Buscar

atividade 03 sitema de pesquisa de mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma pesquisa quantitativa busca por validação das hipóteses de pesquisa utilizando dados estruturados, por meio de estatística e se valendo da análise de um grande número de casos representativos, recomendando um curso final da ação (MATTAR, 2005). Esse método de pesquisa é talvez um dos mais extensos e mais complexos de se aplicar dentro de uma pesquisa de mercado. Isso parece um contrassenso, uma vez que a pesquisa quantitativa é tida como uma pesquisa objetiva que se utiliza perguntas mais simples para respostas mais concretas. Para um levantamento de campo ou para um processo de observação, é necessária a construção de um questionário (no caso de um levantamento de campo) ou de um formulário de observação (no caso de um processo de observação). Frankenthal (2016) apresenta sete importantes dicas para se montar um questionário: 
Simples é melhor: explicando que um questionário muito extenso acaba gerando desconforto em seu preenchimento e muita desistência de participantes, além de levar os participantes a responderem rápido demais às perguntas.
USAR ESCALAS: como falamos no acima, o uso de escalas facilita e acelera o preenchimento dos respondentes e permite quantificar melhor as resposta.
SEJA COERENTE NA CODIFICAÇÃO DOS DADOS: na hora de codificar as respostas em número, a coerência deve ser sempre levada em conta, assim os valores positivos como “concordo plenamente” devem ter valores superiores ao “discordo plenamente” se a pergunta tiver uma resposta positiva esperada, como: "você gosta da marca A?".
EXPLIQUE O PORQUÊ DA PERGUNTA: sempre mostre ao respondente a importância da participação dele na pesquisa, explicando o motivo desta pesquisa e reforçando que o que ele responder será confidencial e somente utilizado para aquele propósito.
USE A LINGUAGEM DO RESPONDENTE: evite a utilização de termos técnicos e internos se estes não são comuns ao participante da pesquisa. Em alguns casos, uma explicação adicional ajuda o respondente a entender melhor o que você está querendo saber.
SIGA UMA SEQUÊNCIA LÓGICA: esse é um ponto crucial após a elaboração do questionário, pois as perguntas devem seguir sempre uma ordem das mais fáceis às mais difíceis ou da mais ampla para a mais especializada. Isso facilita o preenchimento pelo participante.
TESTE A PESQUISA: esse é outro ponto importante de qualquer pesquisa quantitativa. Nunca aplique uma pesquisa sem antes fazer o chamado pré-teste. Falaremos disso mais adiante.

Continue navegando