Nele se estipulam as regras de funcionamento da empresa, bem como os direitos e as obrigações dos membros da sociedade e de seus sucessores. Na sociedade de responsabilidade ilimitada, em que todos os sócios são responsáveis, sem qualquer limite, por todas as dívidas contraídas pela sociedade, sendo-lhes exigido o respetivo pagamento nem que para isso tenham de vender o seu patrimônio pessoal. Um exemplo de sociedade de responsabilidade ilimitada é a sociedade em nome coletivo, ou seja, os indivíduos formam a sociedade e todos concordam em fornecer uma parcela do trabalho. Recebem uma parcela do lucro e partilham todos os prejuízos e todas as dívidas.
	2.
	A Provisão para Créditos de Liquidez Duvidosa - PCLD - pode ser realizada em qualquer tipo de empresa comercial, industrial ou prestadora de serviços. O objetivo dessa provisão é cobrir possíveis perdas no recebimento de suas contas a receber. Sobre a PCLD, disserte sobre os aspectos a seguir:
a) A constituição da PCLD é obrigatória?
b) Existe uma fórmula padrão para calcular o montante da PCLD a se provisionar?
	Resposta Esperada:
a) Não é obrigatória a constituição da PCLD. 
b) A forma de apurar o valor da PCLD varia de empresa para empresa, cada empresa pode estipular a forma de apurar esse valor da forma que achar mais coerente.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando