Buscar

Estagio ensino Médio Perpetua

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

5
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
REINALDO TRINDADE DAS CHAGAS –RU 1805505
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
ENSINO MÉDIO 
BARROSO 
2018
REINALDO TRINDADE DAS CHAGAS – 1805505
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
ENSINO MÉDIO
Trabalho apresentado à disciplina Estágio Supervisionado – Ensino Médio, do curso de Artes visuais a distancia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor local: Maria Perpetua Giarola
Centro associado: São João del-Rei – MG 
SÃO JOÃO DEL-REI
2017
1INTRODUÇÃO.......................................................................................................3
2 A ESCOLA ESTAGIADA .....................................................................................4
2.1 INVESTIGAÇÃO DA ESCOLA...........................................................................4
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO..............................................4
3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.........5
3.1 ATUAÇÃO DO PROFESSOR.............................................................................6
4 PLANO DE ESTÁGIO............................................................................................7
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................9
REFERÊNCIAS.........................................................................................................9
ANEXOS...................................................................................................................10
1- INTRODUÇÃO
	O estágio é muito importante para a formação acadêmica, pois é o momento em que o estudante tem o primeiro contato com o mercado de trabalho, permitindo ao estagiário vivenciar o que foi estudado nos livros e observar que a realidade teórica dos livros é bem diferente da vivida no ambiente de trabalho. 
 	O mesmo é de suma importância para instrumentalizar o estudante de que pretende seguir a carreira do magistério,futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e, sobretudo, cheio de adultos e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender,ele viabiliza a conciliação dos fundamentos filosóficos e teóricos com a prática pedagógica. No trabalho a seguir venho relatar mais um pouco da experiência com o Ensino Médio. O estágio supervisionado é uma experiência enriquecedora para a formação de futuros educadores, por possibilitar o contato direto com um dos possíveis espaços de atuação do professor. Durante o estágio pude vivenciar um pouco da realidade das salas de aula do Ensino Médio e neste relato vou mencionar diversas situações que pude observar neste estágio realizado em uma turma do 1°ano do Ensino Médio.
 	Ter a oportunidade de estagiar nesta modalidade de ensino, foi uma experiência muito enriquecedora, através dessa vivencia, tive uma outra percepção sobre a desenvoltura em uma sala de aula e como devo proporcionar um ensino significativo usando as artes visuais. 
Não se pretende através dele investigar fórmulas prontas de práticas educativas, mas sim levantar questionamentos sobre o que é necessário para que se crie um ambiente educacional favorável. O estágio desta forma funciona como uma ferramenta de pesquisa para a construção do conhecimento.
Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é:
Eixo central na formação de professores,pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia [...] é atividade teórica de conhecimento,fundamentação,dialogo e intervenção na realidade
O estágio foi realizado no período de seis horas de orientação das atividades em tele aula, onze horas para localização da instituição e verificação de informações sobre a mesma, de estágio na Escola Estadual Francisco Antônio Pires, município de Barroso-MG, onze horas para estudo individual para elaboração do plano de estágio e planejamento de atividades, trinta horas de visita à instituição para observação participativa das aulas (atividades práticas), uma hora de rádio web, dez horas para atividades supervisionadas (leituras e discussões) e finalizando com onze horas para elaboração deste relatório, totalizando oitenta horas. 
As atividades práticas realizadas na escola foram previamente discutidas e autorizadas pela direção e orientação pedagógica da instituição de ensino. O relatório foi elaborado de acordo com as discussões realizadas com os profissionais da escola, sua construção proporciona a fixação dos conteúdos trabalhados e fundamenta a teoria através das atividades práticas realizadas no estágio. 
2- A ESCOLA ESTAGIADA
2.1 INVESTIGAÇÃO DA ESCOLA
	O estágio supervisionado (ensino médio ) foi realizado na Escola Estadual Francisco Antônio Pires, situada na Rua Professora Maria Antônia Cardoso de Paula, nº97, no bairro Nova Barroso, CEP 36.212.000, localizada na cidade Barroso, no estado de Minas Gerais, o contato com a escola pode ser realizado através do telefone (32) 3351-2222. A escola oferta atendimento no ensino fundamental II e Ensino Médio no turno da manhã no período de 07h e 00min às 11h e 30 min , no turno da tarde Fundamental II de 13h 00min ás 17h e 30 min e a noite Ensino Médio EJA Ensino fundamental( Educação de Jovens e adultos) de 18h e 30 min até 22h e 30 min. Sendo que, no período da noite, ao qual realizei o estágio a escola atende cerca de 180 alunos, divididos em 6 turmas, duas turmas de1° e 2° ano Ensino Médio e duas turmas de 6°e 7º ano EJA e duas 3° ano Médio. O corpo docente do período da noite e formado pelo diretor, o vice-diretor, uma supervisora, uma bibliotecária e 12 professores e mais dois professores apóio e um interprete de libras, para acompanhar alunos com deficiência. O estágio foi realizado entre os dias 04 de junho de 2018 ao dia18 de junho de 2018.
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA
.
 A escola tem como prioridade oferecer a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais assim como os mesmo da rede regular de ensino. De acordo com citações do Projeto Político pedagógico PPP, a inclusão de todos alunos sem distinção de classe, etnia, raça ou deficiência pois todos devem ter a oportunidade de estudar e ter sua dignidade, educação é um direito de todos e dentro dessa teoria o governo tem por sua obrigação oferecer ensino de qualidade a todos que querem um ensino de qualidade.
 A escola por sua vez tem como função garantir que sejam cumpridos, adequadamente, as normas referentes ao ensino, com boa qualidade e com a atenção que todos os alunos merecem, e assim ela tem feito, a Escola Estadual Francisco Antônio Pires, se esforça bastante para manter sua eficácia e ajudar que todos os alunos sem distinção de alunos consigam atingir seus estudos, oferecendo todos os recursos possíveis e todos o suporte que alunos do ensino regular possuem.
	Entretanto não podemos ignorar o fato de que a escola mesmo se considerando inclusiva passa por suas dificuldades. Sofre com aceitação dos professores em relação para com alguns alunos, pois, muitos são rebeldes, muitos a desinteressados e a nesse caso que entram as regras da escola, infelizmente não se pode manter as mesmas que são exigidas, com as crianças ditas normais, mas o máximo é feito. Embora devessem lembrar que as regras escolares influenciam as atividades com os alunos, embora o surgimento da escola moderna vincula-se aos ideais burgueses que promoveram uma revolução na educação e na pedagogia, redefinindo a função da escola como controladora, sendo assim, tanto o tempo quanto o espaço foram sendo organizadosde forma a disciplinar, organizar, regularizar, homogeneizar, enfim, criar hábitos relacionados ao trabalho industrial, regras como assiduidade, horários, uniforme, disciplina já são
apresentados nos primeiros anos escolares e assim a criança irá levar por toda sua vida.
3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
A instituição estagiada conta com 280 alunos no turno da tarde e 260 no turno da manhã e 180 alunos no turno Noturno.
 Com relação a infra-estruturar a escola conta com:
· 9 salas de aulas
· 74 funcionários desde professores até serviços gerais.
· Sala de diretoria
· Sala de professores
· Laboratório de informática
· Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE)
· Quadra de esportes coberta
· Cozinha
· Biblioteca
· Banheiro dentro do prédio
· Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
· Dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
· Sala de secretaria
· Banheiro com chuveiro
· Despensa
· Auditório
· Pátio descoberto
· Área verde
Nos recursos tecnológicos a escola não possui tanta qualidade, conta apenas com computadores administrativos e para os alunos que não pude ver a utilização, possui DVD, Videocassete, som estéreo, mas durante o meu estágio eles utilizaram mais do auditório onde possui um retroprojetor que e utilizado por todos os professores com agendamento prévio.
3.1 ATUAÇÃO DO PROFESSOR
 A professora estagiada foi Maria do Carmo Fonseca, que leciona em duas escolas, a tarde e a noite ela dá aula de artes nesta escola e na parte da manhã trabalha como professora alfabetizadora da rede municipal de ensino é formada em Normal superior tem especialização em Artes e leciona, na presente escola estagiada, com um certificado de autorização que deve ser renovado de ano em ano, conhecido como CAT. A mesma, relata que trabalha muitos anos nessa área e possui grande habilidade para lidar com esses alunos, muitas vezes de difícil associação. Mas aprendi muito em suas aulas, tanto com a forma de lecionar e chegar a todos os alunos de forma homogênea e respeitosa, mas também sobre a paciência e compaixão que precisamos ter para com eles.
 O professor mesmo com desvalorização de seu trabalho, ainda é um símbolo e tem seu valor que é passar conhecimento, algo muito importante e necessário não é todos que conseguem estudar. Maria do Carmo já trabalha há 15 anos lecionando, com a disciplina de artes e também a 25 anos como professora alfabetizadora. Por sua experiência é notável perceber sua desenvoltura com estes alunos, respeitando os mais comprometidos aos mais espertos. 
2.4 ANÁLISES DAS AULAS OBSERVADAS
 Como já mencionei o fato de termos alunos especiais na sala, isso faz com que as aulas sejam mais delicadas. Apesar de, as matérias serem adaptadas as necessidades e realidade da clientela.
 Observei também que os alunos repetentes e com idade avançada, ou seja, fora da faixa etária, por trabalharem durante o dia, acabam faltando muito às aulas e muitos acabam abandonando os estudos, até que sejam procurados e devolvidos à escola chegando abonar até mesmo as faltas . Essa questão deve ser observada com cautela, esses alunos precisam querer ir para a escola, devem ser incentivados e valorizados para que não desistam dos estudos, é neste momento que o professor deve ser próximo do aluno e conquistá-lo, um aluno que se apega ao professor e se sente confortável em seu ambiente tem mais probabilidade de voltar e terminar seu ano letivo. Lembrando que os mesmo atualmente buscam resgatar os erros do passado.
 Algo muito utilizado pela professora Maria do Carmo são atividades extracurriculares que incita a curiosidade deles, une todos os alunos e também é uma forma dinâmica de aprender, a professora aproveita do fato de estarmos em uma cidade artesã, isso já é um atrativo para nossa disciplina. Filmes e documentários também são muito utilizados, os alunos apreciam a saída de sala de aula, muitos estão cansados de jornadas de trabalho então tudo que é possível de aprender de uma forma diferente é bem-vinda e aceita por eles. Ao mesmo tempo que a professora utiliza muito o livro didático. 
4 PLANO DE ESTÁGIO
1)IDENTIFICAÇÃO
Estagiário: Reinaldo Trindade das Chagas
Escola Prefeito Geraldo Napoleão de Souza
Disciplina: Arte
Professora: Maria do Carmo 
Turma: 1º ano Ensino Médio 
2) CONTEÚDO
Manifestações artísticas desde a pré-história até a Grécia clássica 
3) OBJETIVOS
· Desenvolver o olhar estético 
· Leitura de imagens, observando-se a intencionalidade dessas produções
4) SÍNTESE DO ASSUNTO
Conhecer diversas manifestações artísticas é de suma importância para se desenvolver a cultura, o raciocínio e fazer uma analisem critica das mudanças e fatos que acontecem constantemente no atual contexto da sociedade.
5) DESENVOLVIMENTO DA AULA
· Comecei com eles com uma conversa informal. Perguntei se eles aprendiam sobre outros países.
· Comentei e recapitulei sobre as descobertas na antiguidade.
· Reflete com eles que antigamente as fontes históricas eram guardadas através de pinturas.
· Apresentei diversas gravuras clássicas.
· Colorimos uma obra de arte de Tarcila do Amaral 
6) RECURSOS
Aparelhos eletrônicos e digitais, quadro, folha, lápis, borracha.
7) AVALIAÇÃO
Foi feita a todo instante pelas falas dos alunos 
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Realizar estágio é uma forma de concretizar aquilo que é transmitido através dos livros e vídeo aulas, desta forma é possível aprofundar e ampliar o conhecimento. Este momento no ensino Médio, possibilitou refletir sobre o que é ser professor e em uma escola pública, que apesar de não ter tantos recursos, através da criatividade e amor ao que se faz é possível promover uma educação de qualidade, foi possível observar que ser professor é estar sempre inovando, buscando algo de novo para ensinar para os alunos, a fim de querer que tenham um futuro melhor. Percebemos que a escola já passou por várias transformações, sempre buscando o melhor método de ensino baseado na realidade em que vivemos muito se buscou para melhorar o ensino nas instituições e com isso novas adequações foram realizadas para satisfazer em sua vida educacional. 
No passado, o processo de ensino-aprendizagem era muito normativo, sendo os métodos de ensino iguais para todos os alunos e, sobretudo, centrados no conhecimento. Atualmente, o professor deve procurar ir ao encontro dos interesses e da linguagem dos alunos, sendo flexível.
 Sabendo que a escola está sempre em busca de melhorias e os professores flexíveis as mudanças para aprimorar o ensino na escola, um fato interessante e também uma bela atitude que constatei durante meu estágio, foi a luta desses professores para oferecer uma inclusão de fato e uma busca aos conhecimentos. Mais do que ter um bom professor que ensina, uma escola deve lutar por melhorias na qualidade de ensino, entretanto para o bom funcionamento da mesma é primordial, a elaboração de um currículo, e um planejamento de tudo que será realizado na escola, tendo como meta sempre a luta por um ensino de qualidade.
REFERÊNCIAS
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
BARROSO, PPP Escola Estadual Francisco Antônio Pires, 2018. 
ANEXOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando