Buscar

PROVA GEOMORFOLOGIA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os fatores que influenciam diretamente nas relações processuais na formação das vertentes são a declividade, os fatores climáticos e, ainda, a litologia. Podemos constatar a complexidade do estudo das vertentes, em que vários foram os estudiosos que se dedicaram a tal estudo, porém a conceituação de Alfred Jahn (1954) merece destaque, pois relata o:
	a) Balanço morfogenético e a dinâmica das vertentes como sistema aberto.
	b) Balanço morfodinâmico e a dinâmica das vertentes como sistema semiaberto.
	c) Balanço morfogenético e a dinâmica das vertentes como sistema fechado.
	d) Balanço morfodinâmico e a dinâmica das vertentes como sistema fechado.
2.	Entre os elementos estudados na disciplina de Geomorfologia estão as vertentes, e com ela se estudam inúmeros fenômenos responsáveis pela modelagem da paisagem. Um desses fenômenos se destaca por apresentar risco à vida de população que habita as vertentes, que são chamados de movimento de massa. Os geomorfólogos designam movimentos de massa quando:
	a) Parte de uma vertente fica estável, e os materiais envolvidos movimentam-se pela ação do intemperismo.
	b) Parte de uma vertente fica estável, e os materiais envolvidos movimentam-se pela ação do intemperismo e fratura de rochas, formando uma bacia sedimentar.
	c) Parte de uma vertente fica instável, e os materiais envolvidos movimentam-se pela ação da gravidade.
	d) Parte de uma vertente fica estável, e os materiais envolvidos movimentam-se pela ação da gravidade.
3.	É sabido que o estudo das vertentes é de suma importância para levantamentos geomorfológicos, pois envolve agentes modeladores da superfície terrestre. Entre alguns processos, destacamos os movimentos de massa, pois estes se distinguem de acordo com alguns critérios. Sobre os critérios empregados que distinguem os movimentos de massa, assinale a alternativa CORRETA:
	a) No material, no conteúdo de água do subsolo, na perda da vegetação, no solo muito intemperizado e na ação antrópica.
	b) O material, o solo saturado de água, na velocidade, no mecanismo e o tipo do movimento.
	c) No índice pluviométrico, no solo muito intemperizado e na ação antrópica e no conteúdo de água do subsolo.
	d) No índice pluviométrico, na perda da vegetação, no solo muito intemperizado e na ação antrópica.
4.	O tectonismo são movimentos que ocorrem na parte interna da Terra. São movimentos capazes de importantes transformações na superfície, independente do local de origem e de que forma ocorre. Sejam movimentos verticais ou horizontais, são potencialmente transformantes. Sobre os movimentos tectônicos que atuam diretamente na formação do relevo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os fenômenos associados ao estudo do tectonismo incluem os falhamentos e os dobramentos. Os terremotos são eventos associados ao tectonismo. 
( ) A ordem dos fenômenos tectônicos ocorre em nível local, pois a disposição das placas tectônicas está sujeita à sua fragmentação, força e movimento. Suas bordas liberam energia conforme o seu deslocamento.
( ) Os dobramentos e/ou falhamentos são processos naturais, processados no exterior da crosta, e não na superfície, como aparentam ser. Exercem pouca influência na formação do relevo.
( ) Os movimentos horizontais são movimentos tectônicos responsáveis pela elevação da crosta, formando os grandes cinturões montanhosos, a exemplo da Cordilheira dos Andes e dos Alpes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - V - F.
	b) F - F - F - V.
	c) V - V - F - V.
	d) F - V - F - V.
5.	A orogênese e a epirogênese são fenômenos decorrentes de processos endógenos (relativos a processos no interior da crosta terrestre). Esses movimentos são importantes, pois modelam o relevo impedindo o seu aplainamento. Quanto à atuação da orogênese e epirogênese na formação do relevo, analise as sentenças a seguir:
I- A orogênese foi o grande responsável pelos cinturões montanhosos, como a Cordilheira do Himalaia e dos Andes. 
II- A epirogênese foi o movimento responsável pela deformação e elevação de extensas regiões da Terra, em especial nos Alpes e nas Cordilheiras dos Andes. 
III- As características principais dos processos epirogenéticos são os movimentos verticais e a tímida perturbação das rochas afetadas. 
IV- Um produto típico do movimento epirogenético negativo são as bacias sedimentares intracratônicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	d) Somente a sentença I está correta.
6.	Os processos geomorfológicos podem ser caracterizados por sua funcionalidade. Assim, podemos destacar sistemas distintos em sua classificação: eles podem ser abertos, fechados ou controlados. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Os sistemas abertos se relacionam em constante troca de matéria e energia.
	b) Os sistemas controlados exercem seus domínios em determinado tempo, são controlados por processos naturais.
	c) Os sistemas fechados não permitem troca de energia e matéria.
	d) Os sistemas abertos recebem energia, porém não recebem matéria em sua dinâmica.
7.	Os processos exógenos são os grandes modificadores da crosta terrestre e, consequentemente, responsáveis pelas paisagens mais diversificadas do mundo. O trabalho desses agentes é denominado de erosão, que pode ser feita pela ação da chuva, vento ou, ainda, pela ação do gelo. Sobre a erosão, analise as sentenças a seguir:
I- Em um sentido mais amplo, a erosão consiste no desgaste, da rocha, bem como na remoção dos detritos através dos processos atuantes no interior da terra. 
II- A erosão é um processo natural e acelerado. 
III- O processo erosivo pode ser analisado em três etapas: desagregação, transporte e sedimentação.
IV- Os processos erosivos nas rochas inicia-se primeiramente com seu rompimento, em virtude do intemperismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	d) Somente a sentença II está correta.
8.	As correntes ideológicas que compreendem a geomorfologia dividiram-se em duas fortes vertentes, abarcando conceitos, ciclos e elementos diferenciados empregados em seus estudos, evidenciando as diferentes contextualizações histórico-culturais, cruzando continentes. De acordo com as duas correntes epistemológicas em geomorfologia, assinale a alternativa CORRETA que envolve a natureza dessas correntes:
	a) Anglo-saxônica e espanhola.
	b) Anglo-americana e germânica.
	c) Polonesa e portuguesa.
	d) Inglesa e americana.
 
 
9.	A geomorfologia tem como foco de estudo o relevo terrestre. Importantes estudiosos questionaram sua existência e eficiência como ciência. Sua afirmação como ciência geográfica ocorreu após o renascimento, sendo inexpressiva por um longo tempo. Veio a se consolidar de forma mais eficiente anos mais tarde. Sobre a evolução do conhecimento geomorfológico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos grandes fluvialistas foi James Hutton, que foi também um dos fundadores da geomorfologia moderna.
( ) A evolução da geomorfologia teve a contribuição de vários estudiosos: Da Vinci e Bernard Palissy foram os primeiros a questionar os mecanismos da erosão fluvial.
( ) A geomorfologia estuda um único sistema naturalmente. Energia, matéria e estruturas são sistemas isolados que não compõem o estudo da ciência geomorfológica.
( ) A evolução da geomorfologia como ciência ocorreu a partir do século XX, quando os fenômenos naturais eram melhor observados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - V - F - F.
	b) F - V - V - F.
	c) F - F - V - V.
	d) V - F - F - V.
 
 
10.	O estudo do arranjo dos sistemas geomorfológicos abarcam variáveis importantes a serem consideradas: matéria, energia e estrutura. Tais sistemas podem ser classificados de acordo com o critério funcional ou segundo a sua complexidade estrutural,o que propicia uma maior exatidão e aplicação no foco de suas pesquisas. Acerca da teoria dos sistemas geomorfológicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foi Arthur N. Strahler que introduziu na geomorfologia a teoria dos sistemas gerais que, posteriormente, foi aprimorada e discutida por outros autores.
( ) Na composição dos sistemas, vários aspectos importantes precisam ser considerados, tais como as características químicas, físicas e biológicas.
( ) Os sistemas podem ser classificados de acordo com a funcionalidade, complexidade funcional e biologicamente alicerçado ao meio ambiente.
( ) Os sistemas morfológicos são compostos somente pela associação das propriedades físicas do fenômeno, constituindo os sistemas menos complexos das estruturas naturais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - F - V.
	b) F - F - V - F.
	c) V - V - F - F.
	d) F - V - V - V.

Outros materiais