Buscar

Atividades da Advocacia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividades da aula 05 – Atividade da Advocacia 
A OAB Nacional enviou no dia 27/03, ofício à Presidência da República[footnoteRef:1] solicitando que a advocacia privada seja incluída no rol de atividades e serviços públicos essenciais no contexto de enfrentamento da pandemia do coronavírus. [1: Disponível em: http://s.oab.org.br/arquivos/2020/03/1771e768-2555-4075-b51e-5e00bc703ae5.pdf. Acesso em 08/09/2020. ] 
 
 
 
 
Após a leitura do Ofício nº 257/2020-GPR enviado à Presidência da República pela OAB Nacional e sobre a atividade da advocacia, responda de maneira completa e indicando o devido texto legal: 
 
1- Quais são as características da advocacia? 
a) indispensabilidade, o advogado é indispensável à administração da Justiça, conforme prescrito no art. 133 da Constituição Federal de 1988. 
b) inviolabilidade; "A inviolabilidade, a que se refere o art. 133 da Constituição Federal, protege o advogado, por seus atos e manifestações, no exercício da profissão, encontrando, porém, limites na Lei. (STF – RECR 229465 – SP – 2ª T. – Rel. Min. Néri da Silveira – DJU 14.12.2001 – p. 00086)". 
c) perenidade; impossibilidade de ser extinta, enquanto função essencial à Justiça de caráter indispensável, e inviolável, constituindo-se em seguro meio de garantia de direitos individuais. [footnoteRef:2] [2: ARAUJO, Thiago Cássio. Conceito e características da advocacia. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/8324/conceito-e-caracteristicas-da-advocacia#:~:text=S%C3%A3o%20estas%20as%20caracter%C3%ADsticas%20identific%C3%A1veis,%3B%20j)%20inatingibilidade%3B%20l)> Acesso em 10 de setembro de 2020.] 
d) ramificação tripartite; A advocacia pode ser privada, pública e assistencial. 
e) múnus público; No seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social". [footnoteRef:3] [3: Ibidem ] 
f) parcialidade; Não obstante o múnus público de sua atividade, deve o advogado exercê-la em prol do seu constituinte, a quem defende, 
g) operacionalidade; A advocacia não é obrigação de resultado, não sendo o advogado obrigado a conseguir sempre o objetivo perseguido por seu constituinte. 
h) independência; A advocacia não é obrigação de resultado, não sendo o advogado obrigado a conseguir sempre o objetivo perseguido por seu constituinte.
i ) submissão à ordem ética e jurídica; No aspecto subjetivo (que considera a pessoa do advogado e as sociedades de advogados), a advocacia é atividade que se submete às normas disciplinares e éticas, sendo passível de punição a prática infratora das mesmas. [footnoteRef:4] [4: 3 Ibidem ] 
j) inatingibilidade; A advocacia, objetivamente considerada, não pode ser impedida de ser exercida.
 l) onerosidade mínima obrigatória; o advogado deve estipular os honorários pelo menos no valor mínimo estabelecido na Tabela de Honorários do Conselho Seccional a que estiver vinculado, sob pena de prejudicar-se a classe como um todo. 
m) onerosidade mínima presumida; reza que a contratação destes presume-se sempre onerosa, mesmo se não forem convencionados valores e forma de pagamento dos honorários. 
n) exclusividade; É vedada a divulgação de advocacia em conjunto com outra atividade (Estatuto da Advocacia, art. 1º, §3º). 
o) privatividade; A advocacia é atividade que tem como característica a privatividade. Só pode exercer a advocacia o bacharel em ciências jurídicas regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. A advocacia é privativa, portanto, de quem goze de tal situação jurídica. [footnoteRef:5] [5: ARAUJO, Thiago Cássio. Conceito e características da advocacia. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/8324/conceito-e-caracteristicas-da-advocacia#:~:text=S%C3%A3o%20estas%20as%20caracter%C3%ADsticas%20identific%C3%A1veis,%3B%20j)%20inatingibilidade%3B%20l)> Acesso em 10 de setembro de 2020.] 
p) objetividade. A advocacia é atividade profissional que tem por escopo: defender a Constituição, a ordem jurídica, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça, além de colaborar para o desenvolvimento da nação e efetivação da paz social.
 
2- O que significa a frase: “O advogado é indispensável à administração da justiça”? 
	Traz o artigo 133 da Constituição Federal que o advogado é indispensável a administração da justiça, assim, reconhecendo que o exercício da advocacia é fundamental para concretização da justiça. 
	O advogado, ao exercer sua função atua como defensor dos direitos sociais, uma vez que atua em nome do próprio cidadão, provocando o judiciário e garantindo o direito das pessoas. 
	Assim, além de postular direitos em nome das pessoas garante um equilíbrio jurisdicional, garantindo outros direitos aos cidadãos, além do acesso ao judiciário. 
	Ademais, o advogado contribui para consolidação do Estado democrático de direito, pois é essencial na formação dos poderes do próprio Estado. 
3- Qual a diferença entre advocacia assistencial e advocacia “pro bono”? 
	A advocacia pro bono é um serviço voluntário as pessoas que não tem condições de arcar com a contratação de um advogado, sendo um serviço voluntário oferecido pelo próprio advogado, sem o pagamento de custas ou despesas ao profissional. 
	Já a assistência judiciária gratuita é uma obrigação do Estado, que custeia o direito do cidadão a ter sua defesa assegurada. E isso pode ser feito tanto por meio de um advogado dativo ou de um defensor público, ou pela gratuidade dos gastos que se acumulam durante o andamento do processo.
	Assim, a advocacia pro bono é feita pelo próprio profissional, sem cobrança de custas e honorários, já a advocacia assistencial é aquele em que o advogado atua na causa e ao fim seus honorários são devidos. 
	
UNIFOZ – Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu 
Ética e Estatuto da OAB – 10º período – Direito Professora Rafaella Cibelly Gomes Cogrossi 
UNIFOZ – Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu 
Ética e Estatuto da OAB – 10º período – Direito Professora Rafaella Cibelly Gomes Cogrossi 
UNIFOZ – Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu 
Ética e Estatuto da OAB – 10º período – Direito Professora Rafaella Cibelly Gomes Cogrossi

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando