Buscar

apol 1 Consultoria e Assessoria de Politica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
As demandas na área da Assessoria/Consultoria estão relacionadas a diversas frentes de trabalho, no que tange a assessoria na área social, podemos tratar de três grandes frentes de trabalho, sendo elas: As de políticas públicas; a mobilização; e os projetos sociais da iniciativa privada. Com base conteúdo estudado qual das alternativas abaixo representa a compreensão de Assessoria em políticas públicas. 
	A	A assessoria em políticas públicas representa a prestação de serviços dentro das empresas privadas por funcionários públicos.
	B	Assessoria em políticas públicas voltada para a ONG (Organizações não Governamentais) e/ou OSC (Organizações da Sociedade Civil), pois, ela é destinada especificamente para instituições sem fins lucrativos.
	C	A assessoria em políticas públicas se refere ao campo de operacionalização das atividades do poder executivo, é recorrente a demanda por assessorias, tanto internas quanto externas. A assessoria é prestada a Gestores; Secretarias e equipes, prestando serviço em capacitação e suporte de profissional especializado.
	D	As três respostas anteriores representam a compreensão correta de assessoria em políticas públicas.
	E	Todas as respostas anteriores estão incorretas
Questão 2/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Na rotas de aprendizagem uma das primeira temáticas da aula dois (2), é trabalhar com o conceito de PROJETOS, na presente aula se desenvolvem alguns fundamentos básicos para está compreensão. Inicialmente entendemos que “A raiz da palavra projeto é latina: projectus. Guarda relação com o verbo projetar” (HACK,2019). Neste sentido é de suma importância que se evidencie qual conceito mesurado abaixo define corretamente a definição de “Projetos”. 
	A	Pode-se dizer que o termo projeto “expressa à intenção de fazer algo e a maneira pela qual se pretende fazê-lo.” Se trata do planejamento, a antecipação da realidade e a busca de relativa previsibilidade das ações futuras.
	B	Podemos compreender o termo projetos de forma usual, a partir da perspectiva holística, nela se entende projetos por tudo que não precisa de planejamento, pois, com o sem intervenção do ser humano tais mudanças já aconteceriam.
	C	Pode-se dizer que o termo projeto expressa a desatenção de fazer algo e a maneira pela qual se pretende não fazê-lo. Trata-se do não planejamento, a antecipação da realidade e a busca de relativa previsibilidade das ações futuras.
	D	Podemos compreender o termo projetos de forma complexa, a partir da perspectiva inovadora, nela se entende projeto tudo que conseguimos prever ante ao planejamento, pois, processualidade que se projeta é mera burocracia.
	E	Todas as alternativas supracitadas expressam corretamente o conceito e a definição de projetos apresentada na rota de aprendizagem.
Questão 3/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Sempre que trabalhamos com “projeto” precisamos pensar em características específicas que definem o mesmo, atribuem identidade e diretrizes. Praticamente são características que se desenvolvem como etapas que constituem e fazem um projeto. Dentre as características abaixo constituem a identidade e as etapas de um projeto segundo a rota de aprendizagem.
	A	Objetivos; prazo indeterminado, questões norteadoras e resultados obtidos.
	B	Objetivos; prazo determinado para sua execução; público alvo; abrangência territorial e avaliação de resultados.
	C	Objetivos; público alvo; fundamentação teórica; revisão bibliográfica e problematizarão.
	D	Público alvo; Avaliação dos resultados, indicadores, diretrizes perambulares e problematizarão.
	E	Finalidade; Justificativa; pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa.
Questão 4/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Quando falamos em projetos sociais estamos claramente nos apropriando dos conceitos utilizados para entender o preâmbulo “projetos”, neste sentido, percebemos que quando utilizamos a terminologia “projeto social” estamos qualificando o conceito projetos, ao passo que fazemos a imposição adjetiva que indica uma finalidade, projetasse para fins de intervir ou mudar a realidade social ou problemática diagnosticada. (Média)
Neste contexto indique nas afirmativas abaixo as corretas e incorretas quando pensamos em projetos sociais. 
I – Quando se pensa em projetos sociais, estamos tratando de uma forma extinguir o planejamento desnecessário que implementa uma série de ações tecnicistas e burocráticas.
II – Quando pensamos em projetos sociais, estamos tratando de uma forma de planejar um conjunto de ações, cujo objetivo é a solução ou atenção a determinada problemática previamente identificada como relevante. Para tanto, são estabelecidos objetivos, metas, métodos, processos, recursos e um cronograma.
III - No caso dos projetos sociais, um conceito que se aplica com propriedade é o seguinte: projeto é um “empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas, possa atingir seus objetivos, respeitando os parâmetros de prazo, custo e qualidade.”
	A	I e II estão corretas.
	B	III e I estão corretas.
	C	II e III estão corretas.
	D	Somente a I está correta.
	E	Somente III é uma afirmativa assertiva.
Questão 5/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Os tipos de avaliação também podem ser determinados com base na capacidade do projeto de utilizar seus recursos com racionalidade e economicidade; de alcançar seus objetivos e de modificar a realidade na qual está inserido. Neste sentido, vemos se estabelecer três formas de avaliação, sendo elas designadas: 
	A	Avaliações de reciprocidade, eficácia e efetividade.
	B	Avaliações de eficiência, caridade e efetividade.
	C	Avaliações de deficiência, eficácia e efetividade.
	D	Avaliações de eficiência, eficácia e efetividade.
	E	Avaliações de eficiência, eficácia e Afetividade.
Questão 6/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Quando falamos sobre processo de Avaliação, podemos entender que: “A pergunta que muitas vezes se estabelece é se, de fato, as ações para as quais se estão dedicando esforços, recursos e expectativas, têm sido capazes de atingir os objetivos a que se propõem.” Complete as lacunas a seguir, a partir da apropriação da frase abaixo sobre a importância da avaliação de projetos, programas e políticas. 
“Ainda, na _________________da________________ diante de tal cenário, é indispensável que se tenha uma compreensão política acerca dos ___________________ ___________________. Avaliar pressupõe também um posicionamento acerca do ________de _____________ que se espera.” 
	A	Perspectiva da Associação; processos de Assessoramento e Tipo de resultado.
	B	Perspectiva da Avaliação; processos avaliativos e Tipo de resultado.
	C	Perspectiva da Consultoria; processos de Assessoramento e ausência de resultados.
	D	Perspectiva de Monitoramento; processos avaliativos e ausência de resultados.
	E	perspectiva de Avaliação; processos previdenciários e Tipo de resultado.
Questão 7/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
O Monitoramento a Avaliação são uma das etapas mais relevantes para mensurarmos a efetividade, eficácia e eficiência de uma ação realizada dentro de um programa, projeto e / ou política. No entanto, cabe ressaltar que existem algumas diferenças relevantes sobre as terminologias que denotam a singularidade de cada atividade e remontam o cenário dos projetos, programas e políticas com uma qualificação amplificada. Identifique a alternativa abaixo que evidencia a real diferença entre Avaliação e Monitoramento. 
	A	A avaliação se dá de forma sistemática, em períodos específicos, de acordo com seu objetivo, podendo ser realizada antes, durante e depois da execução da ação. Enquanto o monitoramento destaca-se pela continuidade, a avaliação
destaca-se pela profundidade da abordagem acerca dos fenômenos avaliados.
	B	A avaliação se dá de forma fragmentada, sem períodos específicos, de acordo com seu objetivo, podendo ser realizada antes, durante e depois da execução da ação. Enquanto o monitoramento destaca-se pela continuidade, a avaliação destaca-se pela profundidade da abordagem acerca dos fenômenos avaliados.
	C	A avaliação se dá de forma aleatória, em períodos fragmentados, de acordo com seu objetivo, podendo ser realizada antes, durante e depois da execução da ação. Enquanto o monitoramento destaca-se pela descontinuidade, a avaliação destaca-se pela profundidade da abordagem acerca dos fenômenos avaliados.
	D	A avaliação se dá de forma rudimentar, em períodos alternados, de acordo com seu objetivo, podendo ser realizada somente antes da execução da ação. Enquanto o monitoramento destaca-se pela ausência de controle e acompanhamento de fenômenos avaliados.
	E	A avaliação se dá de forma única, em períodos específicos, de acordo com seu objetivo, podendo ser realizada somente depois da execução da ação. Enquanto o monitoramento destaca-se pela inconstância de intervenção, sendo sempre um processo raso de ação.
Questão 8/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Existem vários autores que conceituam a terminologia “Assessoria”, de maneira geral, uma das primeiras compreensões que poderíamos fazer, nos é apresentada em nossa rota de aprendizagem, da seguinte forma:
	A	Quando falamos de assessoria abordamos a prestação de um serviço profissional especializado em uma temática especifica.
	B	Tratasse da contratação de todo e qualquer funcionário de uma empresa.
	C	Pode ser entendida como o processo em que as instituições quarterizam suas atividades meio e fim.
	D	Assessoria é a mesma coisa que terceirização, isso podo ser entendida como uma chave de leitura.
	E	Assessoria é uma forma de precarização dos trabalhos de uma empresa e/ou instituições.
Questão 9/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Na atualidade, a demanda por consultoria tem se ampliado, seja aplicada ao primeiro, segundo ou terceiro setor. Cada área especificamente precisa da prestação de serviço que contribua para qualificar, potencializar e implementar seu atendimento e seus serviços. Ao entendermos as demandas para consultoria, indique qual conceito assertivo de compreensão de “Consultoria”. 
	A	A consultoria pode ser entendida como órgão ou conjunto de pessoas que assessoram um chefe ou uma instituição especializada na coleta de dados técnicos, estatísticos ou científicos sobre uma matéria.
	B	A consultoria é a mesma coisa que Assessoria e supervisão profissional, os conceitos são se confundem, pois, em nada se diferenciam.
	C	Serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas que digam respeito à política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações.
	D	As três afirmativas anteriores são verdadeiras, pois, expressão e qualificam o que é consultoria.
	E	Nenhuma das alternativas é assertiva ao conceituar consultoria.
Questão 10/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
O monitoramento é um momento singular e pode ser o grande diferencial de todo e qualquer projeto, programa e política. Neste sentido, precisamos entender a totalidade da compreensão conceitual sobre o que sabemos e estudamos sobre monitoramento. Observe as afirmativas a seguir, análise a veracidade e compare a relação entre elas. 
I - O monitoramento é o processo de acompanhamento continuado do desenvolvimento das ações. Ele se dá ao longo da execução do projeto. De acordo com Garcia (2001, p. 29)
II - “O monitoramento é um processo sistemático e contínuo que, produzindo informações sintéticas e em tempo eficaz, permite a rápida avaliação situacional e a intervenção oportuna que confirma ou corrige as ações monitoradas.”
	A	A primeira afirmativa é verdadeira, pois, nega à segunda.
	B	A primeira afirmativa é incorreta, pois, contradiz e interpela a segunda.
	C	A segunda afirmativa é verdadeira, pois, nega à primeira.
	D	A segunda afirmativa é incorreta, pois, contradiz e interpela a primeira.
	E	A primeira e a segunda afirmativa estão corretas, pois, ambas se complementam.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando