Direito Empresarial e do Consumidor prova (2)

Direito Empresarial e do Consumidor prova (2)

Pré-visualização2 páginas
Acadêmico:
	Ariadne de Lima Franham (1786959)
	
	Disciplina:
	Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637820) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16634055
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Revolução Francesa foi marco para a concepção do Estado Liberal e, em muitas situações, o movimento foi precursor de mudanças diversas, estruturais, sociais, econômicas, entre outras. Sobre o surgimento do Direito do Consumidor no Estado Liberal, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Liberalismo francês reafirmava a presença do Estado com a concentração do poder na figura do rei, ou de alguns por ele indicados.
	 b)
	A limitação dos atos de arbitrariedade do Estado, a limitação do poder máximo do Estado e a obtenção de direitos individuais foi bandeira da concepção do Estado Liberal.
	 c)
	A Revolução Industrial ocasionou mudanças significativas no setor de produção, com a alteração da produção industrial para a manufatureira.
	 d)
	A verdadeira mão da justiça no Estado Liberal, proclamada por Adam Smith, era delegada ao papel do Estado no contexto econômico.
	2.
	Podemos descrever resumidamente o fornecedor como aquela pessoa física ou jurídica, que desenvolve atividade de produção, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. Sobre produto e serviço, analise as seguintes sentenças:
I- Os serviços são atividades fornecidas pelo mercado de consumo, inclusive aqueles prestados sem remuneração.
II- Um bem considerado móvel e durável é o televisor.
III- No CDC os produtos e serviços são divididos em duas categorias, os duráveis e os não duráveis.
IV- Os serviços públicos também são considerados fornecedores; portanto, também respondem perante as regras estabelecidas no CDC.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	O Código de Defesa do Consumidor está estabelecido no território brasileiro e, portanto, aplicável em toda sua extensão. Este código trouxe consigo a proposição da defesa da personagem do consumidor como parte mais fraca da relação de consumo. Com relação ao conceito de consumidor, em que o código mencionado também considera o consumidor por equiparação, analise as opções a seguir:
I- A coletividade de pessoas.
II- As sociedades despersonificadas.
III- As vítimas do acidente de consumo.
IV- As pessoas expostas às práticas abusivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	4.
	O Código do Consumidor traz o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção dos interesses econômicos como resultado a ser alcançado na melhor forma de empreender a defesa do consumidor. Com relação a esta demanda, encontramos nos princípios uma de suas referências. Na análise desses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das formas de equiparação do consumidor aos produtores e prestadores de serviços, no tocante às relações estabelecidas, dá-se pela informação e educação do consumidor.
(    ) O princípio da qualidade está vinculado à solução rápida de conflitos e a um atendimento destinado ao consumidor de forma ágil e eficiente.
(    ) As entidades de defesa do consumidor federais, estaduais e municipais encontram-se integradas no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
(    ) Os Procons estão identificados com os órgãos federais de defesa do consumidor, e têm suas atribuições descritas no Código de Defesa do Consumidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	5.
	O Código de Defesa do Consumidor, como texto legal de referência para regulamentar as relações de consumo, traz em sua composição a descrição de diversos conceitos. Com relação a estes conceitos, analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se consumidor por equiparação a coletividade de pessoas sujeitas às situações originadas de relação de consumo.
II- Reconhecemos como fornecedor de forma exclusiva as pessoas jurídicas fornecedoras de serviços para o mercado de consumo.
III- Quem comercializa produtos em vários pontos de venda é reconhecido pela legislação consumerista como fornecedor.
IV- É reconhecido como fornecedor de serviços pessoa física que o faz subordinado a vínculo trabalhista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Os direitos do consumidor contemplados no CDC foram criados como forma de proteger uma figura (consumidor) que se sentia amedrontada perante grandes empresas, que, muitas vezes, ditavam as regras em uma relação de consumo. Dentre os direitos básicos elencados no art. 6º do Código de Defesa do Consumidor, encontram-se a proteção contratual e o direito à indenização. Sobre esses direitos citados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A proteção contratual contra cláusulas desproporcionais é restrita para pessoas físicas, pois as pessoas jurídicas não são amparadas pelo CDC.
(    ) As cláusulas contratuais onerosas ou desproporcionais poderão ser anuladas.
(    ) A indenização só é devida no caso de reconhecimento da miserabilidade do consumidor.
(    ) Os danos causados por defeitos nos produtos ou serviços serão indenizados pelo fornecedor ou prestador desses.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	A Organização das Nações Unidas reconheceu os direitos básicos do consumidor, estes aplicáveis no mundo todo. Dentre eles, temos o direito à informação, à segurança, à escolha, à indenização, entre outros aplicáveis às relações de consumo. Sobre os direitos básicos consagrados pela ONU, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A garantia contra produtos nocivos à vida existentes no mercado de consumo está prevista no direito à escolha feita pelo consumidor.
(    ) Garantir que o consumidor não acesse serviços que possam atingir sua saúde está descrito no direito à segurança.
(    ) Conhecer as informações indispensáveis sobre serviços disponíveis no mercado de consumo está previsto no direito à informação.
(    ) A reparação em dinheiro por dano causado por produtos ou serviços viciados ou com defeito está previsto no direito à indenização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	8.
	Maria obteve panfleto de um determinado estabelecimento comercial no qual anunciava a venda de um televisor por R$ 500,00 (quinhentos reais). Ao se dirigir à loja, o vendedor lhe informou que houve um equívoco na digitação do valor, e que o televisor custava, na verdade, R$ 900,00 (novecentos reais). Maria, indignada, dirigiu-se ao Procon de sua cidade, a fim de obter esclarecimentos sobre o ocorrido. Partindo dessa narrativa e levando em consideração os direitos básicos do consumidor, analise as seguintes sentenças:
I- Maria terá o direito de comprar o televisor pelo preço anunciado, pois está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor.
II- Como fora um equívoco de digitação, e não fora causado pela loja, Maria não poderá exigir o preço anunciado no panfleto.
III- O consumidor é protegido contra a publicidade enganosa e abusiva aplicada no fornecimento de produtos e serviços.
IV- O consumidor só pode exigir seus direitos em casos em que sua segurança