Buscar

resenha noam chomsky SOCIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOAM CHOMSKY - BIOGRAFIA
Noam Abraão Chomsky, linguista, cientista político, filósofo, autor e ativista social, norte-americano que nasceu na Filadélfia, no ano de 1928. Teve influência do seu pai, William no estudo da linguística. Casou-se em 1949, com Carol Schatz, com quem teve três filhos. Carol faleceu de câncer em 2008. Estudou na Universidade da Pensilvânia, onde se doutorou em 1955 com uma tese sobre a análise transformacional, elaborada a partir das teorias de Zellig S. Harris, de quem foi discípulo. Foi professor do Massachusetts Institute of Technology, a partir de 1961. Seus estudos trouxeram contribuições ao desenvolvimento cognitivo da psicologia. Na qual trouxe conhecimentos referentes à aquisição da linguagem. Também é relacionado à correntes radicais e críticas do pensamento político dos Estados Unidos. 
NOAM CHOMSKY: “Vamos superar o coronavírus. Mas duas ameaças muito piores à humanidade nos aguardam”
PENSAR CONTEMPORÂNEO. Noam Chomsky: Vamos superar o coronavírus. Mas duas ameaças muito piores nos aguardam. Acesso em: 15 set. 2020. 
A análise de Chomsky relata a realidade social e a tendência do coronavírus. Apresenta a importância de superar a gravidade deste problema, numa busca pelo equilíbrio deste tema ao mesmo tempo em que desperta a consciência crítica para tentar a partir desta forma, abordar o leitor para uma postura reflexiva sobre essa questão, a de uma guerra nuclear e a situação do aquecimento global.
Esta necessidade de superação surge em virtude da pandemia que o mundo vem sofrendo, principalmente considerando as consequências que a pandemia trouxe. Para atender aos interesses do governo, e do progresso da ciência, o neoliberalismo surge com leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas. 
Partindo da discussão destes pontos já traçados, é preciso considerar o que hipoteticamente um mundo civilizado faria numa situação dessas. Pode-se inferir que a partir do momento em que houver intervenções em um determinado país, de outros países ricos no sentido de legitimar assistências às reivindicações, significa entender, na visão do autor, o tipo de mundo que queremos.
Na concepção de Chomsky, precisa existir uma ação política que represente a consciência crítica manifestada para uma finalidade específica. Como por exemplo precisa haver ações de mobilização semelhantes à guerra. Segundo ele, somente desta forma será possível combater essa crise de curto prazo.
Em relação à política neoliberal, Chomsky defende o tema com uma abordagem crítica sobre a necessidade de compreender a situação de que um dos maiores desafios que os países enfrentam, deve-se ao fracasso do mercado. E aponta a falta da estrutura para a exploração das características políticas que fazem parte do desenvolvimento de soluções preventivas, e até mesmo vacinas.
Portanto, segundo sua perspectiva, as sociedades precisam se estruturar, e refletir sobre o mundo. Chomsky está convencido de que o isolamento social pode ser superado. E de que a organização e o comprometimento são as chaves para a possibilidade de mudar os problemas globais.
Enfim, tendo a discussão desse tema como fio condutor, conclui-se que pensar em uma solução que faça sentido e que seja relevante para nossas vidas, demonstra a necessidade de pensar de forma otimista. Pois esta luta não é algo impossível. Já que o próprio autor realça um ponto específico ao tratar da experiência que “os humanos já enfrentaram tantos problemas no passado”. Daí percebe-se que seu argumento é favorável à uma abordagem crítica ao neoliberalismo, mas também é sensível às preocupações sociais, econômicas e políticas que essa pandemia traz. E demonstra a necessidade de prioridade para soluções que possibilitem a realização de mudanças desse quadro.
Conclusão
Observa-se que, existem alguns aspectos do artigo que são particularmente merecedoras de destaque, a saber: que são as questões como a mentalidade de superação dessa crise, que poderia receber mais atenção. Considerando que esta área poderia alcançar um lugar, que poderia ser desenvolvida para crescimento da produção do conhecimento para combate ao coronavírus. 
Porém as produções científicas para explorar as dinâmicas da cura, esbarram-se em questões sociais, culturais e políticas, tornando as pesquisas irrisórias. Numa clara conclusão de que é preciso criar maneiras diferentes de compreender o problema, mesmo apesar dos desafios já colocados anteriormente. 
O autor não deixa nenhuma receita de bolo para que seja reproduzida, mas indica que a mobilização, e o foco na solução, é importante para ampliar a visão com o objetivo de provocar mudanças que avancem os problemas sociais.
Em seu conjunto, as contribuições apresentadas por Chomsky, apontam que a direção informada, irão colaborar para que novas perspectivas sejam desenvolvidas, abrindo novas discussões sobre este assunto, já que a mudança e a consciência crítica mantiveram-se amplamente no foco do artigo.
Finalmente, cabe reconhecer que o artigo é objetivo, extensamente incrementado com citações pertinentes à atualidade, que enriquecem o tema, pelo peso e profundidade que a influência do autor exerce. A linguagem é relevante para ilustrar as críticas e considerações que o linguista utiliza para nos fazer refletir.

Outros materiais

Outros materiais