Buscar

FILOSOFIA - USU EXERCICIOS UNIDADE 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FILOSOFIA - USU
BLOCO DE EXERCÍCIOS UNIDADE 1
“Parmênides e Heráclito estabeleceram um campo de batalha que alimentou séculos de guerra filosófica. Muito do mais vigoroso filosofar de Platão foi dedicado à tarefa de reconciliar, ou desarmar, esses dois campeões. Um de seus personagens nos diz que o verdadeiro filósofo deve recusar-se a aceitar seja a doutrina de que toda a realidade é imutável, seja a doutrina de que a realidade está mudando em toda parte. Como uma criança que quer não apenas ganhar o bolo mas comê-lo, [o verdadeiro filósofo] teria de afirmar que o Ser, a soma de tudo, é os dois ao mesmo tempo - tudo o que é imutável e tudo que está em mudança”.                      (KENNY,A. Uma nova história da filosofia ocidental.S.Paulo Edições Loyola, 2010, p. 35).
Ao criarem esse campo de batalha, afirmando ou negando o imobilismo universal, Parmênides e Heráclito inauguraram questões fundamentais do pensamento cosmo-ontológico porque, na sua perspectiva, respectivamente, ou aceita-se a realidade fenomênica como verdadeira ou deve-se abrir mão da razão, afastando-a dos sentidos e das crenças. Assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Ambas são falsas.
b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
c. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira..
“Há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral, que é produto do hábito. Em relação a todas as faculdades que nos vêm por natureza recebemos primeiro a potencialidade, e somente mais tarde exibimos a atividade (...) Quanto à excelência moral adquirimo-la por haver efetivamente praticado" (Aristóteles: Ética a Nicômaco: 'A virtude é um hábito').        
Com base nesse texto Aristóteles apontava como origem da excelência moral:
I.Ela depende da intelectual;
II. Ela nos é dada só pela natureza;
III. Fazer o bem a todos;
IV. É um ato repetido pela prática;
V. Nos é dada em potência pela natureza.                           
Assinale a resposta correta:
Escolha uma:
a. I e II;
b. II e III; 
c. II e IV; 
d. I e V;
e. III e IV. 
A resposta correta é: I e V;.
“O princípio que de entrada estabelecemos que devia observar-se em todas as circunstâncias, quando fundamos a cidade, é, segundo me parece, (ou ele ou uma das suas formas) a justiça. Ora nós estabelecemos, segundo suponho e repeti-lo muitas vezes, se bem te lembras - que cada um deve ocupar-se de uma função na cidade, aquela para a qual a sua natureza é mais adequada”. (Platão. A República). Nesse trecho faz-se referência à justiça, na concepção platônica. 
Assinale a opção que contém a proposição verdadeira que sustenta o argumento usado por Platão para definir e justificar tal concepção:
Escolha uma:
a. A execução da função própria é uma exigência das convenções políticas como instrumentos jurídicos para a fundação das cidades.
b. Compartilhar tarefas e habilidades com os semelhantes é a base da cidade justa.
c. A possibilidade de cada um fazer o que lhe é mais adequado por natureza é necessária para a formação da cidade justa. 
d. O interesse pessoal de cada um conduz à implantação da justiça na cidade.
e. A igualdade natural predispõe o ser humano para a justiça e para o bem comum.
A resposta correta é: A possibilidade de cada um fazer o que lhe é mais adequado por natureza é necessária para a formação da cidade justa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando