Buscar

ESTÁCIO - Sustentabilidade - TC Aula 06

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Top of Form
		
	
	
		
		
	SUSTENTABILIDADE
CCE0487_A6__V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: MISTER SMITH 
	Matr.: 
	Disc.: SUSTENTABILIDADE  
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A educação ambiental insere-se nas _______________ do Estado brasileiro visando o crescimento horizontal (quantitativo) e vertical (qualitativo). 
	
	
	
	políticas públicas.
	
	
	repartições públicas.
	
	
	cortes supremas.
	
	
	assembleias legislativas.
	
	
	regras privadas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual alternativa abaixo se refere ao tipo de política descrita a seguir?  "A razão de ser dessa política é perfeitamente compreensível. Dado o elevado crescimento das economias ocidentais no pós-guerra, com a sua também crescente poluição associada, é necessária uma intervenção maciça por parte do Estado." 
	
	
	
	democrática
	
	
	populista
	
	
	socialista
	
	
	monárquica
	
	
	de comando e controle
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Com relação a POLÍTICA AMBIENTAL, leia as afirmativas abaixo: I - Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais, embora não faltassem problemas e nem vozes que os apontassem. II ¿ No passado a degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar com o trabalho escravo. III - As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais não encontravam ecos na esfera política no século XX, embora muitos denunciantes fossem políticos ilustres, como José Bonifácio, Joaquim Nabuco e André Rebouças. IV - Somente quando o Brasil começa a dar passos firmes em direção à industrialização, inicia-se o esboço de uma política ambiental. Estão CORRETAS as AFIRMATIVAS: 
	
	
	
	I, II, III, IV
	
	
	I, II, IV
	
	
	I, II, III
	
	
	I, III, IV
	
	
	II, III, IV
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Somente quando o Brasil começa a dar passos firmes em direção à industrialização, inicia-se o esboço de uma política ambiental. A adesão do Brasil aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país. Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de ______ como o início de uma política ambiental efetiva no Brasil.
 Qual alternativa abaixo completa a lacuna da frase acima? 
	
	
	
	1970
	
	
	1900
	
	
	1990
	
	
	1950
	
	
	1930
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização. Assinale a opção que exemplifica este preceito.
	
	
	
	Muitas das leis ambientais tiveram origem nas denúncias desses políticos, que podem ser considerados os precursores dos movimentos ambientalistas nacionais e que, já nas suas origens, apresentavam uma tônica socioambiental dada pela luta contra a escravatura, a monocultura e o latifúndio.
	
	
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais encontravam ecos na esfera política dessa época porque muitos denunciantes eram políticos ilustres. 
	
	
	A degradação de uma área era considerada um problema ambiental pela classe política, pois o desenvolvimento sustentável sempre foi uma preocupação politica.
	
	
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais encontravam ecos na esfera política dessa época embora André Rebouças muito tenha feito junto as autarquias superiores visando a preservação ambiental.
	
	
	A degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual texto legal abaixo, não diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA?
	
	
	
	Decreto-lei 1.413 de 14/08/1975 sobre medidas de prevenção da poluição industrial; 
	
	
	Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional. 
	
	
	Lei 6.766 de 19/12/1981 sobre o parcelamento do solo urbano; 
	
	
	Lei 6.453 de 17/10/1977 sobre responsabilidade civil e criminal relacionada com atividades nucleares; 
	
	
	Lei 6.567 de 24/09/1978 sobre regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais; 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O surgimento das políticas públicas na área ambiental se faz necessária diante do aumento do consumo de recursos naturais, colocando em risco seu desaparecimento principalmente diante do aumento da população mundial cuja demanda levará sem duvidas a escassez do mesmo. Como o próprio nome já diz, política, tem por objetivo: 
	
	
	
	Permitir somente  o uso industrial  para nosso desenvolvimento. 
	
	
	Regular o uso destes recursos de forma justa e igualitária. 
	
	
	Impedir que os recursos naturais sejam usados. 
	
	
	Aumentar o uso de recursos naturais visando o progresso. 
	
	
	Nossos recursos são abundantes portanto este problema não nos atinge.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Segundo Sorrentino et al. (2005), a palavra política origina-se do grego e significa limite. Dava-se o nome de ao muro que delimitava a cidade do campo. só depois se passou a designar polis o que estava contido no interior dos limites do muro. O resgate desse significado, como limite, talvez nos ajude a entender o verdadeiro significado da política, que é:
	
	
	
	desenvolver o território e adquirir outros mais
	
	
	a arte de definir os limites, ou seja, o que é o bem-comum
	
	
	controlar a vida de todos
	
	
	gerenciar uso e retorno de bens a união
	
	
	manipular a economia 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 31/10/2019 02:41:19. 
Bottom of Form

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais