Buscar

A4 - Atividade 4 - FMU - NORMATIZAÇÃO -

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADRIANA FERNANDES DE OLIVEIRA MATEUS
	Curso
	GRA0266 NORMATIZAÇÃO DA QUALIDADE GR2240202 - 202020.ead-29774879.06
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	20/09/20 00:10
	Enviado
	21/09/20 12:52
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	36 horas, 42 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
1. Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“O Processo de Pensamento da Teoria das Restrições – PP da TOC - pode ser considerado o Método de Identificação, Análise e Solução de Problemas adotado na lógica mais ampla da TOC. Historicamente, o PP da TOC foi proposto pela primeira vez no livro “What is This Thing Called Theory of Constraints and How Should it be Implemented” (Goldratt, 1990). Posteriormente, Goldratt (1994) apresenta o PP da TOC em seu livro “Mais que SORTE ... um Processo de Raciocínio”, que é uma continuidade do livro ‘A Meta’”.
 
ANTUNES JUNUIOR, J. A.; KLIPPEL, M. Considerações críticas sobre o processo de pensamento da Teoria das Restrições - Uma abordagem teórica e prática. Artigos , [201-]. Disponível em: <https://goo.gl/QE4H2S>. Acesso em: 09/02/2019.
O objetivo de Goldratt é fazer que as pessoas pensem de forma estruturada para chegar a uma solução para um problema.
Assinale a alternativa que apresenta as três questões essenciais do Método de Identificação, Análise e Solução de Problemas desenvolvido por Goldratt.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O que mudar?; Mudar para o quê?;Como provocar a mudança?.
	Resposta Correta:
	 
O que mudar?; Mudar para o quê?;Como provocar a mudança?.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. O processo de pensamento da Teoria das Restrições está estruturado em 3 questões: O que mudar; Mudar para o quê?; e Como causar a mudança?
	
	
	
1. Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“Às vezes, um problema pode ser facilmente resolvido, se analisado de maneira correta.
 
Em uma operação, muitos imprevistos podem acontecer, e é necessário que a equipe saiba o que fazer para contornar essas adversidades. Para isso, é possível aplicar técnicas simples que permitam resolver e solucionar problemas nos mais diversos níveis da organização”.
 
LOGÍSTICA. Método de análise e solução de problemas. Revista Logística e Supply Chain , [201-]. Disponível em: <https://goo.gl/LpknFw>. Acesso em: 09/02/2019.
 
Existem várias técnicas para análise e solução de problemas, entre as quais algumas foram abordadas no e-book . Dos apresentados abaixo, quais são métodos para análise e solução de problemas?
 
I. Método Kepner & Tregoe
II.Processo de Pensamento da Teoria das Restrições
III. QC Story , ou MASP
IV. PDCA
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. O Método Kepner & Tregoe, o Processo de Pensamento da Teoria das Restrições e o QC Story, ou MASP,  são métodos para análise e solução de problemas.
	
	
	
1. Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“Durante uma visita, constatei que vários termômetros traziam um ajuste na forma de uma etiqueta, indicando que o resultado lido deveria ser adicionado ou subtraído de um valor, que girava em torno de 0,4oC. Alto, considerando-se que uma das medições feitas tinha uma tolerância de processo de 1,0oC. Pedi para olhar o histórico de verificação dos termômetros e constatei que para um mesmo instrumento, ora a verificação requeria ajuste para mais, ora para menos. Minha desconfiança se confirmou quando me foi apresentado o certificado de calibração do termômetro de referência, com uma incerteza de 0,7oC. Ou seja, a falta de análise crítica do certificado levou a adotar como referencial um termômetro com péssimo desempenho”.
FOODSAFETYBRASIL. Um método simples de definir critérios metrológicos. Food Safety Brasil – Aprendi Hoje , 25 ago. 2012. Disponível em: <https://goo.gl/BhGWn4>. Acesso em: 09/02/2019.
 
A falta da análise crítica, geralmente, ocorre pela falta de parâmetro (critério de aceitação). Em relação aos critérios de aceitação, analise as afirmações abaixo.
 
I. Os critérios de aceitação são as informações pré-definidas em relação à Erro Máximo Aceitável e a Incerteza de medição IM.
II. Os critérios de aceitação são as informações apresentadas sobre as medições realizadas com um instrumento de medição.
III. Garantem a rastreabilidade do processo de calibração e a utilização dos equipamentos calibrados.
IV. Tem como objetivo comparar os resultados do certificado de calibração e definir sobre a aceitação do equipamento.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Os critérios de aceitação refere-se a um documento pré-definido, que servirá para confrontar as informações do certificado de calibração .
	
	
	
1. Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“Alguns equipamentos médicos necessitam apresentar o Certificado de Conformidade INMETRO ou um Relatório Consolidado de testes, para fins de concessão ou alteração de registro ou cadastro, ou revalidação de registro de seu produto na Anvisa. 
 
Estes equipamentos são os que se enquadram nos critérios indicados na  IN nº 04/2015 . A legislação específica que trata da Certificação e do Relatório Consolidado é a  RDC nº 27/2011 ”.
 
BRASIL. ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Regularização de Produtos - Equipamentos Médicos . Certificação de Conformidade Compulsória. Brasília: ANVISA, [201-]. Disponível em: <https://goo.gl/ZmwE6z>. Acesso em: 09/02/2019.
 
A certificação de equipamentos médicos hospitalares é realizada em paria do INMETRO e a ANVISA para proporcionar um maior grau de confiança destes equipamentos, reduzindo os riscos relacionados, a saúde, segurança e meio ambiente. Nesse sentido, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
 
I. (   ) Certificação de produtos compulsória.
II. (   )  Exigido por uma autoridade regulamentadora.
III. (   ) Um processo de avaliação da conformidade voluntário.
IV. (   ) A certificação é estabelecida por regulamento técnico.
V. (   ) Para este caso a certificação é um diferencial competitivo.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da repostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Trata-se de uma certificação compulsória, exigida por um organismo regulamentador e estabelecida por um regulamento técnico.
	
	
	
1. Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“No dia 04 de Abril de 2018, foi publicada no  Diário Oficial da União  – DOU – a Portaria INMETRO 167:2018 que complementa a  Portaria INMETRO n.º 144:2015  que trata dos Requisitos de Avaliação da Conformidade para Lâmpadas LED com Dispositivo Integrado à Base.
 
Esta nova portaria esclarece e reforça processos que visam melhorar a rastreabilidade de lâmpadas LED comercializadas em território nacional e harmonizar o processo de certificação e acompanhamento desses produtos”.
 
UL - BRASIL.Atualizações Regulatórias: Portaria INMETRO 167:2018 para Lâmpadas LED. Certificações – Notícias, 05 abr. 2018. Disponível em: <https://goo.gl/g8tTBm>. Acesso em: 09/02/2019.
 
 
Todo o processo de avaliação da conformidade, seja este voluntário ou compulsório, é estabelecido por meio de Portarias. O texto acima apresenta uma Portaria. A que ela se refere?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Certificação de produto / serviços.
	Resposta Correta:
	 
Certificação de produto / serviços.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. A Portaria trata da alteração do processo de certificação de produto compulsória. A alteração visa melhorar a rastreabilidade do produto comercializado.
	
	
	
1. Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto
a seguir.
 
“Foi publicada no Diário Oficial da União, desta quinta-feira, 30 de janeiro, a Portaria 51 do INMETRO, que institui, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC, a certificação voluntária para instalações elétricas de baixa tensão.Os requisitos estabelecidos pela citada Portaria se aplicam às instalações de edificações novas e a reformas em edificações existentes, qualquer que seja seu uso (residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, etc.), incluindo as pré-fabricadas”.
 
ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Certificação voluntária de instalações elétricas de baixa tensão. Notícias , 30 jan. 2014. Disponível em: <http://www.abinee.org.br/noticias/com121.html>.Acesso em: 09/02/2019.
 
A certificação voluntária só pode ser realizada quando há uma Portaria que estabeleça os requisitos para a Certificação, como no caso da Portaria 51 do INMETRO de instalações elétricas de baixa tensão, que é realizada por agente econômico:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
de 3 a Parte.
	Resposta Correta:
	 
de 3a Parte.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. A certificação é realizada por uma organização independente, ou seja, um Organismo de Certificação Acreditado.
	
	
	
1. Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Observe a figura abaixo. Ela representa o processo de qualificação de um fornecedor realizado por duas áreas.Na primeira etapa, a área de Supply Chain Management
negocia com o possível fornecedor e aprova o componente. Em seguida, envia para a equipe de controle da qualidade aprovar este fornecedor, que aplica uma autoavaliação, planeja e executa a auditoria de qualificação,acompanha com auditoria de verificação os pontos pendentes e qualifica o fornecedor.
Fonte: SILVA, 2016, p. 20.
SILVA, L. M. K. Auditoria de processo como ferramenta de apoio para fortalecer a qualidade assegurada de componentes de uma indústria de condicionadores de ar . 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Processos Industriais) - Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Universidade Federal do Pará, Belém. Disponível em:<https://goo.gl/dMkvtg>. Acesso em: 09/02/2019.
 
A figura apresenta o fluxo de um processo de auditoria para qualificação de fornecedor. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de auditoria apresentada neste esquema.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Auditoria de 2ª Parte.
	Resposta Correta:
	 
Auditoria de 2ª Parte.
	Feedback da resposta:
	Sua reposta está correta. É a auditoria de fornecedor ou outra parte interessada,quando um cliente, geralmente, a empresa, realizar a auditoria em seu futuro fornecedor.
	
	
	
1. Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O objeto de estudo desta pesquisa concerne no setor de reprodução gráfica, responsável pela confecção de material didático-pedagógico para atender o campus de Itaperuna/RJ, do Instituto Federal Fluminense (IFF/Itaperuna).O setor possuiu um volume de trabalho de, aproximadamente, 3.000 fotocópias por semana, com perda estimada de 7,6 %.
Fonte: GOULART et al, 2012, p. 9.
 
GOULART, E. et al. MASP no controle de desperdício: um estudo de caso em uma gráfica.IN: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 32., Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ENEGEP, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/XGow2r>. Acesso em: 09/02/2019.
 
 De acordo o gráfico apresentado, qual problema deve ser priorizado?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Papel atolado na unidade de fixação.
	Resposta Correta:
	 
Papel atolado na unidade de fixação.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Com a priorização do problema do papel atolado na unidade de fixação é possível reduzir, aproximadamente, 40% da perda. Assim que resolver este problema atacar o segundo e o resultado passará dos 70%.
	
	
	
1. Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“Quanto pesa uma massa de um quilo? Parece uma pergunta fácil, mas dependendo de onde se está no planeta, e da calibragem da balança usada, a resposta pode variar. E foi de olho nestas diferenças que em 1875 representantes de 17 nações - entre eles D. Pedro II, então imperador do Brasil - assinaram a Convenção do Metro, tratado que pela primeira vez estabeleceu padrões internacionais para essa e outras duas unidades fundamentais, o quilo e o segundo”.
 
BAIMA, C. Quilo poderá ganhar um novo padrão de medida hoje. O Globo , São Paulo, 16 nov. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/quilo-podera-ganhar-um-novo-padrao-de-medida-hoje-23237964>. Acesso em:09/02/2019.
 
São sete as unidades de medida base atualmente que permite derivar todas as outras unidades de medidas estabelecidas no SI. Sendo assim, relacione a Grandeza com a Unidade de Medida base do SI.
 
I. Comprimento
II. Massa
III. Tempo
IV. Corrente Elétrica
V. Temperatura termodinâmica
 
(   ) Kelvin
(   ) quilograma
(   ) ampere
(   ) metro
(   ) segundo
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, II, IV, I, III.
	Resposta Correta:
	 
V, II, IV, I, III.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Você entendeu as sete grandezas e suas unidades básicas: Comprimento, Massa, Tempo, Corrente elétrica, Temperatura termodinâmica, Quantidade de substância e Intensidade luminosa.
	
	
	
1. Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“Em 2011, o TCU realizou auditoria na gestão das obras rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para de identificar as causas de deficiências enfrentadas pelo órgão e apontar oportunidades de melhoria (TC 002.077/2011-6).
 
Durante a fase de planejamento dos trabalhos, foram elaborados três diagramas de Ishikawa para analisar com mais profundidade as causas dos problemas recorrentes das obras rodoviárias sob a responsabilidade do Dnit, quais sejam: atrasos, custos elevados e qualidade deficiente.
 
Os diagramas contribuíram para a definição de duas perguntas de auditoria e ainda auxiliaram na elaboração de roteiros de entrevista e questionários, utilizados na execução dos trabalhos para a coleta de informações”.
 
BRASIL. TCU - Tribunal de Contas da União Técnicas de análise de problema para auditorias .Portaria-SEGECEX n. 21, de 22 de outubro de 2013. Brasília: TCU, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/SakCkc>. Acesso em: 09/02/2019.
 
O texto acima retrata a declaração de um auditor do TCU em reação a uma etapa importante do processo de auditoria. Assinale a alternativa que apresenta qual a etapa retratada no texto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Preparação.
	Resposta Correta:
	 
Preparação.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. O processo da auditoria envolve: planejamento, análise dos riscos, estabelecer o programa da auditoria, implementar o programa de auditoria, preparação, realização da auditoria e, por fim, o follow up das não conformidades encontradas e a elaboração da lista de verificação, que é realizada na etapa de preparação da auditoria.
	
	
	
Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020 12h53min12s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais