Buscar

Atividade psicologia 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. IA Psicologia Social praticada na América Latina, até a década de 1970, esteve enormemente  influenciada pelo paradigma da Psicologia Social da América do Norte. “No final da década, porém, muitos psicólogos sociais latino-americanos iniciaram um forte movimento de questionamento à Psicologia Social norte-americana ( em função de seu experimentalismo e individualismo), em prol de uma psicologia social mais contextualizada.”
FERREIRA,M.C.A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais
Psicologia: Teoria e Pesquisa 2010, vol.26 n.especial, pp. 51-64
  
Quando o texto refere-se que os psicólogos sociais latino-americanos iniciaram um forte movimento de questionamento em prol de uma psicologia social mais contextualizada, isso quer dizer que: 
Assinale uma das alternativas abaixo: Marquei errada
	
	a.
	  A necessidade de uma revisão crítica era uma preocupação que norteava os Psicólogos Sociais de vários países, porém sem desenvolver um conhecimento científico, já que a preocupação era com as mudanças nos países latinos.
	
	b.
	  O pensamento crítico que contribuiu para as transformações está pouco relacionado com a ética, pois a ética diz respeito ao direto humano. A revisão crítica exercida contribuiu para que houvesse a liberdade de aplicação de métodos de uma nova teoria, desvinculada com ética e justiça social.     
	
	c.
	Na América Latina os estudos da Psicologia Social consideraram não somente o ser humano em suas relações grupais, mas também as problemáticas no que diz respeito à política e desigualdade social, já que  busca era de uma sociedade que deixasse de ser passiva e assumisse um olhar mais crítico e reflexivo sobre a realidade vivida.
	
	d.
	A Psicologia Social assumirá uma conduta entre teoria e prática, na qual profissionais da área possam atuar no individual, porém, com pouca contribuição para a construção da consciência social e valores morais,  mais preocupada com a conduta ética que enalteça o individualismo, distante da realidade da sociedade.
	
	e.
	  A presente crise passou a ser entendida como um momento reflexivo, mas contribuiu minimamente para o alcance de novos avanços na Psicologia Social, uma vez que para o surgimento de um novo olhar e fazer era necessário se libertar de um modelo teórico enraizado, que se preocupava pouco com as relevâncias sociais.
0,175 pontos   
PERGUNTA 2
1. Nos anos 1970, conforme afirmam Bock, Furtado e Teixeira (2008) há uma crítica às visões da Psicologia Social que vigoravam até então, ou seja, aquela influenciada quer pela visão sociológica quer pela visão psicológica. A Psicologia Social aqui procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico, passando a estudar o  psiquismo humano, entendendo que a construção do mundo interno do ser humano se dá a partir das relações sociais vividas por ele. O que chamamos de subjetividade humana, onde “ o mundo objetivo passa a ser visto não como fator de influência para o desenvolvimento da subjetividade, mas como fator constitutivo” (BOOK, FURTADO e TEIXEIRA, 2001, p. 141)
   A Nova Psicologia Social irá aprofundar-se em estudos inerentes aos conceitos básicos de atividade, de consciência e de identidade. Estas são características da essência do ser humano que demonstram e expressam a manifestação humana.  
Por esses conceitos entendemos que: (analise as assertivas quanto à sua veracidade, V-verdadeira e F-falsa e assinale a alternativa correta).
I.é pela atividade que o homem se apropria do mundo em que vive. A atividade que oferece condições para a transição do que está do lado externo dele para seu interior;
II.na consciência humana temos a forma como o homem se relaciona com o mundo externo (objeto). Ela é o resultado das relações sociais que os homens estabelecem. O homem é capaz de entender o mundo através de imagens, símbolos e de estabelecer relações entre os objetos desse mundo; 
III. identidade é o conceito dado às representações e sentimentos que o homem desenvolve,  a síntese grupal, incluindo dados do grupo, trajetória grupal, livres de julgamento e representações pessoais.
 As assertivas são respectivamente: 
Assinale uma das alternativas abaixo:
	
	a.
	   I-V, II-F, III-F
	
	b.
	   I-F, II-V, III-V
	
	c.
	  I-F, II –F, III-F.
	
	d.
	  I-V, II- V, III –V
	
	e.
	  I-V, II- V, III –F
0,175 pontos   
PERGUNTA 3
1. O trecho do texto a seguir foi extraído do periódico Ciencia & Cognição 2011; vol 16(1): 002-018 de Altair dos Santos Paim e Marcos Emanoel Pereira , respectivamente do Instituto Federal da Bahia e do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Seu título refere-se à Aparência física, estereótipos e discriminação racial através de uma pesquisa com estudantes de secretariado e suas percepções dos fenômenos dos estereótipos raciais nos processos seletivos. Na introdução do estudo, os autores citam Blair, Judd & Fallman (2004) e seus experimentos com o objetivo de verificar a relação entre automaticidade do processo de esteriotipização baseados em categorias raciais e as características faciais. Os resultados mostraram que pessoas que são categorizadas como membros de um grupo “podem ser estereotipados e julgados a depender da extensão e do grau que suas características se aproximam mais das características físicas do seu grupo”. Complementam ainda, através das ideias de  Bar- Tal (1997), que “os estereótipos produzem impactos na forma pela qual as informações diretas e indiretas sobre os grupos servem como base para a formação dos estereótipos e são absorvidas dos vários tipos de canais...”. As características dos grupos são apresentadas na mídia com o objetivo de confirmar os estereótipos e reforçar o compartilhar dessas crenças.     
Diante do texto apresentado, leia com atenção as assertivas a seguir em relação aos aspectos relacionados ao estereótipo, e analise-as quanto às suas veracidades (V-Verdadeira e F-falsa)
I.Este fenômeno está relacionado à generalização de observações individuais para todo o grupo a que pertence o indivíduo em que recaiu a observação. Dessa forma, quando passamos por uma experiência desagradável com uma pessoa pertencente a um grupo tendemos erroneamente dizer que todos daquele grupo agem do mesmo modo que a pessoa a qual estamos falando inicialmente.
II.Quando o estereótipo está vinculado a aspectos genuinamente negativos estamos diante do Preconceito. E, este é uma atitude negativa em relação a indivíduos de um grupo, tendo como base cognitiva o estereótipo.
III.O preconceito deriva da tendência que temos a categorizar as pessoas e a diferenciar ´nós´ dos ´outros´. Tudo que pertence ao ´nós´ é bom e elogiável e tudo que pertence à categoria ´outros´ é mau e reprovável”.
IV.Quando falamos em estereótipos, também, nos referimos à atribuição de julgamento a partir dos fatores internos quando julgamos alguém, e a fatores externos quando estamos julgando as nossas próprias ações. Somos influenciados, inclusive, por algo que chamamos de tendenciosidade autosservidora, onde tendemos a fazer atribuições que preserve e proteja os outros, que atendam às vossas expectativas, inclusive culturais.
V. O preconceito poder ser amenizado ou definitivamente eliminado quando encontramos a oportunidade de termos contato estreito entre os grupos, favorecendo maior conhecimento mútuo para que possa existir mudança nos estereótipos que sustentam o preconceito.
As assertivas são respectivamente: 
Assinale uma das alternativas abaixo:
	
	a.
	   I-V,II-V,III-V,IV-F, V-V
	
	b.
	  I-F,II-F,III-V,IV-F,V-V
	
	c.
	    I-V,II-F,III-F,IV-V, V-F
	
	d.
	   I-F,II-F,III-V,IV-F,V-F
	
	e.
	  I-F,II-V,III-F,IV-F,V-F
0,175 pontos   
PERGUNTA 4
1. O trecho a seguir foi extraído do ENADE 2006 – Curso de Psicologia- Componente Específico, e trata do processo de significação no desenvolvimento do psiquismo humano.
“Na gênese e no desenvolvimento do psiquismo humano, o processo de significação destaca-se posto que, via atividade em contextos sociais específicos,o que é apropriado pelo sujeito vem a ser não a realidade em si, mas o que esta significa tanto para os sujeitos em relação quanto para cada um em particular. Nesse sentido, ressalta-se que esse movimento de apropriação das significações não se dá de maneira passiva nem direta, pois o sujeito reelabora, imprime sentidos privados ao significado compartilhado na cultura e nesse processo apropria-se do signo em sua função de significação, observando o seu duplo referencial semântico”. 
(ZANELLA, A.V.; Andrada, E. G. C.Processos de significação no brincar:problematizando a constituição do sujeito.Psicol.estud.,Dez 2002, vol7,n.2,p 127-133)
Após a leitura do texto apresentado podemos dizer que:
Assinale uma das alternativas abaixo:
	
	a.
	  Os acontecimentos socioculturais não são constituídos de acontecimentos sociopsicológicos, que mudanças sociais independem de mudanças de hábitos e valores das pessoas.
   
	
	b.
	  A influência da cultura é mínima nas nossas atitudes e nos nossos comportamentos, uma vez que as soluções de problemas e conflitos podem ser dirimidos sem  a sua  influência .
 
	
	c.
	    As atitudes  são formadas independente de  um processo de aprendizagem , desvinculadas  das características de personalidade (individuais) ou de determinantes sociais, Assim como a linguagem e da Cultura. E, o processo de significação se dá de maneira passiva na busca de equilíbrio e consonância.
 
	
	d.
	   A linguagem humana fica responsável por transformar as ideias e sentimentos em expressão através de fonemas, sons e símbolos. Nessa combinação as palavras são agrupadas e formam os pensamentos mais complexos, assim quando criamos pensamentos a respeito de uma pessoa e situações fazemos uso de linguagem, imagens e conceitos para expressá-los.
 
	
	e.
	  As pessoas ao entrarem em contato com seu ambiente social formam impressões sobre as outras pessoas e procuram meios mais difíceis e complicados de se inteirarem e conhecerem esse ambiente. As pessoas se utilizam de esquemas sociais complexos dentro do conceito de  atribuição diferencial de causalidade.
 
0,175 pontos

Continue navegando