Buscar

topicos especiais prova 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A moral pode ser compreendida como um conjunto de regras de condutas socialmente admitidas em determinadas épocas ou por um grupo, sendo um reflexo direto do modo de ser e conviver em sociedade, sugerindo, constantemente, a valorização de nossas ações e de nossos comportamentos em sociedade. Sobre a moral, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Investiga o agir humano.
	 b)
	Compreende os valores concernentes ao bem e o mal.
	 c)
	Não varia no tempo, pois trata-se de um conjunto de ideologias.
	 d)
	É a ciência que estuda a ética.
	2.
	Em cada época, nos tempos dos homens, a cultura foi se modificando. Como éramos nômades, tínhamos a oportunidade de conhecer novos grupos de pessoas, com isso uma cultura diferente. Com o passar dos anos, a humanidade foi transformando-se e adicionando novos conhecimentos culturais por onde passavam, alguns foram destruídos, outros adicionados, como na época dos Romanos. Hoje em dia, a diversidade cultural é grande, nosso país tem grandes diferenças culturais, do norte ao sul, do leste ao oeste. Isso faz com que haja muitas vezes conflitos culturais, religiosos e até mesmo políticos. Referente à cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Considerada em constante transformação da sua identidade nos grupos sociais.
II- Pode-se dizer que é um agente criador de debates interligado com os aspectos filosóficos, históricos e culturais.
III- Representa a história de um grupo de pessoas que podem ser modificadas com o passar do tempo.
IV- Demonstra mudanças rápidas com as políticas antissociais com o passar do tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://discursomediatizado.blogspot.com/2011/06/tecnologia-cultural.html>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	3.
	Atualmente, enfrentamos desafios éticos que decorrem da diversidade cultural das sociedades contemporâneas, do consumismo, do individualismo, do desprezo ao próximo e à natureza, gerando um quadro de crise que tem sérias implicações sobre a ética, valores e responsabilidade social. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Podemos notar diferentes aspectos nesta crise: agravamento da desigualdade social, crise no sistema de trabalho e crise ecológica.
(    ) Vivemos atualmente uma crise ecológica sem precedentes. Com os níveis de consumo atuais, esgotaremos os recursos naturais, o que favorece a sustentabilidade.
(    ) A desigualdade hoje se mostra tão grande que pode até levar à desumanização dos indivíduos. 
(    ) A crise atual e suas implicações são de inteira responsabilidade da iniciativa privada, pois ela é fundamental no desenvolvimento do país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	Conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o estudo das diferentes culturas deve contribuir para a formação de uma nova mentalidade, em que toda forma de discriminação e exclusão seja superada, proporcionando ao povo brasileiro uma vivência plena de sua cidadania (BRASIL, 1997, p.13). Sob a perspectiva dos PCNs, com relação ao conhecimento cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conhecer diferentes culturas é irrelevante para o aprendizado da história brasileira, pois a cultura em nosso país é homogênea. 
(    ) É preciso evitar o etnocentrismo, para favorecer o reconhecimento e a convivência harmônica com as diferentes culturas.
(    ) Estudar a história e a cultura afro-brasileira e indígena é uma forma de reconhecer nossa história e respeitar a diversidade cultural do país.
(    ) É necessário ampliar o conhecimento cultural, com o propósito de banir aspectos de enxergar apenas a sua cultura específica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	A construção dos nossos valores inicia-se desde criança, a nossa ética, princípios e virtudes. Todas as pessoas possuem valores que são constituídos na sociedade, saber diferenciar o certo ou o errado, os seus direitos e deveres da condução ética profissional, pessoal, familiar, social e principalmente moral. Através da nova Constituição Federal de 1988, temos deveres e direitos com a sociedade em si entre outras normas significativas provenientes da consciência moral. Diante desse aspecto, existem exemplos dos valores e virtudes humanas. Referentes aos exemplos dos valores humanos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Amizade, justiça, liberdade, ordem e humildade.
(    ) Amizade, pudor, injustiças, sinceridade e simplicidade.
(    ) Lealdade, justiça, paciência, autoestima e generosidade.
(    ) Respeito, compreensão, obediência, pudor e ordem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	6.
	A arte teve início desde os tempos da pré-história, onde eram desenhadas nas cavernas figuras com os acontecimentos que ocorriam naquela época. Nos dias de hoje, a arte apresenta um modelo de beleza, com variedades. Desses modelos, são feitas as práticas artísticas representadas não apenas pela pintura, mas também por teatro, monumentos, dança, gravuras, esculturas, músicas, literatura, entre outros. A arte se transformou em algo muito maior que apenas a arte da pintura, fez com que as culturas pudessem ser representadas pelo povo independentemente da distinção de raça e cor. Analise as afirmativas a seguir:
I- A arte na época da pré-história era apenas apresentação de figuras das suas necessidades.
II- A arte pode ser representada por diversas formas da cultura de uma nação.
III- Podemos dizer que a arte é apenas uma pintura que é colocada em um quadro.
IV- Podemos considerar que a arte é uma conexão entre o passado, presente e o futuro.
V- A arte pode ser considerada como uma cultura erudita, de conhecimento científico a partir dos conhecimentos acadêmicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	7.
	Diante do caráter plural de nossas sociedades e das complexas relações estabelecidas socialmente, vivemos em uma sociedade dividida em classes, em que a luta pela manutenção ou superação das divisões sociais é constante. Nesse sentido, devemos lutar em favor da inclusão escolar, com currículos mais inclusivos, abertos às diferenças sociais, psíquicas e físicas. Sobre a Educação Inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escola é fundamental na construção de novos tempos na educação, contribuindo para formar alunos não conformistas.
(    ) A escola deve formar alunos questionadores, reagentes e competentes, aptos a rejeitar concepções como o individualismo.
(    ) Na Educação Inclusiva, a escola deve se pautar na lógica da repetição alienante das atividades.
(    ) A partir da inclusão escolar, podemos ter uma educação voltada para a harmonização da convivência social, direcionando os saberes para produzir agentes econômicos, principalmente em países subdesenvolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	O conhecimento de diferentes culturas pode favorecer o respeito à diversidade, além de promover uma
vivência plena e a valorização de cada movimento cultural. Por outro lado, a identificação de um indivíduo exclusivamente com sua sociedade pode induzir à rejeição e ao preconceito de outras culturas. Como se denomina esse preconceito que cada cultura ou sociedade produz, ao mesmo tempo que procura incutir em seus membros à supervalorização de suas normas e valores peculiares em detrimento de outras culturas?
	 a)
	Revolucionismo.
	 b)
	Positivismo.
	 c)
	Neoliberalismo.
	 d)
	Etnocentrismo.
	9.
	Um relatório de 311 páginas lançado pelas Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos ampliou a discussão sobre os impactos de assédio sexual a mulheres no ambiente científico ao apontar, simultaneamente, a dimensão do problema e a debilidade das estratégias adotadas para enfrentá-lo, além de indicar um conjunto de recomendações para mudar a cultura das instituições. O documento faz 14 recomendações, que, entre outras medidas, propõem reduzir a exposição de estudantes a situações de assédio e criar mecanismos para proteger quem faz denúncias. Outro foco é engajar os dirigentes acadêmicos no enfrentamento das causas e das consequências do problema, adotando medidas para promover a equidade de gênero, estabelecendo de forma clara o que são os comportamentos inaceitáveis e punindo desvios de forma transparente. A partir das informações apresentadas no texto e no conceito de "gênero" atribuído por diferentes autoras, como Françoise Héritier e Miriam Grossi, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de gênero se constrói na relação entre homens e mulheres, considerando que ninguém vive sozinho e todas as pessoas se relacionam desde o nascimento.
II- Os papéis de gênero são as representações características atribuídas a cada sexo, conforme sua cultura.
III- Promover a equidade de gênero é equivalente a reconhecer as diferenças entre homens e mulheres e dispor de condições dignas para ambos os sexos.
IV- No Brasil não há problemas de assédio nem de preconceito com mulheres, pois a Constituição garante que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza".
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/2018/07/05/para-enfrentar-o-assedio-sexual-na-academia/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	10.
	O surgimento dos estudos atuais sobre a condição feminina e o estudo de gênero só foi possível porque, ao longo do tempo, o movimento social de mulheres tem denunciado as situações de opressão, preconceito e dominação. Se hoje o gênero representa uma categoria de análise tão importante para as ciências humanas e sociais, é porque se fez legítimo pelas tantas batalhas dos movimentos feministas, tornando-se fundamental para a compreensão das relações humanas. O feminismo é um conceito múltiplo, possuindo uma dimensão política e uma dimensão acadêmica. Sobre o feminismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A dimensão acadêmica do feminismo é multidisciplinar, incluindo Antropologia, História, Educação, Sociologia e Direito.
(    ) O principal objetivo do movimento feminista não foi alcançar a igualdade entre homens e mulheres, mas sim a equidade entre eles.
(    ) O feminismo possui uma dimensão política, que se refere aos movimentos de luta por direitos.
(    ) O Movimento Feminista surgiu no século XX, nos Estados Unidos, e foi dividido em três grandes momentos, as chamadas ondas femininas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais