Buscar

portfólio atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Curso de Licenciatura em Geografia
ORGANIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO
Docente – Jucilene Galvão
Discente – Fernando Andrade de Morais
1) Defina de forma sintética e direta os conceitos a seguir e, na seqüência, explique, com suas palavras, as diferenças conceituais entre os termos:
a) Espaço Geográfico / Paisagem.
b) Região / Regionalização.
2) Reflita sobre os estudos relativos à região e apresente suas definições e suas diferenças conceituais:
a) Região Natural / Região Geográfica.
b) Região Homogenia / Região Funcional.
3) Explique, em um breve texto, como o estudo e a compreensão da paisagem podem contribuir para a organização do espaço geográfico. Apresente exemplos reais em seu texto.
Brasília - DF
2019 – Claretiano – Rede de Educação
Espaço Geográfico é definido por uma região ou porção do planeta. Ele representa não mais um lugar suscetível a agentes intangíveis, como a paisagem, mas a aspectos físicos e pode ser dividido em: litosfera, hidrosfera e atmosfera. Espaço geográfico é aquele que foi modificado ao longo da história
Paisagem consiste da percepção do lugar e espaço através de nossos sentidos: a visão, o olfato, o tato e a audição, mas principalmente através da visão. A paisagem esta em constante transformação e podem ser de cunho natural, humano, social, cultural ou econômico. É o conjunto de elementos naturais e humanizados que podemos observar em um lugar.
Região é um espaço geográfico que é diferenciado de outros devido a características geográficas, aos costumes da população que reside aquele determinado espaço geográfico, e até pelo clima presente naquela localidade. É uma grande extensão de terrenos; território que pelos seus caracteres (clima, etc.) se distingue de outros.
Regionalização diferentemente de região consiste em dar uma classificação a um espaço geográfico através de características predeterminadas. Significa Regionalizar. Doutrina que fomenta os agrupamentos regionais; sistema ou partido que pugnam pelos interesses de uma região (bairrismo).
Região Natural se entende como uma parte da superfície da Terra que vai ser dimensionada segundo escalas geográficas diferentes e caracterizada pela homogeneização resultante da combinação dos elementos naturais (o clima, o relevo, a vegetação, a hidrografia, a geologia, o solo e outros).
Regiões Geográficas opõe-se ao determinismo ambiental, ao afirmar que há possibilidade de haver influências recíprocas entre o ser humano e o meio natural. Pois o homem, como ser racional, é um ser ativo e com condições de modificar o meio natural e adaptá-lo às suas necessidades. Assim as Regiões Geográficas abrangem paisagens e sua extensão territorial, onde se entrelaçam de modo harmonioso, ou não, componente humano e da natureza.
Região homogênea é aquela que possui aspectos físicos naturais e artificiais. Podemos considerar que são áreas terrestres alteradas pelo homem com o objetivo de sanar as suas necessidades. No entanto, estas áreas contam com espaços naturais.
Região Funcional é definida de acordo com o movimento de pessoas, mercadorias e decisões e idéias sobre a superfície da terra.
Quando abrimos a janela e observamos a rua, ou o que houver ao redor de nossa casa, estamos diante de uma paisagem. Seja no campo, ou na cidade, observaremos elementos que podem ser naturais ou construídos pelos seres humanos. Os elementos naturais numa paisagem, por exemplo: as árvores (e outros tipos de plantas que não foram cultivadas pelas pessoas), os rios, o solo, os morros, o mar. E temos também elementos da paisagem que foram construídos pelos seres humanos, como casas, edifícios, etc. Considerando os movimentos nas paisagens, podemos perceber que elas mudam de um momento para outro. Por isso, afirmamos que elas são dinâmicas, estão sendo constantemente modificadas. Elas podem ser modificadas também quando casas ou prédios são derrubados, e outros são construídos; quando uma área de floresta é desmatada; quando ocorre uma colheita numa área cultivada; quando ruas, viadutos, pontes, rodovias, são construídos, etc. No mundo atual praticamente não existe paisagem natural; são muito restritas as áreas onde existem apenas elementos naturais. Os oceanos são constantemente atravessados por navios de todo tipo, seus recursos são explorados, em seus leitos há milhares de quilômetros de cabos submarinos feitos de cobre ou fibra óptica. Em diversos trechos da floresta Amazônica são desenvolvidas pesquisas, atividades de exploração, muitas delas prejudiciais ao ambiente. A paisagem humanizada (artificial ou cultural) é a que está presentes nos mais vastos recantos do planeta. Nela existem elementos naturais e artificiais, havendo uma predominância nos artificiais.

Continue navegando