Buscar

Comparação de Personagens em Blade Runner e Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Curso: Letras Inglês 
DANIELE GONÇALVES BERNARDES
Atividade de Portfólio 
Docente: Fabio Rodrigo Bezerra
Tauá – CE
2017
Atividade de Portfólio 
O clássico do cinema de ficção científica, Blade Runner – O Caçador de Androides, teve sua estreia no ano de 1982. Este filme, dirigido por Ridley Scott, é uma adaptação da obra de ficção científica Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? (1968), de autoria do escritor estadunidense Philip K. Dick. Em ambas as obras, o autor relata a existência de androide discorrendo a grande saga dos caçadores. A partir dessa exposto, o referente trabalho, objetiva-se comparar os personagens de ambos as obras, destacando o relacionamento dos personagens, abordando peculiaridades de cada um, e por fim relatando como os mesmo se comportam.
Ao realizar a leitura do trecho apresentado na aula e a cena do filme, figura 1, nota-se várias divergências entre os mesmo. A adaptação do filme relata poucas falas dos autores em controvérsia ao livro, onde é caracterizado por várias falas dos personagens. Na obra, atentamos a gênero de ficção científica e no filme, também contém a presença deste gênero, dando um toque a romance. 
Na obra, primeiramente temos Rick Deckard, o protagonista, caçador de recompensa (que possuiu uma ovelha que morrei de tétano). Deckard fora contratado a serviço da polícia para localizar os androides, o mesmo, vivia uma crise devido a morte da sua ovelha, que tentava sanar sua dor com a criação de um protótipo de ovelha. No trecho em debate, Deckard aparentava avaliar Rachael (segunda personagem), a mesma aparenta-se calma, e seria avaliada de acordo com a leitura feita dos dois mediadores do aparelho de teste Voigt-Kampff:
“Seated where he could catch the readings on the two gauges of the Voigt-Kampff testing apparatus”.
 Rick, descrevia situações, e de acordo com os resultados obtidos, neste caso, escalas de perfil de Voigt-Kampff, ele realizava suas anotações:
“Rick Deckard said, "I'm going to outline a number of social situations. You are to express your reaction to each as quickly as possible”.
Essas cenas tornava-se bastantes nítidas, tanto no trecho em estudo como também na cena do filme, pois o autor demonstrou cautela em organizar as falas de ambos personagens, levando ao leitor a clareza e importância do fato que ali estava sendo descrito.
 Por fim, temos o terceiro personagem, Dr. Eldon Tyrell, onde observou-se sua ausência no trecho apresentado. No tocante a cena do filme, o mesmo, apresenta-se inicialmente de forma tímida, quando Rachael o apresenta ao Deckard, depois, nota-se um breve entrosamento entre ambos quando Rachek os deixa os mesmo a sós! 
Desta forma, podemos concluir que, casualmente a trama pode sofre alterações de acordo como vemos os personagens. Essa afirmativa fica bastante clara tanto na trecho quanto na cena em estudo, principalmente quando Deckard está avaliando Rachael, em contra partida, sentimos a necessidade de um enfoque com mais detalhes referente ao terceiro personagem, Dr. Eldon Tyrell, já que o mesmo não foi apresentado no trecho e, sua participação na cena aconteceu de forma retraída. 
REFERÊNCIAS
DICK, Philip K. O caçador de andróides. Trad.: Ruy Jungman. 4.Ed. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1989.

Continue navegando