Buscar

trabalho portifólio 1

Prévia do material em texto

UM OLHAR PARA O LIXO
Barros, Tamires
Uninter 
RESUMO
O trabalho baseia se em uma análise de um lixão localizado nas imediações de uma cidade. Tendo como objetivo nesse trabalho analisar os impactos desse local na população. O despejo do lixão a céu aberto está afetando muito o meio ambiente. Quando é feita a queimada do lixão, a cidade ao lado fica encoberta de fumaça tóxica, o que prejudica os moradores da cidade.
INTRODUÇÃO
Este trabalho falara sobre o meio ambiente que é algo muito preciso uma das relíquias do ser humano, o planeta terra é algo tão bom todo o meio ambiente que nele existe deveria ser bem cuidado, já que muitos dos recursos podem se acabar. Isso porque muitas pessoas sem respeito não dão tanta importância e continuam poluindo constantemente. Em um lixão a céu aberto o acúmulo de lixo ameaça os moradores próximos e retrata bem está realidade. Além de problemas respiratórios, causados pela queima do material tóxico, ainda a riscos de proliferação de ratos e insetos que transmitem doenças. 
MEIO AMBIENTE SE SEUS CUIDADOS
Um lixão a céu aberto, localizado a 500m da cidade de Santo Inácio (PR) traz grandes riscos aos moradores próximos. Isso porque o local convive com um acúmulo de lixo, além de ficar próximo a um matadouro. Nas fotos, é possível ver o perigo eminente do recinto. Quando é feita a queimada do lixão, a cidade que é próxima a 500m se torna poluída por fumaça tóxica. Além disto, o recinto ainda serve como um criadouro de mosquito da dengue, possibilitando assim que proliferação do Aedes Aegypt, transmissor de doenças dengue, zica, entre outros.
O lixão também abriga muitos animais peçonhentos como cobra, aranhas e escorpiões. Existe a possibilidade de que eles migrem para residências próximas e acabem ferindo crianças e adultos de forma grave. Quem são os mais prejudicados com tudo isso são os moradores próximos ao local. Quando falamos em meio ambiente é importante saber que estamos da nossa vida. Ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que existem na terra,que afetam o ecossistema e a vida dos seres que vivem nelas. A poluição nos rios causa morte dos peixes, causa mau cheiro e desenvolve muitos microorganismos nos rios, facilitando proliferação de doenças, no caso de enchentes. A poluição sonora nas grandes cidades é um efeito provocado por sons em determinado volume. Tudo isso pode trazer graves danos a saúde humana e de outros animais. A palavra poluição já diz tudo, contaminação ao meio ambiente, e isso prejudica nossa vida em geral. O mais estranho é que ela é provocada por nós mesmos, seres humanos. As conseqüências afetam não somente as pessoas, mas toda a vida na terra. Existem vários tipos de poluição mais todas elas contaminam por isso devemos cuidas do meio ambiente, ele é fundamental para nosso planeta e para a seqüência das nossas futuras gerações. O lixão é um local onde há uma inadequada disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo sem medidas de proteção ao meio ambiente ou a saúde publica. É o mesmo que descarga de resíduos a céu aberto. Bem ao lado do lixão tem um matadouro e acontece muito espalhamento de lixo, como papéis e plásticos com a ação do vento. O escoamento de líquidos formados pode contaminar as águas superficiais e subterrâneas. Por isso o meio ambiente é um patrimônio publico a ser necessariamente assegurado e protegido. Tendo em vista o interesse coletivo. A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos assim que o problema do lixo é constrangedor para os moradores e precisa ser resolvido pelas autoridades da cidade. Se a comunidade e as autoridades trabalharem juntas, poderão melhorar a qualidade de vida da população. A queimada do lixo é feita de forma irregular e causa danos irreversíveis. Substituindo esses lixões por aterros sanitários, é uma das técnicas mais adequada e segura para dispor o lixo, prevenindo riscos a saúde humana e do meio ambiente.
Pesquisa bibliográfica
A importância da preservação do meio ambiente. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/natureza/resumo-sobre-meio-ambiente
Magela Geraldo/agência senado: Lixões a céu aberto resistem, apesar do fim do prazo para substituí-los por aterros sanitários. Disponível em: < http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2014/08/01/lixoes-a-ceu-aberto-resistem-apesar-do-fim-do-prazo-para-substitui-los-por-aterros-sanitarios
Lixões a céu aberto e suas conseqüências. D isponível em: < 
http://ecoventuresbrasil.com/lixoes-a-ceu-aberto-e-suas-consequencias/
Faria Caroline: Tipos de poluição. D isponível em: < http://www.infoescola.com/meio-ambiente/tipos-de-poluicao/
Faria Arantes: Consciência ambiental. D isponível em: <http://www.lagoasanta.com.br/cidade/lixo/lixao_municipal_2006_2007.htm
 
ANEXOS

Continue navegando