Buscar

Atividade 1 Circuito Elétrico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1
· Circuito em Paralelo
No circuito paralelo, quando uma carga é desativada ou para de funcionar, os restantes dos circuitos funcionaram normalmente. A tensão elétrica é a mesma para todas as cargas, porém a corrente elétrica que passa é dividida de acordo resistência.
Isso ocorre quando dois elementos estão ligados a um único par de nós. Eles apresentam a mesma tensão em seus terminais.
Este tipo de circuito é mais utilizado em instalações elétricas industrial e predial, onde todas as tomadas e lâmpadas, redes de distribuição, equipamentos elétricos e eletrônicos estão em paralelo. Uma de suas vantagens, é a tensão elétrica em todas as cargas será a mesma,127V; 220V; 380V dependendo do circuito.
Pelo fato da tensão ser a mesma em cima das cargas, elas irão dissipar a máxima potência.
Uma de suas desvantagens é o consumo que é muito maior, devido a corrente elétrica se dividir de maneira proporcional para manter a mesma tensão, levando a questão o aumento de cargas em paralelo pode ser um problema.
· Circuito em Série.
Circuito em série é um circuito com duas ou mais cargas que estão sendo alimentadas uma com a outra, tendo só um caminho para a passagem de corrente elétrica, sendo assim estão ligados a um único nó.
O circuito em série a corrente e tensão se comportam de maneira diferentes, a corrente elétrica no circuito sempre será o mesmo sobre as cargas, isso ocorre porque há um único caminho para a passagem de elétrons.
Quanto maior a resistência, maior será a tensão, isso porque a corrente sempre é a mesma para todas as cargas.
Uma das aplicações mais comuns são os circuitos de LED que ficam nas árvores de natal. Quando apenas uma lâmpada queima todo aquele circuito para de funcionar, acontece que o circuito é interrompido, não havendo passagem de corrente para as demais lâmpadas.
É comum ver em área predial o circuito em série, na ligação de sensor de presença ou relé fotoelétrico, se não estivessem em série, a carga haveria uma passagem alternativa para a lâmpada acender, permanecendo ligada constantemente.
As principais desvantagens é que ao ligar as cargas em série, se uma delas parar de funcionar irá abrir o circuito, consequentemente interrompendo o funcionamento das demais, devido a tensão variar de uma carga para a outra elas não irão trabalhar com a máxima potência.
· Circuito em Série-paralelo
Falando série é quando os resistores são ligados de forma que só exista um caminho para a corrente elétrica fluir, já em paralelo, é a forma que os resistores proporcionam dois ou mais caminhos para a passagem de corrente elétrica.
O circuito série paralelo ou também conhecido como circuito misto é aquele que dispõe de componentes eletrônicos sendo conectados tanto em paralelo e quanto em série, em uma só fonte de tensão.
O circuito misto possui trechos, com funcionamento independente (circuito paralelo) e trechos com funcionamento dependente (circuito série).

Mais conteúdos dessa disciplina