Buscar

Acadêmico Gestão Comercial prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Luiz Carlos Russin Junior 
	Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX 
	Prova:
	
	1.
	O Produto Interno Bruto (PIB) é um agregado macroeconômico que revela o nível da atividade econômica de um país, isto é, mostra a riqueza produzida em termos de bens e serviços finais, em um determinado período de tempo (geralmente um ano). Quando analisamos o crescimento do PIB ao longo dos anos, é preciso separar o PIB nominal do PIB real. Sobre o exposto, responda: 
a) O que vem a ser o PIB nominal e o PIB real.
b) Por que é importante levar em conta o PIB real para analisar o crescimento/decrescimento da economia? ( * Máximo 4000 caracteres )
O PIB nominal mede o valor da produção aos preços prevalecentes no período em que o bem é produzido. Já o PIB real mede o valor da produção em qualquer período aos preços de um ano-base. Nos dá uma estimativa da variação real ou física na produção entre os anos específicos. É o PIB descontado da inflação ocorrida no período.
B)É importante utilizar o PIB real como parâmetro para analisar o crescimento da economia justamente por ele descontar a inflação que ocorreu entre os anos. Assim, permite diferenciar o aumento real da economia (isto é, a produção de mais produtos e serviços) de um aumento dos preços.
	
	
	2.
	Fatores de produção são elementos utilizados no processo produtivo com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas. Há pelo menos cinco fatores de produção: terra, trabalho, capital, tecnologia e capacidade empresarial. Cada um destes fatores possui suas especificidades e suas funções no sistema econômico. Na atualidade, o fator trabalho e a tecnologia possuem importância significativa. Disserte sobre a relação entre os fatores de produção: trabalho e tecnologia. ( * Máximo 4000 caracteres )
Em economia, fatores de produção são o conjunto de elementos indispensáveis a um processo produtivo, seja ele de um bem ou serviço, a teoria dos fatores de produção é a base dos estudos econômicos. O fator trabalho consiste na atividade humana, tanto física quanto intelectual, que intervém no processo produtivo e está destinada a produzir bens e serviços, nas sociedades modernas, distinguem-se dois tipos de trabalhadores: os empresários, que são os proprietários ou administradores de empresas, e os empregados, que prestam seu trabalho em troca de um salário. Um fator de especial relevância nos últimos tempos é a tecnologia, que pode ser definida como o conjunto de procedimentos utilizados para produzir bens e serviços, a tecnologia oferece enormes possibilidades, porém também traz alguns problemas, como o desaparecimento de postos de trabalho ou a marginalização de regiões e países menos desenvolvidos, que não acompanham as rápidas mudanças tecnológicas.

Outros materiais