Buscar

Simulado Av1 Nutrição em Saúde Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado Av1. Nutrição em Saúde Coletiva
	Questão 1. Sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), aponte a alternativa verdadeira
		
	
	Seu instrumento padronizado de coleta de dados é a Declaração de Óbito (DO), impressa em três vias coloridas, cuja emissão e distribuição para os estados, em séries pré-numeradas, é de competência exclusiva do Ministério da Saúde.
	 
	É alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos constantes da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde regionalmente importantes.
	
	Tem como instrumento padronizado de coleta de dados a Declaração de Nascido Vivo (DN), cuja emissão, a exemplo da Declaração de Óbito, é de competência exclusiva do Ministério da Saúde.
	
	Seu instrumento de coleta de dados é a Autorização de Internação Hospitalar (AIH), atualmente emitida pelos estados a partir de uma série numérica única definida anualmente em portaria ministerial.
	
	Seu instrumento padronizado de coleta de dados é a Declaração de Nascidos Vivos, impressa em três vias coloridas, cuja emissão e distribuição para os estados, em séries pré-numeradas, é de competência exclusiva do Ministério da Saúde.
	
Questão 2. A Segurança Alimentar e Nutricional é um conceito amplo e a partir de 2003 houveram importantes marcos legais e políticos que garantem sua importância na agenda política do país . Sobre esses marcos, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
		
	
	O primeiro ato do Governo Lula (2003) foi a criação do Programa Bolsa Família.
	 
	Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso existiram "desconquistas" relacionadas à SAN, dentre elas podemos citar a não realização da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e a extinção do CONSEA.
	
	A LOSAN é a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional ¿ Lei 11.346 de 15 de setembro de 2006 foi a lei que criou o SISVAN.
	
	Foi por meio de uma Emenda Constitucional aprovada e sancionada em fevereiro de 2010 que a palavra segurança alimentar e nutricional foi incluída no Art. 6º da Constituição Federal.
	
	A Política Nacional de Alimentação Saudável, instituída em 2010, definiu critérios para a elaboração do Primeiro Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
	
	
	Questão 3. Sobre a história da saúde coletiva no Brasil, incluindo as políticas e programas implementados, marque V ou F e assinale o gabarito:
(  ) A Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90), especificava as atribuições e a organização do SUS, no entanto, não é considerada um marco iniciado na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.
(  ) A partir do anos 70, se consolidavam como principais problemas de saúde do País: desnutrição, acidentes e doenças crônico-degenerativas.
(  ) A partir dos anos 50, percebeu-se uma necessidade maior de um modelo médico que continuasse reafirmando uma medicina exclusivamente biológica.
(  ) Em 1988, a Constituição brasileira reconheceu a saúde como um direito do cidadão e um dever do Estado.
		
	
	VVFF
	
	FFFF
	
	VVVV
	
	VFVF
	 
	FVFV
	
	
	Questão 4. A transição nutricional e epidemiológica se caracteriza pelo processo de mudança na incidência ou na prevalência de doenças, bem como nas principais causas de morte, ao longo do tempo e pela mudança nas condições nutricionais da população. Esse processo está, em geral, condicionado por mudanças associadas à estrutura etária da população, mudanças no grau e no estilo de desenvolvimento, elevação dos níveis de assalariamento e monetarização da sociedade, aumento na cobertura dos serviços sociais básicos de saúde, educação, aumento na distribuição da renda nacional, bem como, acesso aos alimentos. Com relação às informações apresentadas, assinale a opção correta:
		
	
	O processo de determinação do declínio das carências nutricionais específicas e do sobrepeso e obesidade
	
	Houve o aumento das prevalências da Desnutrição Energético Protéica (DEP), sobrepeso, obesidade e carências nutricionais específicas
	 
	Houve um aumento da expectativa de vida e conseqüente ascensão de doenças não transmissíveis em todas as etapas da vida
	
	A característica dominante é a Desnutrição Energético Proteica (DEP) como evento de maior visibilidade epidemiológica
	
	As anemias diminuem suas prevalências ao mesmo tempo e em ritmo oposto ao do aumento na prevalência da desnutrição
	
	
	Questão 5. É correto afirmar-se sobre as características atuais da estrutura da população brasileira:
		
	
	De 1992 para 2001, a participação dos menores de 10 anos na população total vem aumentando de 18,7% para 22,1%.
	
	A atual estrutura da população brasileira apresenta aumento das taxas de natalidade e de mortalidade e redução da expectativa de vida.
	 
	No processo de transição demográfica, vem se reduzindo a participação da população jovem e aumentando a de idosos no conjunto total da população.
	
	No Brasil, o crescimento vegetativo ou natural continua apresentando índices muito baixos, típicos de países desenvolvidos.
	 
	No processo de transição demográfica, vem aumentando a participação da população de jovens e reduzindo-se a de idosos no conjunto total da população.
	
	
	Questão 6. As características da transição nutricional brasileira a partir das análises dos estudos de avaliação nutricional de maior cobertura revelam que:
		
	
	O declínio da desnutrição em crianças e adultos foi acompanhado por uma evolução favorável no quadro de carências nutricionais específicas.
	
	As prevalências de desnutrição energético-proteica (DEP) em crianças menores de 5 anos de idade são indicativas de um comportamento claramente epidêmico do problema.
	 
	Houve modificações no perfil nutricional da população, caracterizadas pela redução da prevalência de desnutrição e aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade.
	
	As anemias diminuem suas prevalências ao mesmo tempo e em ritmo oposto ao do aumento na prevalência da desnutrição, estabelecendo-se um antagonismo de tendências temporais entre desnutrição e anemias.
	
	Ao mesmo tempo em que aumenta um ritmo acelerado a ocorrência da desnutrição em crianças e adultos, aumenta a prevalência de sobrepeso, de obesidade e de carências nutricionais específicas.
	
	Questão 7. Na saúde, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) tem como objetivo promover conhecimento contínuo sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Analise as asserções abaixo sobre o SISVAN e responda corretamente: I - É responsabilidade do município manter o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional atualizado quanto aos dados dos beneficiários cadastrados no Bolsa Família para que essas pessoas continuem recebendo o benefício. PORQUE II - A Vigilância Alimentar e Nutricional consiste em um sistema de intervenção e informação voltado para o monitoramento e a melhoria do estado nutricional das populações beneficiárias de programas sociais.
		
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	
	
	Questão 8. O Brasil tem experimentado, nas últimas décadas, importantes transformações no seu padrão de morbimortalidade, relacionadas, principalmente, às seguintes condições:
		
	
	a) A redução da mortalidade precoce, especialmente aquela ligada a doenças infecciosas e parasitárias.
	 
	e) Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	d) Incremento da população idosa.
	
	b) O processo acelerado de urbanização e de mudanças socioculturais, que respondem, em grande parte, pelo aumento dos acidentes e das violências.
	
	c) O aumento da expectativa de vida aonascer.
	
	
	Questão 9. Em relação aos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA
		
	
	As organizações privadas de saúde participam da oferta de serviços ao SUS, em caráter complementar, quando demandadas em função da insuficiência na disponibilidade de serviços públicos.
	 
	A sua base jurídico-legal defende uma concepção de saúde relacionada à ausência de doenças e à higidez física e mental, embora o movimento sanitário entenda a saúde numa concepção ampliada
	
	Há descentralização político-administrativa com ênfase na municipalização da gestão dos serviços e das ações de saúde.
	
	É integrante do sistema brasileiro de proteção social e compõe, junto com o Sistema de Previdência Social e o Sistema Único de Assistência Social, o tripé da seguridade social, estabelecido na Constituição.
	
	Esses princípios são um produto da reforma sanitária brasileira originado do movimento sanitário, processo político que mobilizou a sociedade brasileira para propor novas políticas e novos modelos de organização de sistemas, serviços e práticas de saúde.
	
Questão 10. No Brasil, a transição demográfica refere-se:
		
	
	À redução da mortalidade, principalmente por doenças infecciosas, acompanhada da não redução da fecundidade.
	
	À diminuição na taxa de fecundidade e declínio da expectativa de vida.
	
	Ao grande crescimento populacional.
	
	Ao êxodo rural (deslocamento ou migração de trabalhadores rurais em direção aos centros urbanos).
	 
	Ao processo de envelhecimento da população pela queda da fecundidade, mantido o decréscimo da mortalidade.

Outros materiais