Buscar

Resumo - Efeitos Visuais


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo: Computação Gráfica 
Efeitos Visuais Utilizando Chroma Key e Captura de movimento para CG
A utilização de efeitos existe desde os primórdios do cinema, começando nos primeiros efeitos ópticos e práticos até os complexos CGI’s modernos.
Horse (1878) foi o considerado o primeiro filme com a utilização de efeito especial, entretanto o primeiro registro real de utilização de efeitos especiais foi o The execution of Mary (1893).
O filme Le Voyage Dans La Lune (1902) foi o primeiro filme onde varias técnicas foram utilizadas ao mesmo tempo, estas técnicas consistiam em perspectiva forçada, miniaturas, exposição múltipla, pinturas de fundo e stop motion.
Os efeitos especiais também conhecidos como SFX, SPFX ou FX são efeitos físicos reais que ocorrem no momento da gravação, eles estão classificados em mecânicos e ópticos, e consistem em criar desde coisas simples como vento e chuva no set, até estruturas mais complexas e perigosas como explosões.
Os efeitos visuais ou VFX são uma série de processos aplicados em imagens reais e criados por computação com o objetivo de integra-las de maneira sutil e homogênea em cenas onde a gravação seria impossível tanto pelo orçamento, perigo, ou outros motivos. 
Uma das técnicas mais utilizadas em efeitos visuais é o Chroma Key, através dele gravamos uma cena com um fundo verde, vermelho ou azul, permitindo que programas reconheçam que estas cores especificas devem ser retiradas.
Ainda em efeitos visuais temos duas técnicas, a composição e o tracking, a composição consiste em combinar diferentes elementos em uma cena para termos um resultado único e passe uma ótima sensação visual, geralmente é gravada com um pano verde de fundo nas cores vermelho, verde, azul, com isso conseguindo acertar cada detalhe técnico em suas diversas camadas. Já o tracking é utilizado para obter informações de movimentos da câmera e depois reaplicá-las aos elementos que não estavam presentes na gravação.
Não podemos falar de captura de movimentos sem falar de Rotoscopia, está é uma técnica utilizada em criação de jogos como Mortal Kombat, Aladin, e em filmes como Alice no país das maravilhas e Branca de neve, ela consiste em gravar um ator fazendo movimentos, a gravação é separada em frames, e através destes frames o designer redesenhava por cima para obter o resultado desejado.
Existem vários tipos de captura de movimento também chamado de MOCAP eles são os termos utilizados para definir o processo de gravação de movimentos reais e posterior passagem dessa informação para um objeto virtual que se pertence, que se movimente de acordo com a informação obtida a partir dos movimentos reais, porém a técnica mais utilizada atualmente é o Sistema óptico.
O sistema óptico baseiam-se então na captação através da interpretação de sinais visuais que são capturados por várias câmeras, sendo necessário um mínimo de 8 câmeras (normalmente) para que essas mesmas câmeras possam registrar o movimento em sincronia e sem que a sobreposição dos membros ou partes do corpo do ator possam dificultar a captação da informação desse mesmo movimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?