Buscar

AS CIENCIAS SOCIAIS - Critica Cap 5, 6 e 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO
SOCIOLOGIA GERAL
Gleiciane Correa Dos Santos
B3AN – Especial
Prof. Antonino do Carmo Filho
Resenha Crítica: Capítulos 05, 06 e 07
CARIACICA/ES – 2020
5. ELEMENTOS DA FORMAÇÃO ÉTNICA DO POVO BRASILEIRO.
• Pontos Negativos
Ao longo da costa brasileira se defrontaram duas visões de mundo completamente opostas: a selvageria e a civilização.
Aos olhos dos europeus os indígenas pareciam com um grande defeito: eram "vadios", não produziam nada que pudesse ter valor comercial que serviam apenas para ser vendidos como escravos, não tinha identidade e nem história.
• Pontos Positivos
Compreenderemos esta importante contribuição do negro no processo de formação da sociedade Brasileira, deixando marcada a sua participação na formação da identidade da nação com herança africana trazida para o Brasil, construindo um país diversificado racial e culturalmente. O que vemos hoje é reflexo de uma miscigenação em que o negro teve grande participação.
• Opinião Pessoal
O Início da história do negro no Brasil é triste, ao sabermos que sofreram como escravos nas mãos dos “brancos” percebemos que tinha uma grande desigualdade, e colocavam essa desigualdade como uma enorme barreira criando um convívio de modo antissocial.
Os negros colaboraram de modo positivo para que o Brasil se tornasse um país independente, com muitas marcas, entre elas a arquitetura que foi muito importante na formação de cidades e que deixaram registrados grandes momentos históricos e antiguidades incomparáveis que hoje podemos analisar, visualizar e conhecer.
Infelizmente, hoje ainda convivemos com o racismo, os negros ainda sofrem com a desigualdade social e financeira... de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2015, somente 12,8% dos negros são estudantes em instituições de ensino superior brasileiras. Portanto percebemos que ainda existe uma grande desigualdade, preconceito e racismo, pessoas que não sabem o que é igualdade, o que é amor ao próximo, que não sabem que apesar da etnia somos todos iguais, que apesar das diferenças somos seres humanos lutando pela sobrevivência, lutando por uma boa caminhada na terra. 
Cito aqui a ideia do Jardim do Éden, onde havia apenas amor, nem os animais eram prejudicados, eram tratados com muito amor, ela um lindo lugar com tudo para viver e aproveitar. Se cada um parasse e analisasse essa história poderíamos ver que a possibilidade de um bom convívio e um mundo melhor é possível com grandes gestos e respeito ao próximo.
6. A SOCIOLOGIA NO BRASIL. 
• Pontos Negativos
O pensamento culto e a produção artística que no país à época se desenvolveram, introduziram paralelamente um sistema misto de exploração do trabalho indígena que, combinado com o ensino religioso, agiu de modo a aniquilar gradativamente a cultura nativa, submetendo as populações escravas e distinguindo drasticamente as camadas cultas daquelas que realizavam o trabalho braçal. 
No século XVIII, ocorre o surgimento e a influência das classes intermediárias, o desenvolvimento da mineração promove importantes transformações sociais, alterando a sociedade colonial que, até então, dividia-se em: donos de terra e administradores de um lado e escravos de outro.
• Pontos Positivos
O surgimento da Sociologia no Brasil, também conhecida como Sociologia Brasileira, teve início a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os estudiosos dessa área passaram a se dedicar à pesquisas que visavam construir um entendimento acerca da formação da sociedade brasileira analisando temáticas decisivas para essa compreensão. 
Na América Latina, e em particular no Brasil, o processo de formação, organização e sistematização do pensamento sociológico obedeceu também às condições de desenvolvimento do capitalismo e à dinâmica própria de inserção do país na ordem capitalista mundial. Reflete, portanto, a situação colonial, a herança da cultura jesuíta e o lento processo de formação do Estado nacional.
• Opinião Pessoal
O surgimento da Sociologia no Brasil foi de extrema importância para o desenvolvimento e entendimento e a formação da Sociedade Brasileira. Os autores mais importantes desse meio são: Gilberto de Melo Freire, Caio Prado Júnior, Plínio Salgado, Fernando Azevedo, Sérgio Buarque de Hollanda.
Com base em muitas informações históricas referente ao surgimento da Sociologia Brasileira, entendemos de forma geral o quanto este estudo colaborou para o desenvolvimento de vários aspectos relacionados a sociedade Brasileira. Portanto podemos notar em dias atuais o quanto foi modificado o convívio e a sociedade ao todo seu redor de forma positiva e significativa para cada indivíduo.
7. A SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA.
• Pontos Negativos
Apesar desses acontecimentos é entre os anos 30 e 60 que assistimos à emergência de um expressivo movimento feminista, denunciando as múltiplas formas da dominação patriarcal. 
Nesse período, em que a figura do homem estava presente tanto no poder institucional quanto na resistência. Antes da promulgação desta lei, não havia nada mais depreciativo para uma mulher do que ser desquitada. Socialmente, a mulher separada era mal, tida como péssima companhia, culpada por não ter conseguido manter o casamento.
• Pontos Positivos
Em 1932 as mulheres conquistam o direito de votar no Brasil.
Bertha se destaca pela luta por mudanças na legislação trabalhista com relação ao trabalho feminino e infantil, e até mesmo a igualdade salarial. Foi eleita deputada Federal e em 1937, com o golpe do Estado Novo, perdeu o mandato.
• Opinião Pessoal
A mulher se destacou muito com o passar dos anos, antes a mulher separada era mal vista, repugnada. Hoje existe igualdade entre homem e mulher, todos possuem o mesmo direito, a mulher conquistou espaço no meio social, profissional e financeiro, hoje tem a possibilidade de opinar, de decidir o que é certo ou errado, de ir e voltar..
Infelizmente sabemos que o “machismo” ainda está muito pressente em nosso meio social, homens que tratam mulheres como empregadas, que não dão o seu devido respeito, que são vítimas de agressões verbais e físicas.
Com tudo, existe a pobreza, ainda a falta de amor ao próximo, existe pessoas ruins, criminalidade ao extremo, jovens que tem acesso liberal a drogas, álcool. O número de pessoas fúteis e desonestas é muito grande, e a cada dia que passa torna-se pior.
Podemos ver que a Sociologia progrediu muito no meui social, mas infelizmente as pessoas auto se formam, como pessoas boas ou pessoas ruins.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando