Buscar

DISCURSIVA ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A teoria econômica divide os agentes econômicos em quatro grupos: (I) as famílias; (II) as empresas; (III) o Estado; e (IV) o resto do mundo, que consiste nos agentes econômicos de outros países. Todos eles interagem entre si por meio de diversos mercados, gerando um processo de compra e venda de bens e serviços, bem como de fatores de produção. Nas economias capitalistas modernas, quais são as atividades do agente econômico classificado no primeiro grupo?
	Resposta Esperada:
As famílias exercem o papel de consumidores de bens e serviços com o fim de atender às suas necessidades. Desta forma, interferem na determinação da oferta de mercadorias. As famílias são responsáveis por ofertar os fatores de produção, tais como a mão de obra, o trabalho, a terra, o capital etc.
	2.
	O Produto Interno Bruto (PIB) é um agregado macroeconômico que revela o nível da atividade econômica de um país, isto é, mostra a riqueza produzida em termos de bens e serviços finais, em um determinado período de tempo (geralmente um ano). Quando analisamos o crescimento do PIB ao longo dos anos, é preciso separar o PIB nominal do PIB real. Sobre o exposto, responda: 
a) O que vem a ser o PIB nominal e o PIB real.
b) Por que é importante levar em conta o PIB real para analisar o crescimento/decrescimento da economia?
	Resposta Esperada:
a) O PIB nominal corresponde ao valor da produção de acordo com os preços vigentes no período em que o bem foi produzido. Neste caso, a inflação ocorrida não é descontada. O PIB real mede a produção dos bens e serviços tendo como parâmetro um ano base, isto é, ele ?desconta? a inflação ocorrida no período.
b) É importante utilizar o PIB real como parâmetro para analisar o crescimento da economia justamente por ele descontar a inflação que ocorreu entre os anos. Assim, permite diferenciar o aumento real da economia (isto é, a produção de mais produtos e serviços) de um aumento dos preços. Se apenas os preços aumentarem, não se tem um aumento real do produto. O crescimento econômico ocorre com aumento na produção e não nos preços.

Continue navegando