Buscar

Exercicios Eca

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-De acordo com a ECA, o conselho tutelar ao tomar conhecimento de ameaça ou violação aos direitos de crianças e adolescente é competente, em regra, para determinar: inclusão da criança e(ou) adolescente me programa oficial de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente.
2-De acordo com o Eca, considerar-se uma forma de tratamento cruel ou degradante : Humilhação
3-De acordo com a Lei nº 12.594/2012, que instituiu o sistema nacional de atendimento , compete a união : instituir e manter processo de avaliação dos sistemas de atendimento socioeducativo.
4-Leia as afirmativas a seguir:
I. A coleta seletiva contribui para a geração da quantidade excessiva de material descartado pelo homem.
II. À criança e ao adolescente assiste o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.,
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
5-O professor de uma escola suspeitou, durante a aula de seus alunos de doze anos de idade estava sendo vitima de maus tratos . Nesse caso a eca determine que o caso seja obrigatoriamente reportado: Ao Conselho tutelar .
6- A luz do estatuto da criança e do adolescente, que Não apresenta uma garantia processual assegurado á criança é adolescente =. Direito de ser ouvido pela autoridade competente, por meio de seus representantes legais.
7-Perpétua e Joaquim resolveram mover ação de indenização por danos morais contra um jornal de grande circulação. Eles argumentam que o jornal, ao noticiar que o filho dos autores da ação fora morto em confronto com policiais militares, em 21/01/2015, publicou o nome completo do menor e sua foto sem a tarja preta nos olhos, o que caracteriza afronta aos artigos 17, 18, 143 e 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Esses artigos do ECA proíbem a divulgação da imagem e da identidade de menor envolvido em ato infracional. O jornal agiu com abuso no direito de informar e deve indenizar pelos danos causados.
8-As linhas de ação da politica de entendimento prevista no ECA de dados nacional com as informações: Proteção jurídica das entidades de defesas dos direitos da criança e do adolescente 
9-De acordo com o artigo 20 do Eca , considera-se criança a pessoa até : 12 anos de idade incompletos
10- Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n° 8.069/90, assinale a alternativa INCORRETA.Nos casos de adoção unilateral, conforme dispõe o § 1o, do artigo 41, se um dos cônjuges ou concubinos adota o filho do outro, cria-se novo vínculo de filiação e rompem-se os vínculos de filiação entre o adotado e o cônjuge ou o concubino do adotante e os respectivos parentes, atribuindo a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando