Buscar

licenciaturas em foco prova final

Prévia do material em texto

(317848)
	
	Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:649089) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22550090
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
窗体顶端
	1.
	Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado, superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas (LIMA, 2014). São as pessoas dentro da própria escola que acabam julgando ou nivelando o grau de conhecimento do professor de acordo com sua cor, etnia, poder aquisitivo, sexualidade, gênero, condição física e de moradia, não considerando seu grau de estudo, formação, empenho, leituras, entre outros, ou seja, julgam pelas características, na maior parte, físicas. Sobre as maiores vítimas do preconceito dentro do contexto escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA; C. F. Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/preconceito-racismo-e-discriminacao-contexto-escolar/>. Acesso em: 15 out. 2017.
	 a)
	Professor homossexual, branco e que vive em zona urbana.
	 b)
	Professor pobre, pardo e que vive em zona rural.
	 c)
	Professor branco, pobre e nordestino.
	 d)
	Professor negro, pobre ou homossexual.
	2.
	A diversidade cultural traz uma série de conhecimentos agregados às diferentes tradições, costumes e compreensão de mundo de cada civilização. No entanto, traz também a desigualdade social, a intolerância com o diferente e o preconceito. Sobre o preconceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Preconceito é quando julgamos alguém pela aparência antes de conhecê-lo.
(    ) O preconceito está arraigado num conjunto de opiniões preestabelecidas sobre o outro, sem considerar suas qualidades.
(    ) O preconceito é demonstrado muitas vezes pelo olhar, por exemplo, ao expressar a repulsa por alguém.
(    ) Preconceito pode ser quando você percebe um idoso em pé e oferece seu lugar para ele sentar-se.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Precisamos admitir a complexidade que é o nosso mundo, em especial, o mundo da escola. Nesse sentido, ao docente cabe a consciência de se contrapor à aceitação inconsciente da rotina do mundo à nossa volta, sendo necessária uma atitude filosófica diante do conhecimento e da realidade escolar. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Não estabelecer uma atitude inconformada com as limitações da realidade.
II- Estabelecer uma atitude conformada com as limitações da fantasia.
III- Estabelecer uma atitude com as limitações da realidade.
IV- Estabelecer uma atitude inconformada com as limitações da realidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	Diversidade social é o conjunto de diferenças e valores compartilhados por todos os humanos nas relações sociais. Essas diferenças são expressas através da nossa língua, nossa cultura, etnia, rituais, entre outros. O termo diversidade nos remete a uma pluralidade e variedade, mas nem sempre há respeito e tolerância a culturas e etnias diferentes, por exemplo. Nela, percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já existente. Nessa perspectiva, sobre a comunidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem.
	 b)
	É um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo.
	 c)
	É a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação social.
	 d)
	É composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.
	5.
	A suposição de que havia um consenso absoluto sobre a organização social e a vida cultural de cada tribo só era possível através da ideia que os administradores e cientistas europeus tinham da tradição desses povos. As sociedades "tribais" (ou "primitivas") seriam, para eles, "sociedades tradicionais" - não só as regras de conduta eram pautadas rigidamente pelo costume, como esse costume era transmitido, oralmente e de forma imutável, de geração a geração, desde o princípio dos tempos. Os europeus não admitiam que os africanos pudessem refletir criticamente sobre a sua própria cultura. Sobre as relações étnicas no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado com relação à população afro-brasileira. 
(    ) Os conflitos raciais resultam de esteriótipos sociais, e não de fatos científicos.
(    ) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram.
(    ) O consenso absoluto não existe em diferentes culturas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	As pessoas, em muitos casos, não percebem que são preconceituosas. No entanto, acabam repetindo padrões que implicam ações discriminatórias, por exemplo, quando mantêm distância social de outros grupos. Essas atitudes indicam a importância de sensibilizar a diversidade nas escolas com um plano. Sobre esse plano, analise as sentenças a seguir:
I- Ações para difusão de informações, ou seja, promover as condições para mudança.
II- Ações específicas que atuem na mudança de comportamento.
III- Ações para a mudança de valores de todos os atores escolares, com relação ao preconceito e à discriminação.
IV- Ações que envolvam punição para quem cometer um ato discriminatório.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	A inclusão é um processo desafiador, que requer constantes reflexões e mudanças de atitudes, o que nem sempre é uma tarefa de fácil condução, pois, embora seja um processo implantado legalmente e concebido pelas escolas regulares, existem ainda muitas resistências, muitos medos, preconceitos e desconfortos que estão diretamente associados a tal processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de ensino-aprendizagem não depende do professor e sim da realidade social.
II- A diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa uma nova era para nossos educandos
III- O atendimento das necessidades educacionais não instigam ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
IV- Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas capacidades e potencialidades do educando.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo - a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relação com a mídia eletrônica é prazerosa - ninguém obriga - é feita por meio da sedução, da emoção, daexploração sensorial, da narrativa - aprendemos vendo as estórias dos outros e as estórias que os outros nos contam. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O grande objetivo das escolas é a aprendizagem dos alunos.
II- O grande objetivo das escolas é melhorar a qualidade da aprendizagem.
III- O grande objetivo das escolas é a aprendizagem dos alunos, sendo que a organização escolar é que melhora a qualidade dessa aprendizagem.
IV- A escola não possui como objetivo a aprendizagem dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas
	9.
	Os recursos interferem fortemente no processo de ensino e aprendizagem; o uso de qualquer recurso depende do conteúdo a ser ensinado, dos objetivos que se deseja atingir e da aprendizagem a ser desenvolvida, visto que a utilização de recursos didáticos facilita a observação e a análise de elementos fundamentais para o ensino experimental, contribuindo com o aluno na construção do conhecimento. Sobre os aspectos conceituais de tecnologia, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de tecnologia envolve artefatos, objetos, ferramentas, sistemas, resultados industriais, transportes, sistemas de comunicação e controle de produção. 
II- O próprio Estado pode ser considerado uma tecnologia de "governo".
III- O conceito de tecnologia não envolve artefatos, objetos, ferramentas, sistemas, resultados industriais, transportes, sistemas de comunicação e controle de produção. O próprio Estado pode ser considerado uma tecnologia de "governo".
IV- O conceito de tecnologia envolve o próprio Estado, considerado uma tecnologia de "governo".
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	A educação formal abriu novas formas de pensar sobre o fazer educacional, como a educação informal e não formal, que enriquecem cognitivamente e sensivelmente na formação humana. Sobre a educação formal, informal e não formal, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Educação formal.
II- Educação não formal.
III- Educação informal.
(    ) Acontece ao longo da vida, não leva à certificação.
(    ) Possui uma estrutura definida, é institucionalizada.
(    ) Tem-se, muitas vezes, em oposição à educação oferecida na escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	11.
	(ENADE, 2008) A relação entre educação escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia há mais de um século. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:
	 a)
	Garante empregabilidade compatível com o nível de instrução.
	 b)
	Vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho.
	 c)
	Gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais.
	 d)
	Proporciona acesso ao mercado de trabalho devido à diminuição da competitividade.
	12.
	(ENADE, 2011) A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses "valores" se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto apresentado, a cibercultura:
FONTE: LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998.
	 a)
	Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
	 b)
	Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
	 c)
	Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
	 d)
	Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
Prova finalizada com 9 acertos e 3 questões erradas.
窗体底端

Continue navegando