Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I Vigilância em Saúde

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A saúde pública tem como suporte a Vigilância em Saúde, que desempenha função ou estratégia importantes na prevenção, controle de doenças transmissíveis, fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental, saúde do trabalhador e também de situação de saúde da população brasileira. De maneira geral, a Vigilância em Saúde, é responsável pela fiscalização e o controle de diversas situações que podem levar à exposição de riscos e adoecimento da população.
Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A vigilância em saúde não representa importância à população, tendo em vista a criação do SUS.
b) O Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI) não tem vinculação com as ações da Vigilância em Saúde.
c) A execução das ações de vigilância sanitária e epidemiológica, não tem previsão na Constituição Federal.
d) O movimento da Vigilância em Saúde no Brasil consolidou o Sistema Único de Saúde.

A Epidemiologia é um ramo da Saúde Pública, sendo importante estar incorporada às políticas públicas, aos programas e aos serviços públicos de saúde que objetiva indicar medidas de prevenção de controle e de doenças que atingem a população. O avanço da epidemiologia atingiu novas conquistas, exemplo, ofereceu soluções para causas variadas de doenças, como a varíola.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estratégias de prevenção primaria voltadas ao indivíduo são realizadas pela epidemiologia.
( ) O conceito de epidemiologia é abrangente, mas é importante compreender a determinação social da saúde, envolvendo a caracterização da doença, para conseguir compreender a definição.
( ) As doenças e os agravos crônicos não transmissíveis não fazem parte do estudo da epidemiologia.
( ) Analisar a situação de saúde não tem sido uma das competências da vigilância em saúde, muito menos na área da epidemiologia.
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - F.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - V.

Muitos avanços foram alcançados na área da saúde pública ao longo das décadas, e a vigilância sanitária foi reconhecida como área interdisciplinar de conhecimentos e práticas, fundamentadas na promoção e proteção da saúde da população. Foi com a chegada da família real portuguesa, em 1808, que a saúde publica surgiu, com foco na contenção de epidemias, já que em 1834 foi constado registros sobre a epidemia da lepra, fato que motivou as autoridades a utilizarem o porto de comércio com o Oriente, localizado em Veneza, como área de quarentena.
Considerando o exposto, assinale a CORRETA:
a) As epidemias nunca geraram controle de monitoramento para aplicação de normas.
b) O estudo sobre as epidemias surgiu na idade moderna.
c) Quarentena foi um período instituído somente no Brasil.
d) A medida de isolamento, nessa época, foi realizada tanto para as pessoas quanto para as embarcações e mercadorias, surgindo assim a chamada vigilância.

O Sistema Nacional de Vigilância em Saúde foi dividido em subsistemas, cada um com sua denominação e objetivos distintos: vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e de saúde do trabalhador. A Vigilância Sanitária, por exemplo, representa um conjunto de ações legais, técnicas, educativas, de pesquisa e de fiscalização, que exercem o controle sanitário de serviços e produtos para o consumo, apresentando potencial de risco à saúde e ao ambiente.
Sobre a Vigilância Epidemiológica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Objetiva a prevenção e a promoção da saúde da população.
( ) Uma das atribuições é de realizar a notificação de doenças ou agravos, junto à autoridade sanitária.
( ) Não atua no campo das doenças e agravos crônicos não transmissíveis.
( ) Executa ações voltadas à imunização com a finalidade de eliminar doenças.
a) F - F - F - V.
b) V - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - V - F.

Desde o nascimento das cidades, na idade antiga, tem-se registros das preocupações com a Vigilância Sanitária, mesmo que diante da falta de conhecimento da população sobre a transmissão dos patógenos, a preocupação com a água já existia. No Brasil, as ações da vigilância sanitária coordenadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as ações da área no País.
Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- À vigilância sanitária cabe somente a responsabilidade de identificar os riscos à saúde da população.
II- A vigilância sanitária realiza ações no âmbito da saúde pública.
III- À atuação da vigilância sanitária cabe apenas o que diz respeito à alimentação.
IV- Muitas fatalidades relacionadas à saúde da população podem ser evitadas através das ações da vigilância sanitária.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A principal causa de morte na década de 1930, no Brasil, eram as doenças transmissíveis, porém, com a melhoria das condições sanitárias, surgiram vacinas, antibióticos, e demais medidas, proporcionou-se controle no quadro das doenças ao longo das décadas. Apesar da redução significativa das doenças, no perfil da mortalidade do nosso país, ainda há um impacto importante sobre a morbidade, principalmente no que diz respeito às doenças que podem ser evitadas através de cuidados preventivos.
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Brasil, a implantação de ações voltadas à prevenção de doenças tem sido complexa, dentre vários fatores que causam dificuldade nas ações, os maus hábitos de higiene.
( ) As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) não existem no Brasil, ou seja, foram erradicadas.
( ) Não é possível planejar ações ao analisar os determinantes sociais de saúde, muito menos implantação de políticas públicas.
( ) A classificação das ações preventivas, baseadas no desenvolvimento das doenças, está distribuída em três níveis: primário, secundário e terciário.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - V - F.
d) F - F - F - V.

A criação da vigilância em saúde ambiental possibilitou que sua integração fosse fortalecida nas três esferas de governo. Nesse sentido, houve a necessidade de avançar nas ações de promoção da saúde, objetivando a diminuição da mortalidade da população e dos trabalhadores.
Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- A vigilância ambiental em saúde é responsável por desenvolver ações através de vários programas, como: VIGIAGUA, VIGIAR, VIGIPEQ e VIGISAN.
II- Identificar os riscos e divulgar as informações sobre os fatores ambientais condicionantes e determinantes de enfermidades é uma das funções da vigilância ambiental.
III- Realizar queimadas e projetar lotes é uma das finalidades da vigilância ambiental.
IV- Acompanhar sem identificar fatores determinantes do meio ambiente é uma atribuição da vigilância ambiental.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A Vigilância Epidemiológica tem a função de elaborar normas e procedimentos técnicos, que oferecem apoio para a execução de atividades para a saúde da população. Uma das finalidades da Vigilância Epidemiológica é realizar a notificação de agravos e doenças, portanto, há uma listagem para registro das doenças, objetivando a pronta intervenção.
Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- A notificação compulsória não é a principal fonte de dado dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica.
II- Através da ficha da notificação compulsória, ocorre o registro no sistema de informação de agravos de notificação (SINAN).
III- A lista de notificação compulsória refere-se a doenças e agravos tanto nos serviços de saúde públicos quanto nos privados.
IV- A vigilância epidemiológica não tem prerrogativa para atuar e monitorar os atendimentos relacionados ao tratamento das doenças cardiovasculares.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

A Epidemiologia é uma ciência que estuda o processo saúde-doença e determina a frequência e a distribuição das doenças em grupos populacionais, fornecendo condições para o planejamento e organização das ações de saúde e para avaliação de programas. O processo saúde-doença é complexo porque não é possível estudá-lo a partir de um único ponto de vista, dessa forma, em cada período da vida da sociedade ao longo da história e em cada cultura, o conceito e entendimento de saúde têm conotações diferentes.
Diante dessas considerações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Civilização Grega.
II- Idade Média.
III- No decorrer do Século XV.
IV- Século XVIII.
( ) Saúde estava relacionada ao castigo divino.
( ) Saúde era explicada através da relação que o homem tinha com a natureza.
( ) Acreditava-se que algumas doenças estavam relacionadas à presença de germes.
( ) Surgiram equipamentos e pesquisas para auxiliar nos estudos biológicos.

Os sistemas de notificação contribuem favoravelmente na construção do perfil epidemiológico e no estudo das condições de saúde de uma população. Pensando em exemplos, podemos citar o Sistema de Informações sobre Mortalidade, que poderá contribuir para construir indicadores que permitem monitorar e comparar a evolução da saúde das pessoas ao longo do tempo e identificar áreas prioritárias.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os sistemas de informação no Brasil foram criados com a finalidade de coletar dados sobre a mortalidade, porém, atualmente, já existem diversos Sistemas de Informações em Saúde desenvolvidos.
( ) A construção dos sistemas de informação não envolve a participação de órgãos da administração pública das esferas de gestão do SUS.
( ) O Ministério da Saúde não tem desempenhado nenhum papel para auxiliar no desenvolvimento de sistemas de informações.
( ) A caracterização de um sistema de informação em saúde requer três elementos chaves: dado, informação e conhecimento.
a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A saúde pública tem como suporte a Vigilância em Saúde, que desempenha função ou estratégia importantes na prevenção, controle de doenças transmissíveis, fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental, saúde do trabalhador e também de situação de saúde da população brasileira. De maneira geral, a Vigilância em Saúde, é responsável pela fiscalização e o controle de diversas situações que podem levar à exposição de riscos e adoecimento da população.
Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A vigilância em saúde não representa importância à população, tendo em vista a criação do SUS.
b) O Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI) não tem vinculação com as ações da Vigilância em Saúde.
c) A execução das ações de vigilância sanitária e epidemiológica, não tem previsão na Constituição Federal.
d) O movimento da Vigilância em Saúde no Brasil consolidou o Sistema Único de Saúde.

A Epidemiologia é um ramo da Saúde Pública, sendo importante estar incorporada às políticas públicas, aos programas e aos serviços públicos de saúde que objetiva indicar medidas de prevenção de controle e de doenças que atingem a população. O avanço da epidemiologia atingiu novas conquistas, exemplo, ofereceu soluções para causas variadas de doenças, como a varíola.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estratégias de prevenção primaria voltadas ao indivíduo são realizadas pela epidemiologia.
( ) O conceito de epidemiologia é abrangente, mas é importante compreender a determinação social da saúde, envolvendo a caracterização da doença, para conseguir compreender a definição.
( ) As doenças e os agravos crônicos não transmissíveis não fazem parte do estudo da epidemiologia.
( ) Analisar a situação de saúde não tem sido uma das competências da vigilância em saúde, muito menos na área da epidemiologia.
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - F.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - V.

Muitos avanços foram alcançados na área da saúde pública ao longo das décadas, e a vigilância sanitária foi reconhecida como área interdisciplinar de conhecimentos e práticas, fundamentadas na promoção e proteção da saúde da população. Foi com a chegada da família real portuguesa, em 1808, que a saúde publica surgiu, com foco na contenção de epidemias, já que em 1834 foi constado registros sobre a epidemia da lepra, fato que motivou as autoridades a utilizarem o porto de comércio com o Oriente, localizado em Veneza, como área de quarentena.
Considerando o exposto, assinale a CORRETA:
a) As epidemias nunca geraram controle de monitoramento para aplicação de normas.
b) O estudo sobre as epidemias surgiu na idade moderna.
c) Quarentena foi um período instituído somente no Brasil.
d) A medida de isolamento, nessa época, foi realizada tanto para as pessoas quanto para as embarcações e mercadorias, surgindo assim a chamada vigilância.

O Sistema Nacional de Vigilância em Saúde foi dividido em subsistemas, cada um com sua denominação e objetivos distintos: vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e de saúde do trabalhador. A Vigilância Sanitária, por exemplo, representa um conjunto de ações legais, técnicas, educativas, de pesquisa e de fiscalização, que exercem o controle sanitário de serviços e produtos para o consumo, apresentando potencial de risco à saúde e ao ambiente.
Sobre a Vigilância Epidemiológica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Objetiva a prevenção e a promoção da saúde da população.
( ) Uma das atribuições é de realizar a notificação de doenças ou agravos, junto à autoridade sanitária.
( ) Não atua no campo das doenças e agravos crônicos não transmissíveis.
( ) Executa ações voltadas à imunização com a finalidade de eliminar doenças.
a) F - F - F - V.
b) V - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - V - F.

Desde o nascimento das cidades, na idade antiga, tem-se registros das preocupações com a Vigilância Sanitária, mesmo que diante da falta de conhecimento da população sobre a transmissão dos patógenos, a preocupação com a água já existia. No Brasil, as ações da vigilância sanitária coordenadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as ações da área no País.
Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- À vigilância sanitária cabe somente a responsabilidade de identificar os riscos à saúde da população.
II- A vigilância sanitária realiza ações no âmbito da saúde pública.
III- À atuação da vigilância sanitária cabe apenas o que diz respeito à alimentação.
IV- Muitas fatalidades relacionadas à saúde da população podem ser evitadas através das ações da vigilância sanitária.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A principal causa de morte na década de 1930, no Brasil, eram as doenças transmissíveis, porém, com a melhoria das condições sanitárias, surgiram vacinas, antibióticos, e demais medidas, proporcionou-se controle no quadro das doenças ao longo das décadas. Apesar da redução significativa das doenças, no perfil da mortalidade do nosso país, ainda há um impacto importante sobre a morbidade, principalmente no que diz respeito às doenças que podem ser evitadas através de cuidados preventivos.
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Brasil, a implantação de ações voltadas à prevenção de doenças tem sido complexa, dentre vários fatores que causam dificuldade nas ações, os maus hábitos de higiene.
( ) As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) não existem no Brasil, ou seja, foram erradicadas.
( ) Não é possível planejar ações ao analisar os determinantes sociais de saúde, muito menos implantação de políticas públicas.
( ) A classificação das ações preventivas, baseadas no desenvolvimento das doenças, está distribuída em três níveis: primário, secundário e terciário.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - V - F.
d) F - F - F - V.

A criação da vigilância em saúde ambiental possibilitou que sua integração fosse fortalecida nas três esferas de governo. Nesse sentido, houve a necessidade de avançar nas ações de promoção da saúde, objetivando a diminuição da mortalidade da população e dos trabalhadores.
Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- A vigilância ambiental em saúde é responsável por desenvolver ações através de vários programas, como: VIGIAGUA, VIGIAR, VIGIPEQ e VIGISAN.
II- Identificar os riscos e divulgar as informações sobre os fatores ambientais condicionantes e determinantes de enfermidades é uma das funções da vigilância ambiental.
III- Realizar queimadas e projetar lotes é uma das finalidades da vigilância ambiental.
IV- Acompanhar sem identificar fatores determinantes do meio ambiente é uma atribuição da vigilância ambiental.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A Vigilância Epidemiológica tem a função de elaborar normas e procedimentos técnicos, que oferecem apoio para a execução de atividades para a saúde da população. Uma das finalidades da Vigilância Epidemiológica é realizar a notificação de agravos e doenças, portanto, há uma listagem para registro das doenças, objetivando a pronta intervenção.
Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- A notificação compulsória não é a principal fonte de dado dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica.
II- Através da ficha da notificação compulsória, ocorre o registro no sistema de informação de agravos de notificação (SINAN).
III- A lista de notificação compulsória refere-se a doenças e agravos tanto nos serviços de saúde públicos quanto nos privados.
IV- A vigilância epidemiológica não tem prerrogativa para atuar e monitorar os atendimentos relacionados ao tratamento das doenças cardiovasculares.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

A Epidemiologia é uma ciência que estuda o processo saúde-doença e determina a frequência e a distribuição das doenças em grupos populacionais, fornecendo condições para o planejamento e organização das ações de saúde e para avaliação de programas. O processo saúde-doença é complexo porque não é possível estudá-lo a partir de um único ponto de vista, dessa forma, em cada período da vida da sociedade ao longo da história e em cada cultura, o conceito e entendimento de saúde têm conotações diferentes.
Diante dessas considerações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Civilização Grega.
II- Idade Média.
III- No decorrer do Século XV.
IV- Século XVIII.
( ) Saúde estava relacionada ao castigo divino.
( ) Saúde era explicada através da relação que o homem tinha com a natureza.
( ) Acreditava-se que algumas doenças estavam relacionadas à presença de germes.
( ) Surgiram equipamentos e pesquisas para auxiliar nos estudos biológicos.

Os sistemas de notificação contribuem favoravelmente na construção do perfil epidemiológico e no estudo das condições de saúde de uma população. Pensando em exemplos, podemos citar o Sistema de Informações sobre Mortalidade, que poderá contribuir para construir indicadores que permitem monitorar e comparar a evolução da saúde das pessoas ao longo do tempo e identificar áreas prioritárias.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os sistemas de informação no Brasil foram criados com a finalidade de coletar dados sobre a mortalidade, porém, atualmente, já existem diversos Sistemas de Informações em Saúde desenvolvidos.
( ) A construção dos sistemas de informação não envolve a participação de órgãos da administração pública das esferas de gestão do SUS.
( ) O Ministério da Saúde não tem desempenhado nenhum papel para auxiliar no desenvolvimento de sistemas de informações.
( ) A caracterização de um sistema de informação em saúde requer três elementos chaves: dado, informação e conhecimento.
a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - F.

Prévia do material em texto

19/09/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 1/3
Disciplina: Vigilância em saúde (17359)
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:652631) ( peso.:1,50)
Prova: 22427973
Nota da Prova: 9,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A saúde pública tem como suporte a Vigilância em Saúde, que desempenha função ou estratégia importantes na prevenção, controle de doenças
transmissíveis, fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental, saúde do trabalhador e também
de situação de saúde da população brasileira. De maneira geral, a Vigilância em Saúde, é responsável pela fiscalização e o controle de diversas s
que podem levar à exposição de riscos e adoecimento da população. Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A vigilância em saúde não representa importância à população, tendo em vista a criação do SUS.
 b) O Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI) não tem vinculação com as ações da Vigilância em Saúde.
 c) A execução das ações de vigilância sanitária e epidemiológica, não tem previsão na Constituição Federal.
 d) O movimento da Vigilância em Saúde no Brasil consolidou o Sistema Único de Saúde.
2. A Epidemiologia é um ramo da Saúde Pública, sendo importante estar incorporada às políticas públicas, aos programas e aos serviços públicos d
que objetiva indicar medidas de prevenção de controle e de doenças que atingem a população. O avanço da epidemiologia atingiu novas conquist
exemplo, ofereceu soluções para causas variadas de doenças, como a varíola. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
falsas:
( ) Estratégias de prevenção primaria voltadas ao indivíduo são realizadas pela epidemiologia.
( ) O conceito de epidemiologia é abrangente, mas é importante compreender a determinação social da saúde, envolvendo a caracterização da 
doença, para conseguir compreender a definição.
( ) As doenças e os agravos crônicos não transmissíveis não fazem parte do estudo da epidemiologia.
( ) Analisar a situação de saúde não tem sido uma das competências da vigilância em saúde, muito menos na área da epidemiologia
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - F.
 b) V - V - F - F.
 c) V - F - F - F.
 d) F - V - F - V.
3. Muitos avanços foram alcançados na área da saúde pública ao longo das décadas, e a vigilância sanitária foi reconhecida como área interdisciplin
conhecimentos e práticas, fundamentadas na promoção e proteção da saúde da população. Foi com a chegada da família real portuguesa, em 18
saúde publica surgiu, com foco na contenção de epidemias, já que em 1834 foi constado registros sobre a epidemia da lepra, fato que motivou as
autoridades a utilizarem o porto de comércio com o Oriente, localizado em Veneza, como área de quarentena. Considerando o exposto, assinale a
CORRETA:
 a) As epidemias nunca geraram controle de monitoramento para aplicação de normas.
 b) O estudo sobre as epidemias surgiu na idade moderna.
 c) Quarentena foi um período instituído somente no Brasil.
 d) A medida de isolamento, nessa época, foi realizada tanto para as pessoas quanto para as embarcações e mercadorias, surgindo assim a cham
vigilância.
4. O Sistema Nacional de Vigilância em Saúde foi dividido em subsistemas, cada um com sua denominação e objetivos distintos: vigilância sanitária
epidemiológica, ambiental e de saúde do trabalhador. A Vigilância Sanitária, por exemplo, representa um conjunto de ações legais, técnicas, educ
de pesquisa e de fiscalização, que exercem o controle sanitário de serviços e produtos para o consumo, apresentando potencial de risco à saúde 
ambiente. Sobre a Vigilância Epidemiológica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Objetiva a prevenção e a promoção da saúde da população.
( ) Uma das atribuições é de realizar a notificação de doenças ou agravos, junto à autoridade sanitária.
( ) Não atua no campo das doenças e agravos crônicos não transmissíveis.
( ) Executa ações voltadas à imunização com a finalidade de eliminar doenças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - F - V.
 b) V - V - F - V.
 c) V - F - F - F.
 d) F - V - V - F.
5. Desde o nascimento das cidades, na idade antiga, tem-se registros das preocupações com a Vigilância Sanitária, mesmo que diante da falta de
conhecimento da população sobre a transmissão dos patógenos, a preocupação com a água já existia. No Brasil, as ações da vigilância sanitária 
coordenadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as a
da área no País. Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- À vigilância sanitária cabe somente a responsabilidade de identificar os riscos à saúde da população.
II- A vigilância sanitária realiza ações no âmbito da saúde pública.
III- À atuação da vigilância sanitária cabe apenas o que diz respeito à alimentação.
IV- Muitas fatalidades relacionadas à saúde da população podem ser evitadas através das ações da vigilância sanitária. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e III estão corretas.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTEyNw==&action2=MTczNTk=&action3=NjUyNjMx&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0wOS0wNyAwMDowMDowMA==&prova=MjI0Mjc5NzM=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTEyNw==&action2=MTczNTk=&action3=NjUyNjMx&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0wOS0wNyAwMDowMDowMA==&prova=MjI0Mjc5NzM=#questao_2%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTEyNw==&action2=MTczNTk=&action3=NjUyNjMx&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0wOS0wNyAwMDowMDowMA==&prova=MjI0Mjc5NzM=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTEyNw==&action2=MTczNTk=&action3=NjUyNjMx&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0wOS0wNyAwMDowMDowMA==&prova=MjI0Mjc5NzM=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTEyNw==&action2=MTczNTk=&action3=NjUyNjMx&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0wOS0wNyAwMDowMDowMA==&prova=MjI0Mjc5NzM=#questao_5%20aria-label=
19/09/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 2/3
6. A principal causa de morte na década de 1930, no Brasil, eram as doenças transmissíveis, porém, com a melhoria das condições sanitárias, surgi
vacinas, antibióticos, e demais medidas, proporcionou-se controle no quadro das doenças ao longo das décadas. Apesar da redução significativa 
doenças, no perfil da mortalidade do nosso país, ainda há um impacto importante sobre a morbidade, principalmente no que diz respeito às doenç
podem ser evitadas através de cuidados preventivos. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Brasil, a implantação de ações voltadas à prevenção de doenças tem sido complexa, dentre vários fatores que causam dificuldade nas aç
os maus hábitos de higiene. 
( ) As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) não existem no Brasil, ou seja, foram erradicadas.
( ) Não é possível planejar ações ao analisar os determinantes sociais de saúde, muito menos implantação de políticas púbicas.
( ) A classificação das ações preventivas, baseadas no desenvolvimento das doenças, está distribuída em três níveis: primário, secundário e ter
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - V.
 b) V - V - F - F.
 c) F - V- V - F.
 d) F - F - F - V.
7. A criação da vigilância em saúde ambiental possibilitou que sua integração fosse fortalecida nas três esferas de governo. Nesse sentido, houve a
necessidade de avançar nas ações de promoção da saúde, objetivando a diminuição da mortalidade da população e dos trabalhadores. Com bas
informação, analise as sentenças a seguir:
I- A vigilância ambiental em saúde é responsável por desenvolver ações através de vários programas, como: VIGIAGUA, VIGIAR, VIGIPEQ e VIG
II- Identificar os riscos e divulgar as informações sobre os fatores ambientais condicionantes e determinantes de enfermidades é uma das funções
vigilância ambiental.
III- Realizar queimadas e projetar lotes é uma das finalidades da vigilância ambiental.
IV- Acompanhar sem identificar fatores determinantes do meio ambiente é uma atribuição da vigilância ambiental.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças I e III estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças III e IV estão corretas.
8. A Vigilância Epidemiológica tem a função de elaborar normas e procedimentos técnicos, que oferecem apoio para a execução de atividades para 
saúde da população. Uma das finalidades da Vigilância Epidemiológica é realizar a notificação de agravos e doenças, portanto, há uma listagem p
registro das doenças, objetivando a pronta intervenção. Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- A notificação compulsória não é a principal fonte de dado dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica.
II- Através da ficha da notificação compulsória, ocorre o registro no sistema de informação de agravos de notificação (SINAN).
III- A lista de notificação compulsória refere-se a doenças e agravos tanto nos serviços de saúde públicos quanto nos privados.
IV- A vigilância epidemiológica não tem prerrogativa para atuar e monitorar os atendimentos relacionados ao tratamento das doenças cardiovascu
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.
9. A Epidemiologia é uma ciência que estuda o processo saúde-doença e determina a frequência e a distribuição das doenças em grupos populacion
fornecendo condições para o planejamento e organização das ações de saúde e para avaliação de programas. O processo saúde-doença é comp
porque não é possível estudá-lo a partir de um único ponto de vista, dessa forma, em cada período da vida da sociedade ao longo da história e em
cultura, o conceito e entendimento de saúde têm conotações diferentes. Diante dessas considerações, associe os itens, utilizando o código a segu
I- Civilização Grega.
II- Idade Média.
III- No decorrer do Século XV.
IV- Século XVIII.
( ) Saúde estava relacionada ao castigo divino.
( ) Saúde era explicada através da relação que o homem tinha com a natureza.
( ) Acreditava-se que algumas doenças estavam relacionadas à presença de germes.
( ) Surgiram equipamentos e pesquisas para auxiliar nos estudos biológicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) III - I - II - IV.
 b) I - IV - III - II.
 c) IV - III - II - I.
 d) II - I - IV - III.
10.Os sistemas de notificação contribuem favoravelmente na construção do perfil epidemiológico e no estudo das condições de saúde de uma popul
pensarmos em exemplos, podemos citar o Sistema de Informações sobre Mortalidade, que poderá contribuir para construir indicadores que perm
monitorar e comparar a evolução da saúde das pessoas ao longo do tempo e identificar áreas prioritárias. Sobre o exposto, classifique V para as 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os sistemas de informação no Brasil foram criados com a finalidade de coletar dados sore a mortalidade, porém, atualmente, já existem dive
Sistemas de Informações em Saúde desenvolvidos.
( ) A construção dos sistemas de informação não envolve a participação de órgãos da administração públicas das esferas de gestão do SUS.
( ) O Ministério da Saúde não tem desempenhado nenhum papel para auxiliar no desenvolvimento de sistemas de informações.
( ) A caracterização de um sistema de informação em saúde requer três elementos chaves: dado, informação e conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - F.
 b) F - V - F - V.
 c) V - F - F - V.
 d) F - F - V - F.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTEyNw==&action2=MTczNTk=&action3=NjUyNjMx&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0wOS0wNyAwMDowMDowMA==&prova=MjI0Mjc5NzM=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTEyNw==&action2=MTczNTk=&action3=NjUyNjMx&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0wOS0wNyAwMDowMDowMA==&prova=MjI0Mjc5NzM=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTEyNw==&action2=MTczNTk=&action3=NjUyNjMx&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0wOS0wNyAwMDowMDowMA==&prova=MjI0Mjc5NzM=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTEyNw==&action2=MTczNTk=&action3=NjUyNjMx&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0wOS0wNyAwMDowMDowMA==&prova=MjI0Mjc5NzM=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYNTEyNw==&action2=MTczNTk=&action3=NjUyNjMx&action4=MjAyMC8y&action5=MjAyMC0wOS0wNyAwMDowMDowMA==&prova=MjI0Mjc5NzM=#questao_10%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina