Buscar

Processo de Fundição

Prévia do material em texto

FUNDIÇÃO
Os processos de fundição consiste em alimentar o metal líquido na cavidade de um molde com o formato requerido, seguindo-se um resfriamento, a fim de produzir um objeto sólido resultante da solidificação.
-------------------------------------------------------------------------------------------
ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO:
.Escolha do produto a obter: O tipo de processo a usar deve ser escolhido adequadamente. Os mais importantes fatores a considerar são: Quantidade de peças a produzir, Projeto de fundição, Tolerância requeridas, Grau de complexidade, Especificação do metal, Acabamento superficial, Custo ferramental, Comparativo econômico de usinagem e fundição e Requisitos de entrega.
.São opções de produto: Lingotes, tarugos, bases de máquinas, carcaças de máquinas, bloco de motores, rodas e polias e estátuas.
.Os metais utilizados são: aços, ferros fundidos, alumínio, cobre, zinco, magnésio e outras ligas.
.Temperatura de fusão: é a etapa onde o metal passa do estado sólido para o líquido.
.Fluidez: capacidade do metal líquido escoar com maior ou menor facilidade.
.Entre outras etapas: grau de automação, produtividade, precisão dimensional, acabamento, etc.
.Destaca-se a influência do tipo de molde nas propriedades físicas do materal resultante, são elas as influências: taxa de dissipação de calor através do molde, tamanho final do grão e resistência mecânica da peça.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Existem 8 principais etapas no processo de fundição, são eles
1. Modelagem 2. Moldagem
3. Macharia (se necessário) 4. Fusão
5. Vazamento 6. Desmodelagem
7. Acabamento (rebarbação e limpeza) 8. Controle de qualidade
-------------------------------------------------------------------------------------------
A fundição e moldagem em areia verde é a mais comun em fundições, é composta por uma mistura refratária plástica chamada areia de fundição, composta por: areia silicosa, argila e água, sobre o modelo coloca ou montando na caixa de moldar. 
A caixa de moldagem é construida em duas partes, a parte superior e a inferior da caixa, e os modelos são montados em placa.
Passo a passo: 
1. Confecção do molde-> O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça a ser fundida. 
2. Confecção de macho-> Macho é um dispositivo, feito também de areia ou metal, que tem a finalidade os de formar vazios, furos e reentrâncias da peça. Eles são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido. 
3. Fusão-> Onde acontece a fusão do metal para ser vazado no molde. 
4. Vazamento-> É o enchimento do molde com o metal líquido.
5. Apos o vazamento o metal se solidifica pelo canal de descida até a cavidade da peça.
6- O próximo passo será a desmoldagem-> é um período de tempo em que a peça se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de peça, do tipo de molde e do metal (ou liga metálica), ela é retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecânicos. 
7- Rebarbação e limpeza-> É a retirada dos canais de alimentação, massalote e rebarbas que se forman durante a fundição. Ela é realizada quando a peça atinge temperaturas próximas à ambiente.
8- Após todo o passo a passo, a peça é lavada até o controle de qualidade para que seja aprovada a ser entregue ao cliente ou não.
Existem outros tipo de processo de fundição, também são eles: Moldagem pelo processo CO2, Fundição por centrifugação, Fundição de Precisão, Shell Molding e Cera perdida (de investimento)

Continue navegando