Buscar

Atividade Discursiva - Direito de Recuperação e Falência de Empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva 
A sociedade em nome coletivo XY suprimentos teve a sua falência decretada e 15.05.2015. De acordo com a r. sentença, nos termos do art. 99, da Lei 11.101/05, a r. sentença nomeou administrador judicial, determinou o termo legal de falência para 90 dias anteriores ao primeiro protesto, bem como determinou o registro junto à Junta Comercial e da condição de inabilitação. Dois meses após a decretação da falência, Evandro, que era um dos sócios da referida sociedade, compareceu à Junta Comercial para protocolar a criação de nova sociedade empresária.
Pergunta-se: Evandro poderá ser sócio da nova sociedade empresária? Responda de forma fundamentada, citando os dispositivos legais pertinentes.
De acordo com o artigo 105 da Lei 11.101/05, os sócios da sociedade falida ficam inabilitados para participar de qualquer outra empresa que tenha objeto igual ou semelhante ao da falida, pelo prazo de 5 anos contados do trânsito em julgado da sentença que decretou a falência.
Portanto, se Evandro era sócio da sociedade em nome coletivo XY Suprimentos, que teve a falência decretada, ele ficará inabilitado para participar de outra empresa com objeto igual ou semelhante ao da falida, pelo prazo de 5 anos, contados do trânsito em julgado da sentença que decretou a falência.
Dessa forma, se Evandro deseja participar da nova sociedade empresária, terá que aguardar o término do prazo de inabilitação previsto em lei ou obter autorização judicial específica para tanto.

Continue navegando