Buscar

Metodologia Científica (FIL13) Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	De forma bastante clara, a pesquisa contribui para a geração de conhecimento e para o desenvolvimento da humanidade. É natural que ao dividirmos nosso planeta em nações e/ou países, a competição torna-se inevitável, principalmente no sentido da comparação de quem detém mais conhecimento. No entanto, não apenas deter mais conhecimento interessa àquele que o gera. De fato, quanto maior for o investimento em pesquisa, mais desenvolvida será a nação. Assim sendo, responda por que é tão importante para países em desenvolvimento investirem em pesquisa e desenvolvimento.
	Resposta Esperada:
Os investimentos em pesquisa e inovação nos países de terceiro mundo e/ou em desenvolvimento são importantes ferramentas para sua independência dos países de primeiro mundo. Por não gerarmos nosso conhecimento e até mesmo metodologias e tecnologias aliadas à utilização dos nossos recursos naturais, por exemplo, ficamos reféns das técnicas utilizadas por outros países. Pelas fragilidades que temos no ensino, na questão social e em outros aspectos, a pesquisa torna-se crucial para a emancipação dos países em desenvolvimento através de projetos que visam a longo prazo.
	2.
	Durante o processo de escrita de um artigo ou paper, é comum consultarmos diferentes obras e autores que são especialistas em um determinado assunto. Alguns deles são referências de destaque e suas obras, verdadeiros clássicos. No entanto, quando essas obras, ou seja, o livro ou artigo original, não estão mais disponíveis, recorremos a um meio cientificamente correto para citar determinado autor ou obra. Qual o nome dessa possibilidade? Disserte sobre esse recurso.
	Resposta Esperada:
Esse mecanismo ou meio cientificamente correto é fazer uso da "citação da citação" ou ainda o "apud", ou seja, quando não temos uma obra original, mas encontramos o respectivo assunto abordado e citado em outro trabalho ou artigo que temos à nossa disposição, podemos citar primeiro o autor daquele pensamento, colocando "apud" e referenciando a obra que temos disponível. O primeiro autor é sempre o "dono" da ideia, nunca aquele através do qual temos acesso à informação integral. Do ponto de vista científico, não há nenhum problema em trabalharmos assim, mas, obviamente, se temos a obra original, podemos não somente explorar um fragmento de ideia que está citado em outro artigo, mas termos acesso a todo raciocínio de um pesquisador. Ao expormos com nossas palavras esses pensamentos que estão na obra original, há mais credibilidade para o nosso trabalho. Imagine que, ao usarmos uma determinada ideia em um artigo não original, estaremos correndo sério risco de distorcermos aquilo que os autores pensaram e publicaram sobre aquele assunto.
Parte inferior do formulário

Continue navegando