Buscar

SEMIPRESENCIAL 1 Concepçoes de saúde e doença

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Saúde, Bioética e Sociedade
CONCEPÇÕES DE SAÚDE E DOENÇA AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
	
	Atualmente, segundo a OMS, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de doenças”, constituída como um direito fundamental à dignidade humana. Saúde e doença, estão intimamente relacionadas as dimensões subjetivas de cada indivíduo e não somente as biologicamente científicas e objetivas. No entanto, a história como um todo nos mostra que grandes transformações sociais foram necessárias para a construção desse panorama biopsicossocial.
	As concepções de saúde-doença acompanharam a trajetória da humanidade, influenciando e sendo influenciada pelas características particulares de cada momento histórico, bem como fatores econômicos, ambientais, psicossociais, políticos, culturais, etc.
	Nos primórdios das civilizações acreditavam que as doenças eram resultados de alguma coisa misteriosa e sobrenatural que invadiam o corpo da vítima o acometendo de enfermidade, e a saúde resultado do bom comportamento para com as crenças e Deuses.
	Na idade antiga, o misticismo e o endeusamento é abandonado, adotando-se um olhar mais empírico e voltado para as influências do ambiente, relacionando homem e natureza, ou seja atribuindo às doenças a uma causa natural e não sobrenatural. A saúde era resultado da homeostasia entre os elementos da natureza e os humores corporais e a doença resultante do desequilíbrio dos mesmos.
	A idade média é marcada pela volta da influência religiosa sobre a visão de saúde e doença. Atribuía-se o estado de enfermidade do indivíduo as situações de pecado. No entanto, no final desse período, com as grandes epidemias, como a lepra, sarampo, peste bubônica e outras, retomou-se a ideia de contágio entre as pessoas, atrelando as causas às classes abominadas da sociedade.
	Na era seguinte, há o desenvolvimento da Patologia Experimental e Celular, emergindo grandes avanços no campo da saúde, principalmente em pesquisas de anatomia, fisiologia e de individualização e descrição das doenças. O modelo biomédico, surgido nessa época, fragmenta a visão do todo, separando o corpo dos demais aspectos do ser, analisando cada parte dele e possíveis patologias buscando um estado biológico normal.
	Na contemporaneidade, sobressai-se a evolução do conceito de saúde passando a envolver dimensões subjetivas e biológicas. O processo saúde e doença é marcado por grandes revoluções, reconhece-se que a principal causa da morbidade mortalidade deve-se ao comportamento humano, preconiza-se a perspectiva ecológica que considera a relação da natureza e do indivíduo e prevalece-se a centralidade na saúde e não na doença.
	O avanço tecnológico e consequentemente o aumento do acesso à informação, aproximaram a população dos determinantes sociais, e os cuidados com saúde passa a ser responsabilidade coletiva e não somente individual, o governo ganha responsabilidade e há a criação do SUS, garantindo a saúde como direito à cidadania.
	As práticas de promoção e prevenção ganham grande destaque no setor de saúde pública, visando antecipar-se e impedir a chegada ao estado de enfermidade, para tanto, saúde passa a ser vista com outro olhar, não somente como a ausência de doença, mas no sentido saúde-doença de forma integral, levando em conta os determinantes sociais, assim considerando o bem estar físico, social e mental.
	Portanto muitas mudanças ocorreram ao longo do tempo, influenciadas pela sociedade bem como os determinantes da época, constituindo-se em um arcabouço de conhecimento que hoje temos acesso, assim é um constructo em constante evolução e portanto as concepções de saúde e doença que temos hoje é passível de mudanças validadas conforme a sociedade vai se transformando, não devendo fazer parte de um saber estagnado. O modelo proposto atualmente, direciona as propostas públicas de promoção da saúde com o envolvimento do governo e da população, partindo do pressuposto que a participação social é determinante para desenvolver ações que assegurem uma saúde mais digna e que atenda as reais necessidades.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando